banner

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM ?

Clemildo Brunet
CLEMILDO BRUNET*


Creio que sim. Para nós brasileiros o trabalho tem seu significado maior quando o salário é compensatório. No entanto nem sempre estamos satisfeitos com a medida do ter. Queremos mais!


A história nos mostra que o trabalhador para conquistar o que almeja, precisa fazer manifestações nas ruas. Uma das primeiras se deu em 1886 nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América com o fim de obter a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Houve greve geral, conflito com a polícia, resultando com mortes de alguns manifestantes.

Em razão dos acontecimentos do dia anterior, no dia seguinte 4 de maio, nova manifestação , na qual sete agentes foram atingidos com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que procuravam dispersar os manifestantes. Três anos depois em Paris é convocada anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho. A data escolhida foi 1º de maio.

Aqui no Brasil foi à era Vargas que eclodiu esse movimento. As agremiações de trabalhadores mesmo não sendo um grupo político forte em virtude da pouca industrialização do País, fez movimentar a classe operária por influência do anarquismo e mais tarde do comunismo. Getúlio Vargas chega ao poder e de maneira gradativa consegue dissolver esse movimento passando os trabalhadores urbanos a serem influenciados pelo que se chamou de trabalhismo.

Antes, o Dia do Trabalhador era considerado pelos movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como protesto e crítica às estruturas socioeconômicas do país. A divulgação trabalhista do Presidente Vargas, de maneira sutil, muda para um dia determinado a celebrar o trabalhador, no Dia do Trabalho.

O Dia do Trabalho, mesmo de modo aparentemente superficial, sofre mudanças, a cada ano. Ao invés de ser marcado por piquetes, passeatas e protestos o Dia do trabalho é comemorado com festas populares e desfiles. Até a força sindical, organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos políticos como o PTB, promove grandes eventos com realizações de shows de artistas da música popular brasileira, sorteando casas e similares. O Dia do Trabalho passa então a ser chamado Dia do Trabalhador.

É o nosso 1º de maio, dando o pontapé inicial para se comemorar durante este mês: Flores, noivas, mães. Semana do lar nas denominações Evangélicas e na Igreja Católica Apostólica Romana, Maria mãe de Jesus.

Embora um esteja ligado ao outro, acredito ser mais apropriado chamar a data 1º de maio, Dia do Trabalhador, de uma vez que Dia do Trabalho não vai bem para o significado do dia; pois se trata de um feriado nacional, onde, (diga-se de passagem), no Brasil neste dia ninguém trabalha, dedica-se ao lazer em detrimento da atividade laboratorial. Ainda bem que temos um Presidente da República otimista, para pelos menos em discurso dizer: Os brasileiros “nunca tiveram na vida” como agora tem tantos motivos para comemorar o Dia do Trabalho.

Segundo ele, há acordos salariais sendo firmados acima da inflação, garantindo benefícios para os trabalhadores, além de mais oportunidades de empregos e crescimento do salário mínimo. (Folha Online desta quarta 30 de abril). Como presente para os trabalhadores, Lula lançou a Carteira de Trabalho informatizada e o Cartão de Identidade do Trabalhador. A expectativa é emitir quatro milhões de novos documentos por ano e não haverá nenhum ônus para o trabalhador.

O trabalho dignifica o homem? A bíblia faz alusão ao trabalho executado pela formiga, que não tendo chefe, nem oficial nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega junta seu mantimento, mandando que o preguiçoso considere os seus caminhos e exclama! “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?... Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão e a tua necessidade, como um homem armado” Pv. 6:9,11.

Realmente, o trabalho dignifica o homem, pois a palavra de Deus confirma: “Digno é o trabalhador de seu salário”. I Tm. 5:18b Parabéns trabalhadores brasileiro pelo seu dia maior.

*RADIALISTA

CONTATO: brunetco@hotmail.com
O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM ? O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM ? Reviewed by Unknown on 5/01/2008 08:42:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

O príncípio divino quanto ao trabalho é de que este deve ser fonte de prazer e realização. Deus fez o mundo em 6 dias, depois contemplou e teve prazer e realização pois o texto de Gn diz: "Viu Deus tudo quanto fizera e eis que era muito bom" Gn.1.31. O sábado era o dia de descanço para os judeus, o Cristo quando interrogado sobre o trabalho de misericórdia nesse dia declarou: " Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" Lc 5.17. Aqui temos os profissionais que trabalham no dia de descanso dos cristãos, o domingo. São serviços essenciais, os quais são impostos mais pela misericórdia do que pelo lucro em dias de domingo ( o médico, o enfermeiro, soldado e etc) Dois princípios são apreendidos desses dois textos: 1. O que faço deve me dá prazer, por isso conforme a regra divina deve ser "BOM". Claro, "O BOM" aqui é aquilo que produz a justiça de Deus, submete-se a sua Lei; 2. Não há tempo determinado para trabalhar pelo bem. Cristo num dia de descanço curou, e declarou que em certo sentido o Pai nunca deixou de trabalhar, pois Ele não é só o Criador, mas também é o sutentador de todas as coisas. Deus nunca deixou de sustentar o universo criado. Mas, nós somos diferentes de Deus. Deus não se cansa, nós nos cansamos, por isso Deus estabeleceu o descanso. Trabalho para ser fonte de prazer e realização precisa atender a necessidade de descanço do homem. Todos os domingos cristãos descansam das suas obras, e, seguem a igreja para reconhcer a Deus. O mundo moderno explora o homem fazendo-o escravo do trabalho, uma máquina do consumo e do lucro, sem tempo para o descanso e reconhecimento do Seu Criador. Esse tipo de atitude para com o trabalho faz dele um instumento de dor e tortura. Parabéns Clemildo! pelo dia do trabalho.

Recent Posts

Fashion