banner

BAÚ DAS ILUSÕES!

Foto VOZ DA CIDADE 1966
CLEMILDO BRUNET* Não há oh gente quem não tenha passado neste mundo e que não seja possuidor de um baú de ilusões. A começar da infância, alimentamos produtos da imaginação o qual desejaríamos que fosse real. Nesse tempo, sem nenhuma preocupação conseguíamos transportar os sonhos e fantasias criadas pela nossa mente infantil para um mundo só nosso. Embora uma quimera, era real no modo como imaginávamos. Da minha infância, por exemplo, Trago na lembrança cenas como se tudo aquilo estivesse vivendo. Gestos da vida do nosso cotidiano. Possuía um caminhão de brinquedo cuja boléia era feita com folha de flandes e a carroceria de madeira, realizava viagens da cidade para a fazenda, espelhando-se em meu tio Flávio Brunet (saudosa memória). Em outras ocasiões subia as ruas de Pombal a começar da Cel. José Fernandes onde morava com meus pais, ao alto do Cruzeiro na Rua Cel. José Avelino, na minha mente a impressão é que estava indo a Brasília ou a outro Estado da Federação. Administração do Prefeito Dr. Azuil Arruda construiu a Praça Mons. Valeriano por trás da Igreja Matriz do Bom Sucesso, onde foi posto um aquário no qual tinha um pirarucu. Todas as tardes era diversão de adultos e garotada verem aquele peixe enorme debatendo nas águas. Na minha criatividade de menino projetei e fiz uma réplica daquela praça no muro da casa de meus pais, carregando todos os dias piabas do Rio Piancó para o aquário de minha pequena praça sonhos de brinquedos de criança. A diferença era tão somente que as piabas morriam e eram substituídas por outras. Posso está enganado ou não, mas as crianças de minha época gostavam de realizar atos imitando os adultos. Havia outras modalidades de brincadeiras tais como: O desempenho da arte dramática como acontecia nos circos que visitavam nossa cidade. Quartel General do Exército sob o meu comando onde reunia a meninada com espadas feitas de madeira para um confronto com outros garotos de outras áreas da cidade. Uma grotesca imitação da sétima arte. Na vida de jovem inspirado nas brincadeiras de antes, o nosso perfil ficou definido pela arte da comunicação. Depois da morte de meu pai em 1964, comecei a por na cabeça a idéia de comprar uma emissora de rádio de propriedade do Rev.. Jônathas Barros de Oliveira (saudosa memória), que se achava instalada no sítio São Lourenço denominada Rádio Betel. Fiz o pedido a minha mãe para que comprasse aquele veículo de comunicação. O pastor Jônathas disse que vendia, porém me advertiu que trazer a rádio para cidade era perigoso, pois não havia registro oficial. Nesse tempo Pombal estava sem meios de comunicação, então instalamos a emissora que entrou em funcionamento em pleno período de exceção que o país vivia. Uma Ditadura Militar. Batizada com outro nome ela teve inicialmente suas atividades ao Lado Sul do Mercado Público passando depois a funcionar na Rua Pe. Amâncio Leite. Para descaracterizar o sistema que era em ondas curtas e penetrava em rádios receptores, recebeu o nome “A VOZ DA CIDADE”, identificando-se como Serviço de Alto Falantes, cujos projetores de som estavam instalados nos principais pontos da cidade, camuflagem para despistar a fiscalização. Mesmo assim somente após dois anos, quando menos esperávamos, veio a fiscalização e lacrou a nossa emissora. Como tínhamos o apoio do Promotor da cidade, ficamos livres de processo com a garantia de que o Ministério Público não mais a deixaria funcionar. Alguns dos que integravam a fiscalização tinham sido contemporâneos de colégios do aludido promotor de justiça. Partimos para a luta de se regularizar a situação e termos de verdade uma rádio com registro perante o DENTEL na época. Fizemos uma reunião na sede do Pombal Ideal Clube onde participaram empresários, comerciantes e outros seguimentos da sociedade, para formação de uma Sociedade Anônima cuja Diretoria foi eleita na ocasião. No entanto, para tristeza nossa esta sociedade ficou só no papel. Fevereiro de 1968 em pleno Carnaval conseguimos instalar outro Serviço de Alto Falantes na cidade, o qual denominamos de “LORD AMPLIFICADOR” com projetores de som (Cornetas 20 polegadas) instalados em pontos estratégicos no centro de Pombal. Embora não fosse ainda o que desejávamos, serviu muito a nossa comunidade que ainda não tinha outro meio de comunicação e, diga-se de passagem, teve o privilégio de preparar para atividades radiofônicas alguns jovens que hoje se projetam nesse trabalho ou correlatos no cenário paraibano e nacional. Finalmente, só em 1982 é instalada a primeira emissora de Rádio em Pombal. Rádio Maringá AM, (Infelizmente hoje se encontra desativada). Vivi esse tempo naquela emissora desde a fundação até maio de 1989, quando fui convidado para exercer minha profissão na Rádio Bonsucesso de Pombal recém inaugurada em nossa cidade. Lá fiquei até novembro de 1992, transferindo-se em seguida para o Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras. Retornei a Pombal após quatro meses que me encontrava ali. Convidado Pelo Deputado Leví Olímpio ingressei na Rádio Liberdade 96 FM, na condição de Diretor Comercial. Após determinado período, em razão de problemas cardíacos me afastei do rádio. Lendo sobre alguns tópicos da minha história, certamente o leitor vai compreender e concordar comigo os motivos que me levaram ao título deste artigo e que me faz lembrar a letra de uma música cantada por Anísio Silva. Ela tem tudo haver com o baú das ilusões: O sol que outrora brilhou em minha vida. Apagou-se perdeu a luz não brilha mais. Minha vida é uma noite sem lua e sem estrelas, Os meus sonhos foram somente sonhos e nada mais E hoje cansado de tudo sigo os meus passos, Na esperança de um dia mais tarde te encontrar E apertar-te amor em meus braços num abraço E ver contigo um novo sol brilhar. Como as nuvens que passam vagando perdidas no espaço Como a gota de orvalho caída perdida no chão Eu também me perdi vou vagando passo a passo Na esperança de um dia encontrar uma nova ilusão. *RADIALISTA. CONTATO: brunetco@hotmail.com
BAÚ DAS ILUSÕES! BAÚ DAS ILUSÕES! Reviewed by Clemildo Brunet on 11/27/2008 12:21:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion