banner

SÉRGIO LUCENA: O COMUNICADOR METEÓRICO!

CLEMILDO BRUNET*
SÉRGIO LUCENA (Foto)
Tão rápida foi sua passagem aqui na terra a semelhança de um fenômeno atmosférico de aparição brilhante e de curta duração. Uma estrela cadente! Inspiração essa, para o título deste artigo em homenagem a um colega que se foi e que brilhou no trabalho radiofônico como comunicador não somente de Studio de rádio, mas também em aparições públicas com o carro de som que ele administrava com zelo e ousadia. Profissional autêntico na missão de cumprir com amor tudo que lhe vinha às mãos para fazer. Sérgio Giulliano de Sousa Lucena, nasceu em Pombal em 08 de dezembro de 1973, filho de Cristiano Pereira de Lucena e Rita Maria de Sousa Lucena (saudosa memória); tendo como irmãos: Violeta, Vanda, Valnéia e Gilberto. Casou-se em 29 de junho de 1991 com a jovem Francisca de Araújo Assis e dessa união nasceu o casal de irmãos, Cristhyane Assis Lucena e Cristiano Pereira de Lucena Neto. Faleceu no dia 18 de agosto de 2004 na capital do Estado, acometido de uma enfermidade que precocemente lhe dizimou a vida. Apesar das circunstancias e do tratamento que vinha recebendo, a notícia da morte de Sérgio Lucena, nos pegou de surpresa. Ouvi o comunicado pelo rádio no momento em que o locutor anunciava que acabara de falecer um profissional da comunicação da nossa cidade, nem me passou pela cabeça que se tratava de Sérgio Lucena. Ao declinar o nome, tomei um susto, sentindo-me abalado em minha saúde. Um verdadeiro impacto para minha sensibilidade, estremeci por dentro, fiquei melancólico e sombrio, a tristeza invadiu meu ser e chorei silenciosamente. De imediato procurei os meus arquivos e comecei a pensar como prestar a minha homenagem a um colega, mais do que isso, um amigo na expressão máxima da palavra, cujos primeiros passos de locução foram dados nos microfones do Serviço de Alto Falantes “LORD AMPLIFICADOR” de minha propriedade. Dirigir-me a Rádio Maringá, da qual Sérgio Lucena era funcionário, para me inteirar da Programação que já havia sido modificada naquele dia e que por sugestão minha quando lá cheguei, convidei os demais colegas para ao meio dia, realizar um programa especial em homenagem ao confrade falecido.Todos atenderam o nosso chamado. Nesse momento houve concordância de que iríamos receber o cortejo fúnebre na cidade de São Bentinho, fato ocorrido por volta das 14 horas. A Tristeza dominava os corações das pessoas que se postavam na entrada da cidade, observando a passagem do corpo de Serginho. Certamente, muitos de seus ouvintes, que vinham naquele momento prestar a última homenagem ao nosso comunicador querido. Tive a oportunidade de receber Sérgio Lucena na Rádio Maringá de Pombal quando era Diretor Comercial da emissora, e logo depois de algum tempo, Sérgio seguiu para João Pessoa, tinha potencial para isso, e foi militar no rádio na capital do Estado, passando uma temporada por lá, regressou; e veio novamente prestar serviço a Rádio Maringá, chegando a falecer como funcionário da mencionada emissora. Agradeço a categoria de profissionais de nossa cidade, por me haver escolhido para falar em nome da classe, no momento da missa de corpo presente. Foi um momento muito difícil. Era manhã do dia 19 de agosto, data que nunca me sairá da lembrança. No Cenáculo, o silêncio dominava, e no inicio de minha oratória disse: “Há momentos em que o silêncio fala mais alto que as palavras. Eu gostaria que este fosse assim”. E continuei: Mas, como silenciar? Se nós somos comunicadores, se somos aqueles que utilizamos o microfone para falar... Para comunicar. Como silenciar? Meus amigos, família enlutada aqui presente. Depois de saudar cada um da família, continuei: Como silenciar? Se quem inventou a comunicação foi o próprio Deus! O texto sagrado diz: Deus falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos fala através do seu filho Jesus Cristo. E enfatizei: Deus falou muitas vezes. Ele é o inventor da comunicação! A comunicação de Deus dirigida a nós, é essa: “vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”. Isto aqui é comunicação de Deus! Ele fala da nossa transitoriedade. Este é o quadro que presenciamos agora, verdadeira reflexão sobre a vida! Por fim, Falei naquela ocasião de três características que Sergio Lucena possuía: Simplicidade: As pessoas o procuravam e ele as escutava com paciência. Sempre estava pronto a ouvir, sem interromper o seu interlocutor. Tinha um carisma especial, era comunicativo ao extremo. Franqueza: Ele usava dessa característica com quem quer que seja, em suas afirmações se sentia seguro naquilo que transmitia. Podemos dizer que na sua sinceridade usando a linguagem comum, Sérgio Lucena não abria nem para o trem! Era difícil arrancar do nosso comunicador meteórico uma palavra. Mas no momento de falar, era tranqüilo e consciencioso. Lealdade: Essa era outra qualidade de Sérgio Lucena. Nunca recusou fazer serviço prá ninguém. Não se escusava com desculpas amarelas. Atendia prontamente todos que lhe procuravam para alguma atividade no ramo radiofônico. Sérgio Lucena; foi curta a sua passagem por este planeta, mas, deixaste um legado importante para a comunicação: A sua desenvoltura para o trabalho cumprindo fielmente a missão que lhe foi entregue. Você nos faz lembrar o sentido da mensagem bíblica quando diz: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10 (Bíblia- Revista e atualizada no Brasil, traduzida por João Ferreira de Almeida) *RADIALISTA CONTATO: brunetcomunicador@hotmail.com WEB: http://clemildo-brunet.blogspot.com/
SÉRGIO LUCENA: O COMUNICADOR METEÓRICO! SÉRGIO LUCENA: O COMUNICADOR METEÓRICO! Reviewed by Unknown on 8/15/2007 08:42:00 AM Rating: 5

3 comentários

Anônimo disse...

Primeiramente, muito obrigada Clemildo pela homenagem aqui apresentada, sinceramente é emocionante ler um arquivo seu, especialmente este no qual faço meu comentário. Ao ler este "artigo", reconheço que ele foi um grande homem, mas, vale se lembrar:- Dentro daquele homem ainda existe em mim "Um grande Pai" !, aquele que brigava, aquele que sorria, quele caladão, aquele sério... aquele Pai que faz falta... A amor que sinto é imenso, mas a saudade é maior...


Mais nada a declarar!
Por: Cristhyane Assis Lucena, 14 anos, filha do Eterno...

Luciana Bandeira disse...

Parabéns, Clemildo!
Pela iniciativade fazer esta linda homenagem ao nosso inesquecìvel:Sérgio Lucena.
Parabéns,por tão importante trabalho de interação e comunicação
na cidade de Pombal.
Que Deus derrame sobre você
sabedoria sobrenatural para que seu trabalho seja feito a cada dia com mais excelência.
Parabéns!

Unknown disse...

Meu Grande Deus, 18 de Agosto para mim é lágrima; é saudade do meu Serginho. O meu consolo vem da certeza que um dia nos encontraremos na eternidade.
Meu amigo Clemildo muito obrigada pelas inúmeras homenagens ao meu irmão, na sua fala, no seu livro enfim por todas as vezes que vc deixou sua mensagem de bom amigo ao meu irmão. Você sempre teve e terá minha admiração pelo profissional que sabe, com maestria, valorizar os profissionais da comunicação.
Meu grande abraço. Vanda Lucena

Recent Posts

Fashion