banner

SEJA OUTRO O QUE TE LOUVE!

CLEMILDO BRUNET* “Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios” a expressão acima está escrita no livro de Provérbios capítulo 27 versículo 2. Ela nos chama atenção para outra, escrita pelo o apóstolo Paulo quando diz: “Porque não é aprovado, quem a si mesmo se louva, e sim aquele que o Senhor louva” 2 Coríntios 10:18. Peço vênia aos meus amigos para que neste artigo lhes revele a verdadeira razão pela qual idealizei a Festa do Troféu Imprensa 2007 em nossa cidade. Sou uma pessoa que amo o rádio, mas, impossibilitado de está em atividade por problema de saúde, resolvi criar um portal na Net e de minha casa entrar em contato com as pessoas, nesse contato fui encontrando companheiros de jornadas antigas dos meios de comunicação que Pombal já teve. Daí nasceu à idéia de homenageá-los. Preparei o projeto, dando-lhe o título de Troféu Imprensa 2007 e levei o assunto aos militantes das rádios de Pombal que depois de várias reuniões, finalmente houve aprovação da classe. Está prestes a ser executado no próximo dia 14 de novembro. Neste ensejo, com a permissão de vocês e aproveitando a deixa da frase no início deste artigo, evoco agora o testemunho de meus amigos, que assim o fazem não por bajulação, pois eles não precisam disso, mas, por reconhecimento, já que estão em posição mais elevada do que eu. Começo pelo primeiro que entrou em contato comigo. MACIEL GONZAGA DE LUNA. “EX – VOZ DA CIDADE” rádio de minha propriedade nos idos dos anos 60. “Foi a partir do rádio que construí toda a minha vida profissional, quer como jornalista, homem de televisão e, depois, nas Ciências Jurídicas. Comecei na “Voz da Cidade” sob o comando de Clemildo Brunet, ao lado de inesquecíveis nomes como Zeilto Trajano, Eurivo Donato, Genival Severo, Massilon Gonzaga (meu irmão e hoje professor universitário de rádio), Gago de Chicó, Pássaro Preto, Diá, e tantos outros. Hoje, agradeço tudo na minha vida ao RÁDIO POMBALENSE, onde aprendi mais do que ser profissional, ser homem e saber trilhar os caminhos tortuosos da vida, com responsabilidade, dignidade, ética e moral. O filho de dona Rosa e Zé Preto, criado tomando banho nas águas do rio piancó e jogando bola no campo do São Cristovão, pode dizer ao povo da MINHA TERRA que, Pombal, através da semente plantada por Clemildo Brunet, formou um digno profissional. E para as gerações de hoje e amanhã, deixo um lembrete: É do interior, dos grotões – como se fala nas capitais – que sempre saíram e continuam saindo às melhores estrelas do rádio. Pombal foi e continua sendo um grande celeiro de radialistas.” GENIVAL TORRES DANTAS: “Ainda não era o que eu queria, mas era um bom começo. Numa noite o próprio Massilon Gonzaga faltou e sem alternativa peguei o microfone e comecei a ler os textos, normalmente elaborados pelo Clemildo, que atento ao som do Lord Amplificador, veio ao estúdio saber o que estava acontecendo, ele conhecia bem a voz dos seus locutores, eu simplesmente era um intruso naquele instante. Mas o Clemildo não reclamou muito, apenas ficou atento por alguns minutos e foi embora, eu continuei na minha tarefa. No dia seguinte ele, o Clemildo, me procurou para conversar e me efetivou como locutor por um período mínimo e era reserva na ausência dos titulares.” JOSÉ DE SOUSA COSTA: “A terceira tentativa, um empreendimento de Clemildo Brunet, também de fabricação caseira, e portanto, clandestina; instalada seus studios numa pequena sala ao Lado Sul do Mercado Público, a VOZ DA CIDADE teve força e domínio de audiência se destacando e se fazendo respeitar pelo bom nível de programação e pela boa qualidade artística de seus componentes. Líder absoluta de audiência em todos os horários, anulando quase por completo, a audiência das outras concorrentes, a Voz da Cidade é a Pedra fundamental da radiodifusão pombalense. Servindo também como laboratório, revelou vários talentos para o rádio paraibano: Zeilto Trajano (Alto Piranhas e Arapuã); Carlos Abrantes (Correio e Tabajara); Eurivo Donato (Piranhas e Rádio Difusora de Cajazeiras); Maciel Gonzaga (Caturité e o Jornal da Paraíba); Macilon Gonzaga (Caturité e Borborema); Genivan Fernandes (Caturité); Otacílio Trajano (Correio da Paraíba); Juarez Farias (Espinharas);Genival Severo (Maringá, Bonsucesso e Liberdade) e Clemildo Brunet, seu fundador e expoente máximo do rádio pombalense, elemento referencial do mestrado em rádio comunicação, de brilhante passagem pelos rádios do sertão paraibano.” Outro que também se comunica comigo via net, que não é do meio radiofônico, no entanto ama o rádio, é o Professor de nível superior que milita na Universidade do Rio Grande do Norte, em Mossoró, ROMERO CARDOSO, em trecho de um artigo seu postado no meu blog ele diz o seguinte: “Impossível esquecer o carinho e a devoção do grande radialista Clemildo Brunet quando da efetivação dos inúmeros programas transmitidos pelo LORD AMPLIFICADOR, o qual se constituiu indubitavelmente em verdadeira escola para muitos profissionais que atuaram e ainda atuam no exercício digno de uma profissão merecedora de respeito e louvor. Clemildo, amigo dileto e extremamente dedicado às atividades radiofônicas, teve papel destacado na história da expressiva experiência desenvolvida em Pombal, a qual marcou indelevelmente o imaginário de gerações que tiveram o privilégio de desfrutar da concretização de ideais nobres permeados pela devoção à radiofonia. Clemildo Brunet, descendente direto do grande naturalista francês Louis Jacques Brunet, cientista renomado que foi o responsável pela descoberta e fomento na condução da carreira do maior artista plástico paraibano, o areiense Pedro Américo, se destaca pelo amor ao rádio, pela responsabilidade primorosa para com sua gente, levando entretenimento e informações há décadas transformara-se, graças à sua luta ininterrupta, em patrimônio histórico da terra de Maringá.” O nosso amigo JERDIVAN NÓBREGA DE ARAÚJO, em comentário sobre o meu portal na NET, falando do Programa A Voz do Estudante, apresentado aos domingos na nossa Voz da Cidade assim se expressou: “A importância deste blog está exatamente em trazer de volta as memórias perdidas dos jovens de Pombal. Neste mitier, Clemildo marcou mais um gol a favor de Pombal. Este blog, por ser interativo, ainda vai nos fazer rir, relembrar, sonhar e até reescrever a história de Pombal. Do código MOSE ao mouse ta ai clemildo fazendo história. Vejo num futuro uma geração lembrando de um cara que, da difusora a internet não ficou vendo a banda passar, ao contrário, acompanhou a banda por que ele sempre soube que, se a banda tocava, era pra ele. Esse cara de que falo é Clemildo.” Outro testemunho de quem sempre se comunica comigo na Net, meu amigo escritor e historiador da nossa terra, VERNECK ABRANTES. “Clemildo, o seu trabalho em busca de registrar a história da radiofonia pombalense, dignifica ainda mais a pessoa que você é; especialmente quando ressaltamos o seu pioneirismo, a sua luta de vida pelo rádio pombalense, a competência de descobrir o gosto musical dos ouvintes etc. Com certeza, VOCÊ é o Mestre do Rádio Pombalense. Parabéns pela iniciativa. Um abraço do amigo Verneck.” E a nossa madrinha, sim, a madrinha dos radialistas de Pombal, cognome que lhe foi dado pelo radialista Orácio Bandeira e aprovado pela classe. MARIA DO BOM SUCESSO LACERDA FERNANDES (DONA CESSA);no instante em que seu estado de saúde estava abalado, me enviou via net essas palavras de carinho que me deixa lisonjeado: “Conheço há muito tempo a sua idoneidade para com os fatos que ocorrem na comunicação da nossa terra, pois venho acompanhando os seus escritos, que sempre lustram tudo e a todos com uma sensibilidade virtuosa, julgando os fatos que ocorrem no dia a dia de nossas vidas, transmitindo verdade e brilho. São essas qualidades admiráveis que constituem a sua identidade moral e profissional. Você legou aos meus outros afilhados o brilho da comunicação, fator que me faz orgulhosa de ser madrinha de todos os radialistas e comunicadores da minha terra” Muitos outros tiveram essa preocupação em falar a respeito de minha carreira como profissional do rádio, nosso espaço é pequeno para enumerá-los, peço desculpas, no entanto, agradeço de coração a todos. Finalizando esses depoimentos feitos pelos que reconhecem a atividade deste humilde e pequeno radialista, permitam-me colocar o depoimento daquele que iniciou comigo na comunicação em Pombal, trata-se do decano GENIVAL SEVERO DE QUEIROGA ou simplesmente GENIVAL SEVERO: “Mas a verdadeira Universidade do Rádio pombalense surgiu em 1966, em plena época da Jovem Guarda, com a instalação do Serviço de Alto Falantes “A VOZ DA CIDADE”. Acoplado com um pequeno transmissor de “OC”, este conceituado serviço de som pertencia ao jovem rapaz Clemildo Brunet, que com apenas 16 anos – já sabia reger a sua pessoa e administrar os seus bens. Clemildo sempre se preocupou com a atualização dos sucessos e talvez por isso ninguém mudava de sintonia.Todos os Programas foram campeões de audiência. Na época, ainda não existia televisão no Sertão, e o rádio exercia o poder maior de comunicação de massa. Os programas mais ouvidos foram: “Brotolândia” com Clemildo Brunet, “Noite de Saudade” com Eurivo Donato, “A Pombal Boa Noite”, com José Geraldo e Zeilto Trajano, e “Varandão da Casa Grande”, com Genival Severo. Troféu Imprensa 2007 – Radialista Clemildo Brunet. “PARA MIM É MOTIVO DE GRANDE HONRA DAR NOME ESTA COMENDA TÃO IMPORTANTE PARA TODA A CLASSE”, junte-se a ela as declarações feitas pelo deputado Estadual Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho), autor da propositura da Medalha Honra ao Mérito “Assis Chateaubriand” a minha pessoa, comenda essa, dada a jornalistas pela Assembléia Legislativa. ““Clemildo fez história na radiofonia paraibana, foi um dos pioneiros do rádio em Pombal, tendo influenciado um grande número de jornalistas”, justificou Verissinho. Parafraseando as palavras do apóstolo dos gentios eu digo: “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” e ainda: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; E SEDE AGRADECIDOS. (I Tessalonicenses 5:18 e Colossenses 3:15) *RADIALISTA WEB: http://clemildo-brunet.blogspot.com/ CONTATO: brunetcomunicador@hotmail.com
SEJA OUTRO O QUE TE LOUVE! <strong>SEJA OUTRO O QUE TE LOUVE!</strong> Reviewed by Unknown on 11/09/2007 09:02:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion