banner

MARINGÁ: AINDA LEMBRO-ME DELA

Clemildo Jornal Maringá 1982


CLEMILDO BRUNET*

Ela veio em uma época bem distante de outras que tiveram sua denominação. Antes do seu aparecimento, outros já haviam utilizado o epíteto. Sempre alguém lembrava o nome. Edifícios e casas comerciais já tinham em seus frontispícios e o povo dizia: “Pombal, Terra de Maringá”.

Ainda hoje a população se lembra. Vez por outra, alguém me conta fatos, referindo-se a serviços prestados por ela a nossa sociedade.

Rádio Maringá de Pombal Ltda, foi pioneira na história de nossa cidade a ser registrada no Departamento Nacional de Telecomunicações do País. Sistema convencional de radiodifusão comercial, ondas médias, ZYI 180, freqüência 1490 kHz, amplitude modulada 1000 watts de potência na antena; um empreendimento do deputado estadual Francisco Pereira Vieira, que tinha, como sócios, os deputados Federal Adauto Pereira, estadual Aércio Pereira e o engenheiro eletrônico Paulo Pereira Filho, (todos de saudosa memória).

No entendimento de seus proprietários essa emissora iria receber outro nome em seu registro. Não estavam dispostos a denominá-la de “Maringá” tendo em vista que esse nome tinha uma ligação com a vida do político Senador Ruy Carneiro, opositor do clã Pereira. Muitos apelos foram feitos nesse sentido. Mas, o grupo empresarial só se convenceu de dar o nome de Maringá, em razão de uma conversa demorada com o nosso ex-companheiro da Voz da Cidade (66-67), Edimivan Monteiro.

A Rádio Maringá de Pombal foi ao ar pela primeira vez no dia 15 de dezembro de 1981, início do período experimental até o dia 1º de março de 1982, quando deu início sua programação normal, antes da data de sua da inauguração. Não era possível mais esperar o dia da inauguração, pois a fase experimental ultrapassara três meses e meio.

O dia da inauguração da Rádio Maringá estava dependendo tão somente da agenda do Governador de então, Tarcísio de Miranda Buriti, convidado especial para prestigiar o evento. Chega finalmente à data da Inauguração 03 de abril de 1982. A cidade estava em festa, era sábado, dia de feira livre em Pombal. Muitos que residiam na zona rural começavam a visitar a sede da emissora localizada na rua Cel. José Fernandes nº 499 centro da cidade.

Viajemos no túnel do tempo...

Pombal cidade interiorana, baixo sertão do piranhas, micro-região nº 95, depressão do alto piranhas, fachada ocidental do Estado da Paraíba. Não tinha ainda oficialmente um meio de comunicação de concessão pública, liberado pelos órgãos competentes do Governo Federal para exploração de radiodifusão nesta região. De repente, recebe esse presente; para pelos menos neste sentido, se igualar as demais cidades ao redor, e no exercício da radiofonia, abrigar os que de modo voluntário, já exerciam profissão em sistemas sonoros de pequeno porte, ao mesmo tempo, Proporcionando aos Ouvintes de Pombal e adjacências, voltarem suas sintonias para a primeira estação de rádio legalizada em sua terra natal.

A Rádio Maringá foi inaugurada às 17 horas, se encontravam presentes, o Governador do Estado Tarcísio de Miranda Buriti, Deputado Federal e pré candidato ao Governo Wilson Braga, Deputados Francisco Pereira, Adauto e Aércio, Dr. Ademar Pereira pré candidato a Prefeito, Prefeito Paulo Pereira Vieira de Pombal e muitas outras autoridades do Estado e do Município, além de grande número de pessoas. Na mesma data, o Prefeito Paulo Pereira Vieira entregou ao povo de Pombal o Terminal Rodoviário “Hermínio Monteiro Neto”, obra de sua administração.

A fisionomia das pessoas que transitavam pela cidade deixava transparecer alegria estampada em seus rostos. Todos felizes com a implantação da primeira estação de Rádio oficializada em nossa cidade. A grade de programação da Rádio Maringá foi aceita de bom grado pelos que a ouviam. Programas como: Manhã Revista com Fátima Jó,a Crônica do Dia com o Professor Arlindo Ugulino, Jornal Maringá com Clemildo Brunet e Gregório Dantas, A Tarde é Nossa e Cantinho da Saudade – também com Clemildo Brunet e No Sertão da Paraíba (Forró) com Genival Severo, eram os de maiores audiências.

No dia 11 de agosto de 1990, a Rádio Maringá foi incendiada destruindo parte de seus equipamentos. Como resultado desse sinistro ela fica fora do ar durante oito anos. Retornando as suas atividades em 1998, para em 2003 ser retirada do “ar”, e até hoje se encontra dessa maneira (Desativada). O advento das rádios FMs a Pombal sufocou as finanças da emissora AM, que teve de fechar suas portas. Se a Rádio Maringá de Pombal AM estivesse no “AR” nesse dia 03 de Abril de 2008, estaria celebrando o seu vigésimo sexto ano de atividades radiofônicas.

Que Pena! Maringá: Ainda Lembro-me dela!

*RADIALISTA
CONTATO: brunetco@hotmail.com
MARINGÁ: AINDA LEMBRO-ME DELA MARINGÁ: AINDA LEMBRO-ME DELA Reviewed by Unknown on 4/10/2008 11:09:00 AM Rating: 5

3 comentários

Unknown disse...

Lembro me muito bem amigo clemildo do 03 de abril,inauguração da rádio
maringa de pombal,saudades.

Unknown disse...

Amigo clemildo foi aí o meu comentário,abraçoamigo clemildo, vc tem história,parabéns.

Unknown disse...

Do seu amigo Geraldinho,filho de pombal e vivendo com a graça de Deus no rio desde 1983.

Recent Posts

Fashion