banner

HOMENAGEM A JANDUHY CARNEIRO NOS 146 ANOS QUE POMBAL É STATUS DE CIDADE!

Dr. Janduhy Carneiro


CLEMILDO BRUNET*


A história do município de Pombal está pautada com personagens que se destacaram não somente aqui na Paraíba, mas que tiveram seu enlevo a nível nacional, fato desconhecido pela maioria de nossa gente. Estamos vivendo neste mês de julho de 2008, o Centésimo Quadragésimo Sexto Aniversário que Pombal foi elevado à categoria de cidade, 21 de julho de 1862 e 310 anos de sua fundação, 27 de julho de 1698. Sua Emancipação Política se deu quando de Arraial foi elevada à categoria de Vila de Pombal há 236 anos, 04 de maio de 1772.

Hoje vamos falar de um vulto da nossa história que exerceu a arte da medicina e teve projeção a nível nacional pela sua atuação parlamentar como Deputado Federal participando ativamente da Constituinte de 1946, tendo apresentado várias emendas e dois discursos versando sobre a “Democratização do uso da Medicina no Brasil”.

Este personagem é nada mais nada menos do que o filho ilustre de nossa terra, Dr. JOSÉ JANDUHY VIEIRA CARNEIRO. Nasceu em 20 de julho de 1903, véspera da data do aniversário de Pombal, mormente em que Pombal completou no ano de seu nascimento, 41 anos da passagem de Vila à Cidade. Filho de João Vieira Carneiro (Joca Carneiro) e Maria Carvalho Carneiro (Sinhá Carneiro). Janduhy Carneiro teve o seu primeiro contato com as letras na escola do Professor Newton Pordeus Seixas na cidade de Pombal. Cursor o secundário no Colégio Padre Rolim em Cajazeiras e ainda nos Colégios São Luiz e Castelo em Fortaleza – Ceará, onde concluiu o curso.
Iniciou na Faculdade de Medicina da Bahia, seu curso de médico, fazendo o primeiro ano, indo depois para a Faculdade de Medicina da Praia Vermelha da Universidade do Brasil. Recebeu o diploma de médico aos 23 anos de idade no ano de 1926.

Já formado e dedicando-se extremamente ao estudo da medicina, Janduhy Carneiro gozava de elevado conceito no Rio de Janeiro, onde se radicara e venceu as lutas de pós graduação. Nesse tempo foi nomeado pelo Professor Henrique Roxo assistente extranumerário de psicologia da cadeira de Clínica Psiquiátrica da Faculdade de Medicina, cargo que exerceu durante dois anos. Com a morte de seu pai em 1929, a mãe Mª de Carvalho Carneiro e as filhas ainda solteiras, Dalva, Araci e Mirtes tiveram de dar suporte à família. Em face dos acontecimentos Janduhy Carneiro voltou a Pombal.

Chegando aqui viu que o exercício de sua especialidade na psiquiatria não era compatível com as necessidades da região. Resolveu então voltar ao Rio de Janeiro onde se preparou em Ginecologia e Obstetrícia e muito mais, ampliou os seus conhecimentos médicos em Pediatria e Doenças Infectocontagiosas. Só assim deste modo pode voltar a sua terra natal e exercer a sua profissão de médico.

Certa vez, o Dr. Janduhy foi chamado para atender uma gestante em trabalho de parto. Era numa pequenina casa de taipa, nem luz de lamparina tinha na casa, imediatamente para atender essa dificuldade demoliu a parede da frente que dava para o quarto, fazendo penetrar a claridade dos faróis de seu próprio carro e assim realizou o parto, salvando mãe e filho. A pobreza daquela casa era tão grande que Dr. Janduhy deu a sua bata de médico para abrigar o recém nascido e aceitou ser padrinho da criança.

Maria do Socorro Dias de Almeida, hoje residindo em Belém do Pará, filha de Manoel Dias e Maria Dias de Almeida, diz que sua história é pouco conhecida dos pombalenses, através de E-mail que me foi enviado, expressa sua gratidão a Janduhy Carneiro, narrando um fato acontecido em sua vida quando morava em Pombal.

