banner

GILSON FERNANDES: O Pombo Correio!

MACIEL GONZAGA* (Foto) Dentro das muitas atribuições que tenho na vida profissional uma delas é viajar por algumas cidades do Rio Grande do Norte. E quando o faço, dedico-me com exclusividade aos afazeres profissionais e até me desligo do contato com amigos. Ao retornar a Natal e encontrar um pouco de tempo para me dedicar à Net, eis que vejo com surpresa neste Blog (de Clemildo) a notícia da morte de Gilson Fernandes. Indaguei-me: seria Gilson “Cara de Broa Preta”, irmão de “Pássaro Preto”? Ele mesmo. Orei ao Criador e pedi que reservasse um bom lugar para o meu velho amigo. Mas, não poderia deixar de contar um fato que presenciei. Nos anos 70 (talvez, não tenho bem certeza), “Nego Gilson”, como era chamado carinhosamente por nós em Campina Grande, arranjou um emprego de roupeiro do Treze Futebol Clube. É provável que tenha sido Massilon Gonzaga quem intermediou o fato, a pedido de Pássaro Preto, junto à diretoria do Galo da Borborema, que era comandada pela família Gadelha, principalmente Buega e Petrônio Gadelha. O velho Galo estava sempre em crise, não ganhava campeonatos e vinha levando o maior “coro” do Campinense Clube. Por conta da crise, “Nego Gilson” chegou, algumas vezes, a substituir o massagista titular do clube, que era “Pelado”. Teria de ser pombo-correio, ou seja, levar e trazer recados do treinador para os jogadores, quando estes caíam em campo e eram atendidos pelo Departamento Médico. O fato que relato agora foi presenciado por mim que, na época, era repórter-esportivo da Rádio Caturité e estava bem próximo do banco de reservas do Treze, que jogava contra o Santos F. Clube de João Pessoa (o famoso Santos de Tereré). Era técnico do Galo, Zé Lima, conhecido por Zé Preto que, quando jogador de futebol foi um dos maiores zagueiros que vi jogar. Nunca deu um chutão na bola. Como treinador também era competente. O jogo segue 0 x 0 e um dos jogadores do Galo – aliás, era a estrela do time, o centro-avante Adelino – cai no gramado e levanta o braço. Zé Lima diz para o massagista: “Gilson vê o que ele quer”. Em outras palavras, o que o jogador estava sentindo e se poderia continuar no jogo. O nosso massagista saiu correndo, de braços abertos, simulando asas de um avião, sendo que em uma das mãos levava a bolsa de medicamentos. Atende o jogador e retorna. Passa ao meu lado e eu pergunto: “Broa Preta, porque esses braços abertos?”. A resposta foi: “É porque eu sou um pombo e sou de Pombal. “Seu” Zé Preto disse que eu sou um pombo-correio”. A minha reação foi uma gargalhada sem fim. Ao retornar ao banco de reservas, o treinador pergunta ao seu massagista: “Gilson o que ele tem?”. Resposta: “Eu não entendi nada, ele (o jogador) só fez glú-glú-glú”. Zé Preto, que era muito brincalhão, reagiu: “E ele é um perú!”. O jogo segue, ainda 0 x 0. Zé Preto, preocupado com o jogador que cai mais uma vez, manda o Gilson novamente perguntar o que é que Adelino estava sentindo. Mais uma vez o folclórico massagista sai correndo e “voando”. Ao retornar, diz ao treinador: “Seu Zé, eu perguntei o que ele estava sentindo e ele não respondeu, apertei a perna dele e ele só fez: aí-ai. Eu disse a ele: deixe de frescura, faça um gol e pronto”. Mesmo com a paciência de que era detentor, o treinador Zé Preto perdeu a cabeça e reagiu: “Nego Gilson, preste atenção ao serviço!”, ou seja,, queria obter informações concretas para o bom desenvolvimento do seu trabalho. Nesse momento Adelino faz um gol de cabeça. Ai o nosso personagem (Gilson Fernandes) grita: “Tô prestando atenção seu Zé Preto! O senhor não disse que eu tenho que ser um pombo-correio, eu disse a ele que fizesse um gol e deixasse de frescura, ele fez. Fique frio!”. Depois dessa, eu não vi mais “Nego Gilson” como massagista do Treze. Faço minhas as palavras de Clemildo Brunet: “Rogamos a Deus o conforto e as consolações para a família do nosso amigo Gilson Fernandes, na certeza de que o amor de esposo e pai que ele dedicou à família sirva de exemplo aos seus descendentes”. Descanse em paz, meu velho amigo “Cara de Broa Preta”! *Jornalista, Advogado, Apresentador de TV e Professor.
GILSON FERNANDES: O Pombo Correio! GILSON FERNANDES: O Pombo Correio! Reviewed by Unknown on 6/08/2008 08:45:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion