banner

AS COMUNIDADES DE POMBAL!

Autor: JOSE HAROLDO NOBREGA DE MELO
A literatura em cordel É simples e cultural Se fala a língua do povo E o entendimento é geral Falo das COMUNIDADES De que pertence a Pombal Começando pelas FLORES Passei lá pelo BALDINHO Já visitei o SÃO PEDRO Depois fui a POMBALZINHO Fui a RIACHO DE PEDRA Jantei no CATOLEZINHO. Fui até PÃO DE AÇÚCAR Cheguei ao romper da aurora NOVA OLINDA e CARNAÚBA Eu quase passei da hora De almoçar no TRIÂNGULO De LAGEDO eu fui embora. Fui ao JACÚ DOS RODRIGUES Na REVÊNCIA e RAMADINHA SÃO JOÃO (UM) e PAU DE LEITE No OLHO D’ÁGUA e VARZINHA VÁRZEA COMPRIDA DOS LEITES SÃO JOAQUIM e MALHADINHA A CAIÇARA DE BAIXO, GADO BRAVO e PITOMBEIRA PADRE ANTONIO bom amigo COATIBA e GAMELEIRA LAGOA DO POLTRO E VARJOTA MANIÇOBA e CAPOEIRA Fui a MORADA DO TOCO RIACHÃO DE CIMA e TAPERA RIACHÃO DE BAIXO e MUCAMBO SÃO JOSÉ ta na esfera Montado no meu jumento Um outro sitio me espera Fui também no SÃO JOÃO (DOIS) MUNDO NOVO e AREIAL JACÚ DE ASSIS DO Ó Voltei pelo BAMBURRAL Jantei lá no MONTE ALEGRE Mas vim dormir em POMBAL Da CACHOEIRA DE BAIXO Fui para o ALAGADIÇO Fui lá no sítio PINHÕES Comer do porco o chouriço Depois fui à ARRUDA CÂMARA Pra não ver o rebuliço Da CACHOEIRA DE CIMA Eu passei pela JUREMA Fui até o GENIPAPO Pra caçar uma sariema E foi lá no VALE VERDE Que comi carne de ema Fui a LAGOA ESCONDIDA TIMBAÚBA e PEDRA BRANCA Também passei na TRINCHEIRA Bebi cerveja na banca Fui ao ESTRELO e JUÁ Num jegue da perna manca Quando cheguei no GINETE Me chamaram pro RECANTO Porém fui pro TABULEIRO Consolar de um cabra um pranto Eu passei em SANTA MÔNICA Me enrolei com seu manto De MARIA DOS SANTOS (UM) Me dirigi pro SÃO BRAZ Na PAULA e no RETIRO Tomei logo umas a mais Depois voltei pro BEZERRO Comprei uma vaca a um rapaz Eu passei pelo CAPÃO CARAIBAS e a BARRA VÁRZEA COMPRIDA OLIVEIRA Terra boa até de farra Depois passei no PONTEIRO Cortando areia e piçarra De MARIA DOS SANTOS (DOIS) Fui em AÇUDE e UMARI CASA FORTE e RIACHÃO XIQUE-XIQUE bem ali Depois fui ao sitio LAJES Trazer na lata um siri. Eu passei em SANTA INÊS LARANJEIRA e RONCADOR Quando já de tardezinha Conheci um caçador Eu jantei na casa dele Enchi o radiador Em ARRUDA CÂMARA e ABA No RECANTO eu fui passar Na CACHOEIRA e nos GROSSOS No MOFUMBO E JATOBÁ Chegando a SANTA MARIA Rezei minha prece lá. Eu passei no SANTO AMARO ACARAPE e JOBOATÃO Fui lá na ponte do trem Pra comer um arrubacão Namorar e tomar banho Depois tocar violão Passei em CANTINHO DO BOI, No CAMANO e LOGRADOURO Depois cumpri a sentença Enfrentar na arena um touro Botar o bicho no chão Sangrar e tirar o couro De CAJAZEIRA DOS BATISTAS Eu tirei para GANGORRA Dancei forró com uma velha Fendendo que só a porra Passei a noite bebendo Dei uma surra na cachorra O povo de lá é legal Recebe a gente na boa Eu jamais posso esquecer A comunidade CAMBOA Peço desculpa aos amigos Se algum nome esqueci Só achei 98 Assim como descrevi Mas, si só faltou o seu Fica o abraço meu Dei um adeus e parti. Pode até ter escapado Um nome que seja tal... Se foi uma comunidade O esquecimento é fatal No próximo vai sair tudo Da cidade de POMBAL. POMBAL tem filhos ilustres Capazes e competente Que ama essa cidade De uma forma decente Zela a cultura deixada Preserva o MEIO AMBIENTE.
AS COMUNIDADES DE POMBAL! AS COMUNIDADES DE POMBAL! Reviewed by Unknown on 6/13/2008 01:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion