banner

RAIMUNDO SACRISTÃO: UM PIONEIRO!

MACIEL GONZAGA* Pioneiro: diz-se daquele que abre ou descobre caminho através de região mal conhecida; precursor, que se antecipa ou abre caminho a outros iguais ou similares. Escolhi como tema para esse artigo, para homenagear uma pessoa que, inegavelmente, teve participação importante na história do Rádio Pombalense. Falo de Raimundo Gomes de Lacerda, conhecido por Raimundo Sacristão. Um cidadão de bem. Como relata Genival Severo, a história da radiofonia pombalense dista de longos anos. Começou com a Difusora Guarany, pertencente a Manoel Bandeira, no início da década de 40; depois aparece o Serviço de Alto-Falantes “Tupã” de propriedade de Rosil Cavalcante; em seguida o Serviço de Alto-Falantes – Difusora Tabajara, em meados da década de 50, de propriedade de outro homem de bem, Afonso Coelho Mouta, que depois mudou o nome para Difusora Rádio Lux, que permaneceu até o início da década de 60. Nesse período grandes locutores se destacaram, entre eles: Jairo Mota, Ivânio, João Rapadura, Anchieta de Lourenço José, Raminho de Antonio Bezerra, José Geraldo, Maria Alice, Lucrecia Formiga e Jurandir Urtiga.Agora vamos entrar no ápice da questão. No início da década de 60, Raimundo Sacristão cria o serviço de Alto-Falantes Rádio Difusora Maringá. O nome não poderia ser melhor, pois Raimundo tinha uma visão de futuro. E veio para inovar em todos os aspectos, inclusive fazia coberturas externas, como era o caso da festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Difusora Rádio Maringá revelou nomes como José Geraldo, Zeilton Trajano e o pequeno Clemildo Brunet, que estreava com apenas 12 anos de idade, já demonstrando sua forte tendência para o rádio. A Difusora Maringá marcou época em Pombal, quando ainda não havia nenhuma emissora de rádio no Alto Sertão da Paraíba, através dos seus “cabaços” – o termo é de Genival Severo - colocados sempre nos lugares mais altos e movimentados da cidade, tais como a Coluna da Hora e o frontopício do açougue. Raimundo, que além de comandar a Difusora Maringá, exercia as funções de Sacristão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, daí ser conhecido como “Sacristão”, vinha do tempo do vigariato do Padre Vicente de Freitas e, depois, monsenhor Oriel Antônio Fernandes. Era amigo da minha família. No início da década de 60 eu já era seu ajudante como “coroinha” na Paróquia. Tocava o sino, ajudava nas missas, nos batizados e casamentos, etc. Mas, nas horas vagas o acompanhava até o estúdio da Difusora Maringá e lá ouvia e apreciava o trabalho dos locutores. Não hesitei e passei a me interessar pelo rádio. Estava me descobrindo. Quando Raimundo decidiu não mais levar à frente o seu projeto da Difusora Maringá e optou por disputar o cargo de vereador – que era o seu grande sonho, entregou o bastão para Clemildo Brunet, que logo criou o Serviço de Alto-Falantes “A Voz da Cidade”. Aí, eu não perdi tempo e tomei a minha primeira decisão na vida: abandonei o cargo de “Ajudante de Sacristão” e fui trabalhar com Clemildo, Zeilto, Zé Geraldo, Genival Severo, Eurivo Donato e tantos outros. Muitos anos depois, encontrei-me com Raimundo Sacristão em Campina Grande. Ele já estava doente por conta da bebida que nunca quis deixar. Ficou hospedado na minha casa, no bairro do Catolé, por dois ou três dias enquanto se submetia a exames médicos. Já trabalhando na Rádio Caturité o levei até a emissora e apresentei aos amigos. Lembro-me de uma frase dele se dirigindo ao diretor-superintendente da rádio, o ex-padre José Cursino de Siqueira: “Cuide bem desse neguinho. Ele é de ouro”. Quero aqui nesse artigo prestar não só a minha homenagem a Raimundo Sacristão, mas a homenagem de todos os que com ele iniciaram na comunicação. Foi um baluarte, um pioneiro, um destemido e, acima de tudo, um homem de visão. Graças a ele, todos nós seguimos essa profissão que ninguém ganha dinheiro, mas é divertida. Raimundo Sacristão, onde você esteja, que Deus lhe abençoe! *JORNALISTA, ADVOGADO, APRESENTADOR DE TV E PROFESSOR-NATAL-RN.
RAIMUNDO SACRISTÃO: UM PIONEIRO! RAIMUNDO SACRISTÃO: UM PIONEIRO! Reviewed by Unknown on 9/06/2007 08:59:00 AM Rating: 5

Um comentário

Marcos Lacerda disse...

Maciel Gonzaga, foi com grande alegria e satisfação deparar-me com este texto depoimento de sua autoria sobre meu pai Raimundo Sacristão. Fez-me lembrar daqueles velhos tempos de POMBAL quando ia a sua casa chamar ou avisar que tal hora do outro dia você teria que estar na igreja. Lembro-me de seu irmão Massilon e ainda guardo na memória o semblante de sua mãe, os caminhos de minha casa até a sua que tanto percorri. Fico-lhe eternamente grato pelo desprendimento de suas palavras enaltecendo meu pai. Li todos seus textos aqui colocado no BLOG, CLEMILDO COMUNICAÇÃO E RÁDIO que a cada dia desponta com novas lembranças, lembranças gratificantes de todos que nasceram em cidades do interior.
Com estima e apreço,
Marcos Lacerda

Recent Posts

Fashion