banner

AINDA ESCUTO A DIFUSORA DO LORD AMPLIFICADOR

JERDIVAN NÓBREGA DE ARAÚJO (Foto)
"Quando eu for embora para bem distante e chegar à hora de dizer a adeus " A difusora do Lord Amplificador não dá tréguas aos meus ouvidos. Cada música ali tocada expõe em carne viva a saudade que arrebenta no meu peito, dilacerado pelo tempo e pela distancia. Eu ficaria horas aqui neste batente da Coluna da Hora, meu observatório do tempo, vendo as meninas que voltam do Josué Bezerra e os rapazes que vão ao Arquidiocesano; o repique do Sino da Matriz; o jeep de Padre Oriel e Fagundes com o cartaz do Cine Lux nas costas. O meu pai bem ali a prosear com tio Cândido e toda esta monotonia bucólica da minha terra. Vejo com tristeza a saída de mais um ônibus da Aviação Gaivota, cheio de pombalenses a deixar tudo que era de seu para trás. O meu pai sempre dizia que não havia outra alternativa aos filhos de Pombal, senão embarcar no "bacurau", só voltando uma vez a cada dois anos, na Festa do Rosário, para rever os amigos e parentes mesmo que fosse no Cemitério. - Há os que fazem questão de anunciar no Lord Amplificador que estão na cidade, mas têm também os que o Lord faz questão de anunciar a sua chegada na Terra de Maringá. Dizia meu pai. O Clemildo advinha a nossa aflição e, intuitivamente, joga no "prato da radiola", nos nossos ouvidos e nos nossos corações, o ultimo sucesso de Agnaldo Timóteo, antes de anunciar a volta de mais um filho de Pombal. "Se algum dia a minha terra eu voltar quero encontrar as mesmas coisas que deixei. Quando o trem parar na estação eu sentirei no coração a alegria de chegar, de rever a terra em que nasci e correr como, em criança, nos verdes campos do lugar...". Sabe-se da importância de uma organização para um povo ou para uma cidade quando esta organização passa ser referencia para seu povo. O Lord Amplificador de Pombal teve uma dimensão tamanha para a nossa geração, nos idos anos de 1970, que era de fato uma referencia. Esperavam-se as horas anunciadas pelas difusoras do Lord. Anunciavam-se os extremos do nascimento e da morte de filhos de Pombal e o convite a missa de sete e trinta dias. A musica oferecida por toda a família pelo aniversariante daquele domingo também estava na difusora do Lord Amplificador. - Não fosse o anuncio do Lord Amplificador eu não teria comprado àquela bicicleta em 24 vezes nas Lojas Paulistas. - Eu tenho um segredo para te contar. Dizia a fofoqueira de plantão. - Essa não é novidade. Já deu até no Lord. A minha mãe sempre alertava para que eu estivesse em casa antes da Difusora do Lord sair do ar. Assim eu fazia. Quando em uma conversa, intuitivamente levantávamos a voz, o interlocutor alertava: - Coloca logo no Lord, se quer que todo mundo saiba. A vida simples e boa da minha cidade, onde eu tinha tempo de sentar em um batente apenas para ouvir uma nova música de Roberto Carlos, faz de mim um homem preso ao passado. A sombra das algarobas me traz a lembrança do som de um "bozó" a tilintar em um copo de alumínio e ser jogado, não sem antes assoprar, em um tabuleiro de Ludo, onde eu e mais outros companheiros matávamos o tempo, ao som da difusora do Lord Amplificador de Pombal: O Som Direcional da Comunicação
AINDA ESCUTO A DIFUSORA DO LORD AMPLIFICADOR AINDA ESCUTO A DIFUSORA DO LORD AMPLIFICADOR Reviewed by Unknown on 7/29/2007 07:36:00 PM Rating: 5

6 comentários

Anônimo disse...

Tercia Pereira
Não resiti e e tive que chorar. Adoro o que jerdivan escreve. Em tudo ele colcoa muita emoção eamor a cidade e ao povo de Pombal. Sou de Cajaziersa e miot tempo morei nesta terra estudei co Jeridvan e ão o vejo tem mais de 26 anos. /esta foto mstra que ele nao mudou muito.

um beijo amigo

Anônimo disse...

Parabens a Clemildo peça criação desse espaço cultural, pois nos traz nos tempos modernos a historia de um meio de comunicação tão antigo e de grande eficência como o rádio, Alem de um espaço cultural, se assim o senhor min permite chamar,gostei muito desse blog pois sou fã da historia Pombalense..E aproveitando o ensejo quero parabenizá-lo pela passagem do seu aniversario!

Anônimo disse...

Edi
Voces sabem dizer se as cronicas de jerdivam foram publicadas em algum livro??? Se poitvi. como posso comprar???

Anônimo disse...

Jerdivan!
Gosto muito dos suas "prosas". Leio-as e rememoro a minha infância aí na terrinha. A sua forma de escrever é genial. Quase chorei quando você relembra o "jipe de padre Oriel". Permita-me sugerir que você fale em coisas como: a sinuca de Pedoca; os passeios dominicais no Bar Centenário; a doida Carne Assada; um "arrubacão" na beira do rio; um bate-papo com de Galdino do Cine Lux...E tanta coisa boa que tinha aí na terrinha. Um abraço e parabéns. Vc escreve muito bem.

Nata/RN
Maciel Gonzaga de Luna

Anônimo disse...

Jerdivan, sou seu fã. Adoro seus trabalhos, principalmente em relação a Pombal. Seu contributo à nossa História não deve passar despercebido. Já é tempo de alguém lhe prestar uma grande homenagem. Nossa Pombal lhe reverencia! Contimue com sua vigilância, que nós também estamos por aqui fazendo o mesmo. Não vamos deixar as grandes coisas de Pombal se percam, em meio a cumplicidade da comunidade desinteressada pela sua identidade. Sabe de que estou falando: de nosso patrimônio histótico-cultural.

Um abraço e e disso tenho orgulho: de saber que existe um pombalense preocupado com sua mãe-terra!

Anônimo disse...

Jerdivan!
Depois de ler - pela terceira vez consecutiva - o seu artigo sobre o final de ano em Pombal, quse morri de rir.... No meu tempo, a terrinha também era assim. Não mudou nada?. Sobre o artigo, só tenho uma coisa a falar, pois no meu entendimento, isso basta: PARABÉNS!
Agora, repito o que disse anteriormente, vc é genial. Que o Criador possa continuar lhe inspirando para que, sempre, vc possa nos alegrar com essas crônicas sobre a nossa terrinha. Infelizmente, estou afastado daí há 36 anos e perdir o contato com todos. Mas, felizmente, posso dizer que estou retomando esse contato com pessoas como vc e Clemildo. Vamos, a partir de agora, estreitar os laços de amizades, graças a tecnologia, não e?
Estou torcendo para um dia nos encontrar pessoalmente. Se vc um dia chegar aqui a Natal, me procure. É só me avisar por e-mail e será meu convidado. Um forte abraço p/ vc e todos da sua família. Foi um prazer enorme lhe conhecer... VOCÊ É UM ESCRITOR PORRETA!

Recent Posts

Fashion