“Minha genitora com seis meses de gestação contraiu uma doença que a tornou paralítica, este homem usado pelas mãos divinas lhe deu toda assistência com a maior preocupação com a criança que com certeza seria prejudicada, foi incansável sempre acompanhado por minha madrinha Dalva sua irmã; até a hora de meu nascimento no dia 23 de dezembro de 1939, ás 11h40min da manhã, cheguei a este mundo, logo foi por ele observado um problema nos olhos se não tratado poderia levar a cegueira. Este homem apesar dos poucos recursos na medicina na época me tratou como também a minha genitora e sou uma pessoa normal de perfeita visão, graças a Deus e a Dr. Janduhy Carneiro. Há pouco tempo precisei de exames profundos, ou seja, uma tomografia ocular tendo sido constatado um problema sério, porém tratado e aqui Dr. Janduhy Carneiro desejando que nos altos esteja recebendo em glórias tudo que fez de bom em sua jornada terrestre interceda a Jesus pelos nossos governantes que venham mais Janduhy Carneiro para defesa dos menos favorecidos”.

Janduhy era possuidor de um carisma excepcional, pois exercia sua função de médico com muita dedicação e carinho para com as pessoas. Muitos o tiveram como líder e desta forma atraído pelo povo, de maneira natural ingressou na política partidária. Em 1929 quando João Pessoa candidatou-se à Vice Presidente da República pela Aliança Liberal, Janduhy Carneiro nesta campanha orientou o movimento político de seu Município. Neste pleito, o Cel. José Pereira de Princesa Isabel rebelou-se contra o resultado das eleições em que saiu vencedora a Aliança, comandando a insurreição armada na Paraíba decidiu invadir Pombal com o fim de aumentar o seu domínio. Janduhy junto a amigos, armados, impediram a façanha. A trama continuou até a vitória da Revolução de 1930. No Nordeste o movimento era comandado pelo chefe militar Juarez Távora e a ponte de ligação com os paraibanos foi Ruy Carneiro, na época Diretor do Jornal Correio da Manhã.

No dia 05 de outubro de 1930, Janduhy Carneiro era nomeado Prefeito de Pombal pelo Dr. José Américo de Almeida, Interventor do Estado da Paraíba. Janduhy Carneiro como Prefeito de Pombal fez importantes obras no Município, como o Grupo Escolar João da Mata, O Matadouro e o Mercado Público, estradas carroçáveis para os povoados de Paulista e Várzea Cumprida dentre outras. Mais somente em 1945, após a decretação do Estado Novo, foi que Janduhy Carneiro fundou o Partido Social Democrático juntamente com o seu irmão Ruy Carneiro e outros companheiros.

Ruy Carneiro em 1940 ao assumir o cargo de Interventor Federal na Paraíba, convidou seu irmão para o cargo de Diretor do Departamento de Saúde Pública do Estado o equivalente hoje a Secretaria de Saúde da Paraíba. Durante o tempo em que Janduhy Carneiro esteve à frente do Departamento de Saúde, foi construído o primeiro Manicômio Judiciário do Nordeste. Instalou também o Serviço de Verificação de óbitos permitindo que ninguém fosse sepultado sem o diagnóstico da causa mortis.

Quando Deputado Federal Janduhy Carneiro, pertenceu por cinco anos, a Comissão de Saúde da Câmara, tendo sido relator do Plano Salte, setor saúde, no Governo Dutra. Participou também da Comissão de Finanças, onde permaneceu por muitos anos. Como parlamentar pronunciou em plenário diversos discursos sobre medicina pública, política e economia. Autor de vários projetos que foram transformados em leis, destacando-se a que criou a Campanha Nacional Contra a Lepra e a que abriu ao Ministério da Saúde o crédito especial de cem milhões de cruzeiros, para a luta contra o câncer, possibilitando a conclusão do Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro.

Como resultado de suas atividades na Câmara dos Deputados, Janduhy Carneiro por meio de verbas orçamentárias, fundou Hospitais e Maternidades, Postos de Saúde e de Puericultura, na Paraíba, nas cidades de Uiraúna, Malta, Itaporanga, João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Patos, Santa Luzia e Pombal. Nestas últimas, Os Hospitais e Maternidades “Sinhá Carneiro”. Foi Presidente da Fundação Laureano e grande Patrono do “Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa para tratamentos de doentes do câncer. Verbas orçamentárias trazidas pelas mãos benfazejas de Janduhy Carneiro ajudaram a construir Escolas Normais em nosso Estado e muitas outras instituições de cunho filantrópico.

Ele, embora não tenha obtido vitória em dois pleitos, o primeiro quando se candidatou em eleições diretas para Prefeito de Pombal, perdendo para Sá Cavalcanti em 1935 e o segundo para Pedro Moreno Gondim na disputa pelo Governo do Estado em 1960, foi integrante da bancada federal do seu Estado, durante oito mandatos consecutivos; desde a primeira legislatura depois do Estado Novo instalada em 1946, ali permaneceu até 1975 pela legenda do antigo Partido Social Democrático, posteriormente, pelo Movimento Democrático Brasileiro.

Lembro-me que em 1968 quando o Dr. Atencio Bezerra Wanderley foi eleito Prefeito de Pombal pelo MDB, instalamos o transmissor da antiga “Voz da Cidade” na Sede Operária Beneficente (local da abertura das urnas), para cobrir apuração dos votos; face às despesas para a execução desse serviço pedir a colaboração do Deputado Janduhy Carneiro. Prontamente solícito ao nosso apelo o parlamentar nos ofertou a importância de duzentos mil cruzeiros. Também em 1968, por ocasião do movimento para se conseguir o registro de uma rádio para Pombal encabeçado por mim, tendo como coadjuvantes: Pastor Jônathas Barros de Oliveira, Padre Zélio, Genival Severo, Arruda, José Costa, Maciel Gonzaga, José Geraldo, Eurivo Donato, Otacílio Trajano e tantos outros companheiros; ele (Janduhy Carneiro) foi o nosso mediador junto ao Ministério das Comunicações para se inteirar de toda documentação necessária a oficialização de uma estação de rádio.

O Ministério das Comunicações em resposta ao Deputado enviou a documentação contendo a minuta do contrato e as normas estabelecidas para exploração do serviço de radiodifusão. O nosso representante Federal colocou o seu gabinete em Brasília ao nosso dispor para dar andamento ao processo. Infelizmente, a diretoria da Sociedade Anônima já formada e composta por comerciantes e empresários para a constituição da emissora, fraquejou; ficando o projeto só no papel. Por um triz perdemos a chance do pioneirismo do rádio na região, visto que naquele tempo existiam somente as Rádios Alto Piranhas, Difusora de Cajazeiras e Espinharas da cidade de Patos.

Janduhy Carneiro ficou conhecido na Paraíba como um dos Deputados, em todos os tempos, que mais carreou recursos para o nosso Estado. Faleceu no dia 07 de julho de 1975, em pleno exercício de seu 8º mandato, era casado com a senhora Diva Dunshe de Abranches Carneiro de tradicional família do Estado do Rio de Janeiro, que lhe deu cinco filhos: Sonia, José Ruy, Gilda, Susana e Janduhy.

Pela sua brilhante atuação na vida pública, foi agraciado com a Medalha de Honra Osvaldo Cruz; a Ordem Nacional do Mérito Médico; a Comenda no Grau de Cavaleiro, da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém; e o Diploma de Professor Honoris Causa, da Faculdade de Ciências Econômicas da Paraíba. Era Patrono da cadeira nº 23 da Academia Paraibana de Medicina, hoje ocupada pelo Dr. Jackson Derville Araruna. No Centésimo Quadragésimo Sexto Aniversário de Pombal, a nossa sincera homenagem a Dr. José Janduhy Vieira Carneiro: Médico competente e Parlamentar atuante!


Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA.


CONTATO: brunetco@hotmail.com

HOMENAGEM A JANDUHY CARNEIRO NOS 146 ANOS QUE POMBAL É STATUS DE CIDADE! HOMENAGEM A JANDUHY CARNEIRO NOS 146 ANOS QUE POMBAL É STATUS DE CIDADE! Reviewed by Unknown on 7/18/2008 07:31:00 AM Rating: 5

3 comentários

Anônimo disse...

Li sobre Janduhy Carneiro e pude descobrir um patrimonio histórico da cidade de Pombal. Pombal está de parabéns por essa riqueza, mas precisa resgatar a sua memória. Quando se resgata a história, não se resgata somente fatos, mas valores, pois esses nos fazem filhos e seres mais humanizados. Jandhuy é um patrimonio porque produziu mais do que consumiu, a escola que eu estudei "João da Mata" foi sua obra. Em tempos como os nossos precisamos resgatar valores, especialmente aqueles de Cristo, que diz que melhor servi do que ser servido. Clodoaldo Brunet

Antonio Sousa disse...

Foi um dos grandes homens públicos deste país. Foi um político exemplar e médico competente e dedicado. Ajudou a muitas pessoas carentes! A Paraíba tem orgulho de Janduhy Carneiro. Parabéns pela matéria!

Unknown disse...

Com essa matéria pude conhecer melhor a trajetoria politica desses ilustres pombalenses dr janduy e ruy carneiro. De convivio sempre amigavel e respeitosa com a familia espalha que sempre apoiou politicamente e publicamente a clã dos carneiros.

Recent Posts

Fashion