banner

MEU TEMPO DE RÁDIO!

(FOTO ARQUIVO) Detalhe: Clemildo segurando o microfone. CLEMILDO BRUNET* Ninguém pode avaliar a alegria que passa em meu coração quando o assunto é rádio. Arrependo-me de não haver guardado em arquivos, muitos eventos que pude registrar em minha vida durante atividades que exerci ao longo dos anos; isso só começou a ser feito de uns tempos pra cá. Lembremos um pouco dessa história. Peço a Deus, que a memória me seja pródiga neste afã. Já tive oportunidade de contar em outro artigo, a minha inclinação desde a infância para a área da comunicação construindo inventos, objetos utilizados como brinquedos quando criança, que me divertia bastante. Lembro-me que meu primeiro contato com rádio, se deu numa emissora clandestina instalada no 1º andar do Grande Hotel de nossa cidade. Rádio Difusora de Pombal, pertencente a Nelson Guarda e Luiz da Estação Ferroviária. Cheguei como curioso, observando as coisas. De repente me vi diante de uma mesa de som, assumindo a posição de controlista ou como é chamado hoje, operador de áudio. Em 1961, comecei auxiliando os propagandistas de porta de loja cuidando da técnica sonora da Difusora das Lojas Paulista (que posteriormente veio se chamar Casas Pernambucanas - Grupo Lundgren), esquina da Rua Tenente Aurélio Cavalcante ao lado da Farmácia Queiroga. Minha função era abrir o áudio de microfone e colocar músicas. Dentro de pouco tempo, estava ali, fazendo a vez de propagandista. As pessoas ficavam admiradas, ver aquele garoto enrolado em tecidos e retalhos com microfone na mão gritando pra freguesia: “Lojas Paulista – Sempre imitadas nunca igualadas”! Ou, “Casas Pernambucanas – Onde Todos Compram”! Muito novo ainda e morando com os meus pais na rua Cel. José Fernandes, meu hobby era ir para as Lojas Paulista, ligar à difusora diariamente às 7da manhã, e fazer programa musical como se estivesse em um Studio de rádio. As Lojas Paulista (posteriormente) Casas Pernambucanas, trouxe a Pombal um carro de som volante (Rural), o primeiro que adentrei para fazer propaganda pelas ruas de nossa cidade e de outros lugarejos da época, como: Paulista, Lagoa, Jericó, Malta e Condado. Certa vez, com o carro de som em trânsito pelo bairro dos Pereiros, quase em frente à Igreja de São Pedro, ouvi pela primeira vez a música Lilian cantada por Nilton Cesar, o gravador de rolo reproduzia a melodia sem nenhuma interrupção apesar do balanço do veículo. Nesse tempo, a Prefeitura Municipal de Pombal, que funcionava no prédio onde hoje é a Escola Estadual João da Mata, instalou uma difusora na sede do Poder Executivo, com a finalidade de informar em boletins diários o que administração estava fazendo. O horário de divulgação era 7 horas da noite e as pessoas chegavam àquele local para se inteirar dos fatos administrativos. Um grupo de funcionários da edilidade municipal programou um bingo, oferecendo como premiação uma Rural; veículo automotivo muito utilizado na época. Dias antes do evento, todas as tardes, levávamos a Difusora da Prefeitura para o Bar Centenário que era o point da sociedade pombalense. Eu e Eurivo Donato (saudosa memória) fazíamos a divulgação para as pessoas adquirirem as cartelinhas com números para marcar, valendo como prêmio a cartela maior para o dia do bingo. Nos intervalos da competição, os participantes ficavam curtindo músicas de Moacir Franco, Waldick Soriano, Altemar Dutra e outros. Das músicas ouvidas ali, destacarei duas: Minhas Noites Sem Ti – Moacir Franco e Justiça de Deus – Waldick Soriano. Infelizmente, no dia e hora do bingo da rural, ocorreu uma chuva, as pessoas corriam de um lado para o outro. Os promotores do evento resolveram suspender o certame, retirando o prêmio do local e levando-o para lugar não sabido. Até hoje é ignorado o paradeiro desse veículo. Em 1961, o Sr. Raimundo Lacerda mais conhecido por Raimundo Sacristão, instalou no centro da cidade, o Serviço de Alto Falante Difusora Rádio Maringá, lá fiz minha estréia em microfone com apenas 12 anos de idade, e a voz, ainda infantil, era confundida com voz feminina. Os locutores eram: Zeilto Trajano, José Geraldo e Raminho de Leovirgides. A Difusora Rádio Maringá, tinha uma programação musical intercalada com avisos e anúncios comerciais, além de cobrir os eventos realizados pela Igreja Matriz do Bom Sucesso. Por ocasião do natal e Festas de fim de ano, transmitia os sorteios do Imperador das Novidades, casa comercial do Sr. José Nicácio Amorim (Zuza Nicácio) de saudosa memória. Era um tempo que locução tinha seu improviso e que se exigia do Speaker uma boa leitura, a fim de dar sentido ao texto com dicção correta, pois a difusora não possuía gravador. *RADIALISTA WEB. http://clemildo-brunet.blogspot.com/ CONTATO: brunetcomunicador@hotmail.com
MEU TEMPO DE RÁDIO! <strong>MEU TEMPO DE RÁDIO!</strong> Reviewed by Unknown on 5/16/2008 10:21:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion