banner

DR. ELISEU E O SACERDÓCIO DA MEDICINA!

CLEMILDO BRUNET*
Dr. Eliseu (Foto) Acaso você já ouviu falar de uma pessoa que volta ao seu lar paterno ou ao seu lugar de origem? Não a semelhança do filho pródigo que regressou a casa do pai necessitado e vazio, pedindo clemência por ter gasto todos os seus bens. Não, não é desse personagem bíblico que vamos tratar neste artigo.
Mas, de um filho que regressa ao seu torrão natal e a casa de seus pais, cheio de prodigalidade no saber da ciência sob o juramento de Hipócrates. Estamos falando do conceituado médico filho de Pombal, Dr. Eliseu José de Melo Neto, aniversariante do dia 28 de março. Ele nasceu de parto normal na Comunidade Cachoeira município de Pombal, às 4 da manhã assistido pela parteira Berenice, no dia 28 de março de 1968.
Filho de Francisco Fragoso de Sousa e Iracê de Melo Fragoso de uma família constituída de onze irmãos. Vivenciou sua infância de modo saudável e junto aos seus dez irmãos, trabalhava no cultivo da lavoura no sítio Pintombeira onde passou maior parte de sua infância, sempre com vontade de vencer, teve de lutar para sair da árdua vida do campo.
Eliseu José de Melo Neto, por escolha dos pais, herdou o nome do avô materno. Iniciou seus estudos com a própria mãe; sertaneja forte, sonhadora, pois muito lutou para educar seus filhos. Dr. Eliseu concluiu o primário na Escola Estadual “Orfanato SAPI”. Estudou a 5º e 6ª séries no antigo Josué Bezerra e 7ª e 8ª séries na Escola Estadual Arruda Câmara. Concluído o ensino fundamental, viu-se despertado para a vocação de sacerdote da Igreja Católica, recebendo todo apoio do Padre Solon Dantas de França (In memorian). Ingressa no Seminário Nossa Senhora da Assunção em Cajazeiras, com o objetivo de ser Padre.
Mais tarde viria mudar, tomando a decisão para a formatura de outra atividade laboratorial, o que muito surpreendeu a família. Sempre humano e sonhador tinha como pretensão aliviar a dor e o sofrimento de seu próximo. Abraçou Outro Sacerdócio, o sacerdócio da medicina. Vocação essa relacionada à outra. Concluído o ensino médio no Seminário de Cajazeiras, vai para o Seminário Nossa Senhora da Assunção em Maceió – Alagoas, cursando filosofia. Havendo terminado o curso de filosofia, vai para o Seminário São Pedro em Natal – Rio Grande do Norte, cursar Teologia. Desistindo de ser Padre em 1991. No mesmo ano, Dr. Eliseu parte para Campina Grande e presta vestibular para Odontologia na UEPB e Medicina na UFPB, sendo aprovado nos dois cursos, faz a opção pela medicina.
Para se manter no curso de medicina em Campina Grande, teve de exercer a função de Professor de Biologia nos Colégios PHD e Pio X. No dia 15 de novembro de 1997 casa-se com a sua outra cara metade, Rita de Kássia Araújo Freitas na capela do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, oficiado pelo Pe. Solon Dantas de França. Dessa união, vieram fazer parte de sua vida os filhos Tayná e Luan. Em agosto de 1998, o Dr. Eliseu, com júbilo de vitória, participa da solenidade de sua formatura no curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, tendo sido escolhido como orador da turma.
No ano de 1999, Dr. Eliseu, é aprovado em primeiro lugar na seleção de residência médica para Cirurgia geral do Hospital Universitário Alcides Carneiro na rainha da Borborema, trabalhando como médico na maioria dos Hospitais daquela cidade, bem como em Monteiro e cidades da região.
Mas, Dr. Eliseu, não parou por aí. Ele foi mais adiante, pois crer que a vida é uma aprendizagem e o individuo está sempre em mutação. Em 2002 foi aprovado na seleção de residência médica em Urologia no Hospital das Clínicas Professor Edgar Santos, Salvador- Bahia.
Encerrada a residência em Urologia, volta a sua terra natal, Pombal - Torrão acolhedor de seus filhos, Para cumprir fielmente a missão de servir a sua gente. Sofre por encontrar o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro com suas portas fechadas. Toma a iniciativa de fazer uma campanha, junto aos Poderes Públicos, Empresas Privadas e sociedade em geral, pela reativação daquela casa de saúde.
Engaja-se na luta em prol do funcionamento do hospital. Realiza campanhas para arrecadar fundos. Promove Festas e serestas dançantes em benefício da citada unidade hospitalar. Tendo formado comissão com pessoas de nossa sociedade para este objetivo, a obra já está quase em sua fase de acabamento.
É preciso que se diga, que uma obra como essa, não é pra qualquer um. Pois mesmo com toda essa garra, Dr. Eliseu tem enfrentado opositores que fazem a política de si mesmo e não a do interesse comum, além dos pessimistas existentes nesta cidade.
Alguém já disse que é melhor destruir uma casa deixando só o terreno, do que fazer reforma no que já existe. Praticamente o Dr. Eliseu está reconstruindo o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro de Pombal. Mudança em todo piso, teto todo refeito; novo madeiramento e retelhamento, substituição hidráulica e elétrica, aquisição de mobiliários e equipamentos modernos para o bom funcionamento da casa. Isso custa uma fortuna nos dias de hoje.
Um dia, o Padre Solon manifestou esse pensamento ao Dr. Eliseu. Como numa predição sugeriu para o médico a possibilidade do mesmo vir para Pombal e implantar uma reforma no Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro. Lamentamos o fato que o Pe. Solon não esteja mais aqui para ver o seu sonho concretizado.
Para o Dr. Eliseu dentre as inúmeras preocupações que lhe assedia a alma, está também o cuidado que se deve ter com as pessoas idosas. Para isso, em 2007 fez parte da primeira turma de pós-graduação em Geriatria da Paraíba, curso esse que prepara melhor o profissional no tratamento médico ao idoso. Recentemente foi aprovado no Concurso Público da Saúde para Urologista do Hospital Janduhy Carneiro da cidade de Patos onde fixou residência.
A tenda de atendimento médico do Dr. Eliseu José de Melo Neto, é extensiva ainda, as cidades de Pombal, Sousa, Patos, São Bento, Catolé do Rocha na Paraíba e em Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte, tendo visitas esporádicas no vale do Piancó.
Parabéns Dr. Eliseu por mais um aniversário! Que as bênçãos do Altíssimo lhe cubram na trajetória de seu sacerdócio como médico.
*RADIALISTA
DR. ELISEU E O SACERDÓCIO DA MEDICINA! <strong>DR. ELISEU E O SACERDÓCIO DA MEDICINA!</strong> Reviewed by Unknown on 3/27/2008 06:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion