banner

DE ANUNCIANTE DE CINEMA À CRONISTA ESPORTIVO!

JOSÉ CARLOS DE SOUSA RAÚJO* FOTO Eu cheguei a Pombal, na querida terra de Maringá, aos 15 de novembro de 1977, um feriado nacional, vinha da vizinha cidade de Sousa. Era um dia ensolarado e comum como outros feriados de cidade pacata e calma. Minha história na comunicação começou nas visitas costumeiras como todo apaixonado por rádios ou sistema sonoro. No meu caso minhas visitas eram sempre ao Lord Amplificador, o legítimo e autêntico meio de comunicação na época. Admirado com a destreza dos comunicadores Evilásio Junqueira, Evandro Junqueira, e o Saudoso Ernesto Junqueira todos esses irmãos e dotado com o dom da comunicação, juntados a eles faziam parte do quadro de locutores Rosil Bezerra e Genival Severo o ultimo comandando um forró no final das tardes. O diretor, ou seja, o dono daquela mine rádio podemos dizer assim, porque sonorizava todo o centro da cidade, era o professor e o capitão-mor da comunicação, Clemildo Brunet. Em 1980, comecei a carregar o cartaz do Cine Lux, de propriedade de Galdino Mouta, era uma função não remunerada, porem dava-me o direito de assistir aos filmes de graça, minha missão era a de conduzir o cartaz do filme do dia até a porta do mercado e informar aos locutores do Lord Amplificador, a película que seria exibida naquele dia, daí surge minha história no processo radiofônico ou nas comunicações: eu costumeiramente entrava no Lord Amplificador narrando o seguinte trecho, “O CINE LUX INFORMA A HORA CERTA... DAVA-SE A HORA E EM SEGUIDA, ANUNCIAVA-SE O FILME, PARA OS AMANTES DA SÉTIMA ARTE: O CINE LUX APRESENTA PARA HOJE EM SUA TELA PANORAMICA O FILME, CORAÇÃO DE LUTO, ESTRELANDO TEIXERINHA..” daí eu comecei a ler alguns comerciais, quando faltava locutores, eu dava essa palhinha podemos dizer assim com todo cuidado para não errar porque Clemildo Brunet, tinha um padrão rigoroso nas tarefas dos locutores do Lord Amplificador e uma prova dessa exigência no aprendizado é exatamente o destaque de todos que por ali passaram e continuaram nas comunicações. Hoje Pombal é um verdadeiro celeiro de bons comunicadores, mais eu não sabia que ele estava na escuta, eu lia os comercias com a autorização de Marcos Antonio que na época era o sonoplasta, juntamente com Geraldinho primo dos irmãos Junqueira. Em agosto de 1980 com a saídas dos baluartes locutores, Evilazio Junqueira que trilhava os caminhos da universidade e Ernesto Junqueira que também havia saído não me lembro o motivo acredito ter ido para a Cidade de Mossoró RN, não tenho certeza, ficando apenas Evandro Junqueira esse ultimo até hoje reside aqui em Pombal, O MAGRÃO DO CARRO DE SOM. Com a saída dos locutores houve a necessidade de renovação do quadro funcional, dai surge à oportunidade para aqueles que sempre sonhavam em botar sua voz para os ouvintes que rondavam no centro da cidade e adjacência ouvirem. Clemildo Brunet, juntamente com o pastor Jônatas outro conhecedor de rádio e Genival Severo, criaram uma espécie de concurso, ou seja, um teste para avaliar a dicção de cada concorrente participante, eu juntamente com Cezário de Almeida, José Alves alem de outros fizemos a inscrição.Tudo era bem ao pé da letra, nos postamos um de cada vez em frente a Clemildo Brunet, Pastor Jônatas e Genival Severo; daí vinha às primeiras perguntas por que está aqui fazendo esse teste? Qual seu grau de estudo? Indagavam! Isso era exatamente pra saber se realmente tínhamos convicção do que queríamos, em seguida lia-se um comercial, depois um convite missa, um anuncio de uma festa e assim sucessivamente. Ai veio os resultados, foram aprovados eu, Cezário de Almeida e outro que não me lembro no momento. Em pouco tempo surgiu a Maringá AM, e Clemildo Brunet, é convidado para a direção, na época os que trabalhavam no Lord Amplificador foram listados por Clemildo para compor o quadro de locutores da primeira rádio de Pombal. Mais para minha tristeza quando o meu nome fora apresentado fui rejeitado pelos donos, por questões que não convêm relatar, pra mim que tanto queria fazer parte da radiofonia naquele momento foi uma verdadeira decepção, mais o mundo não parou, meses depois no ano de 1981 concorri a uma vaga, não era um concurso publico até porque não existia a obrigatoriedade como existe hoje, mais mesmo assim foi concorrido era uma prova de matemática e português alem de um psicotécnico, e junto comigo participaram 23 concorrentes inclusive o diretor superintendente da Liberdade Carlos Rogério Viera também participou do PSC (Processo Seletivo para Carteiro) na época. E pra minha felicidade passei em primeiro lugar, fui contratado pelos correios e telégrafo como carteiro. Em pouco tempo surgiu então a radio Bonsucesso AM, propriedade do DR. Carneiro Arnaud, na Bonsucesso AM eu volto a participar novamente na comunicação, desta vez como cronista esportivo juntamente com o saudoso Gregório Dantas e com o aval do Dr. Geraldo Arnaud, (Dr. Geraldinho) diretor da radio. Em seguida, Gregório lança o programa Cidade Total, um programa cheio de variedades daí surge um quadro humorístico, à hora do riso, e fui convidado para fazer parte, geralmente eu estava na entrega de cartas mais no horário eu tinha meu itinerário passando nos estúdios da rádio Bonsucesso, contava piadas, imitava o presidente da época Zé Sarney e alguns personagens de novelas, depois criamos uma equipe esportiva e fomos os pioneiros em transmissão de jogo de futebol, éramos, eu, José Carlos de Araujo, adotei esse nome porque o meu nome de RG é Jose Carlos de Sousa Araujo, ai eu paguei uma caronhinha no famoso garotinho, Gregório Dantas (in memória) e Lucio Fabio Batista. Com a morte de Gregório Dantas a nossa equipe esfacela-se. A rádio Bonsucesso em pouco tempo passa a ter novo dono o saudoso Dep. Levi Olimpio e em seguida surge a Liberdade FM, na liberdade FM eu volto mais uma vez, com as informações esportivas dentro do programa do companheiro e amigo Orácio Bandeira, programa esse que levava o nome do apresentador (PROGAMA ORÁCIO BANDEIRA) um programa polêmico e de muita audiência em toda região, porem o apresentador se afasta por motivo de doença e acaba também minha participação nos stúdios. Em pouco tempo volto desta vez com um programa esportivo locado na radio Maringá AM, o programa era intitulado BOLA NA REDE indo ao “AR” de segunda a sexta ao meio dia, e tinha a minha apresentação e a sonoplastia de Claudionou Dantas, grande parceiro. Porem hoje minha participação no rádio Pombalense se dar nas transmissões esportivas, como narrador e sem vínculo com as emissoras. A última foi na vizinha cidade de São Domingos a convite de Grande apresentador do Liberdade em notícia, Jornal líder em audiência na Rádio Liberdade FM, e tem como âncora Naldo Silva, que carinhosamente me chama de José Carlos de Araujo “O GAROTÃO”. Portanto, essa foi minha passagem pelo rádio de Pombal, e em Bonito de Santa Fé também na rádio Bonito FM. José Carlos de Araujo (Carlão) Filho de Patos, porem por Pombal adotado desde 15 de novembro de 1977 Aqui plantei e colhí milhares de amigos um deles é nosso professor Clemildo Brunet, que mesmo estando fora do Rádio nos presenteia com este blog. *CRONISTA ESPORTIVO
DE ANUNCIANTE DE CINEMA À CRONISTA ESPORTIVO! <strong>DE ANUNCIANTE DE CINEMA À CRONISTA ESPORTIVO!</strong> Reviewed by Unknown on 10/31/2007 09:03:00 AM Rating: 5

2 comentários

Anônimo disse...

Jerdivan
Estava esperando o depoimento do meu amigo Carlão.O nosso comentarista esportivo e o Mario Viana de Pombal. Carlão é sem duvida um dos grandes nomes da safra de Clemildo. Nao sabia que elel tambem foi um carregado do Cartaz do Cine Lux.
Tenho hsitoria de Carlão de uma vez que estivemos no Estado do Espirito Santo acho que em Vila velha, Vitoria e Guaraparir. Um grande companheiro do Movimento Sindical e um grande Colega de Lutas. valeu Carlão. abr.

Ferreira Silva disse...

carlão é uma pessoa especial é um grande talento, vendo sua história vejo que é igual a minha. Uma história de luta e perseverança. Parabéns carlão.

Recent Posts

Fashion