banner

QUANDO A INFORMAÇÃO É NECESSÁRIA...

CLEMILDO E GENIVAL Foto arquivo
POR GENIVAL TORRES DANTAS* Meu caro amigo, Clemildo Brunet de Sá.... Tenho acompanhado o seu blog semanalmente, leio com atenção as crônicas, relatos e histórias que dizem respeito a nossa saudosa Pombal. Ontem, dia 27/11/2008, abrindo a sua página me deparei com o seu relato: BAÚ DAS ILUSÕES! Um caso de amor e de dedicação a uma vida pregressa dedicado a uma cidade e a uma profissão, com dedicação e objetividade, na busca incessante de atingir o seu objetivo, um sonho acalentado desde sua infância. Talvez movido, também, pelas lembranças da minha infância e inicio da adolescência em Pombal, me senti invadido por um sentimento de nostalgia e uma certeza que toma conta da minha vida: tudo que passou faz parte de um passado imorredouro dentro de mim, mas está sempre presente principalmente quando leio algo a respeito da minha terra, das ruas tão bem retratadas nos versos ricos de detalhes do nosso ilustre Jerdivan. Jerdivan, esse conterrâneo que nasceu em 1961, portanto mais jovem que eu sete anos, entretanto, a impressão que tenho é que percorremos nossas ruas numa mesma época, brincamos com os mesmos garotos de ruas, isso me leva a crer que pouca coisa mudou na nossa cidade, entre o inicio da década de 50 e o final dos anos 60. Estou aproveitando para faze esse relato e pedir desculpas, pois, estou ausente, não tenho dado notícias ao amigo, não por falta de consideração, mas por absoluta falta de organização do meu tempo. Aproveito para relatar um pouco a situação dramática que passa o Vale do Itajaí, região afetada pela calamidade das águas e que está sendo noticias em todo território nacional. Hoje eu moro em Navegantes, cidade limítrofe com Itajaí, cuja separação, entre as duas cidades, é exatamente o rio Itajaí Açu, rio esse que transbordou e trouxe transtorno para todo vale. O que é mostrado na televisão é muito menos do que a realidade tem nos deixados perplexos. A falta d’água, a ausência de eletricidade, os saques realizados pelos famintos, e em maior número, vândalos. Confesso que particularmente não fomos afetados, moramos numa região um pouco mais alta que o nível do rio Itajaí Açu, Balneário Gravatá, Navegantes. Alguns trechos foram afetados sim, principalmente na região ribeirinha, onde fica o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, com alagamentos e isolamentos de algumas casas em regiões mais baixas. O abastecimento já começa a se normalizar, as estradas já dão passagem em alguns trechos da BR-101 e 470, ambas de acesso às principais cidades do Estado e RS, combustíveis também estão chegando aos postos, água e gás já falta, e alimentos, a benevolência do povo brasileiro tem ajudado ativamente, chegando de toda parte do Brasil, inclusive do nordeste, com a participação efetiva do Estado de Pernambuco. Agora começa a grande luta desse povo sofredor na reconstrução de um Estado que começa a contar e enterrar seus mortos, que certamente vai ultrapassar os 120, pois, ainda há muitos soterrados. Um abraço fraterno, rogando a Deus que você continue com muita saúde. Genival T Dantas http://www.kantepoemas.com.br/
AMIZADE DE CONTERRÂNEOS...
Meu caro Clemildo, Hoje você representa a amizade mais forte e sincera que tenho e faz o elo entre a minha infância e parte da juventude com a nossa inesquecível terra, muitas amigos partiram e não tive mais nenhuma comunicação. Na oportunidade que aí estive, apenas alguns poucos ex-colegas da radiofonia nos procurou, caso específico do Genival Severo, Carlos Abrantes, João e José Costa. Portanto, continuo guardando as doces lembranças da minha terra, com se tivesse reencontrado todos eles, mesmo os que já partiram para sempre, coisas da alma, profundas coisas da alma. Muitas vezes as emoções das lembranças tentam fazer as lágrimas brotarem, vindas bem do fundo da alma, mas tento segurar, mesmo sentindo a mais aguda dor da saudade que só é sentida por aquele que ama verdadeiramente a terra que o viu nascer, mesmo na casa mais simples, na rua mais humilde e no bairro mais pobre. Quando vejo o flagelo que as águas do sul provocam nesse povo, sinto sufocar a alma pelas lembranças das secas que sempre nos castigaram, é o contraste dos extremos, é o castigo da natureza sobre o homem e sua luta pela sobrevivência aqui na terra. Quanto a divulgação do meu relato, você sabe perfeitamente que não precisa de autorização minha para divulgá-lo, basta que haja a possibilidade e o seu interesse, meu pensamento é minha casa e você não precisa ser convidado para adentrá-la, pelo contrário, você faz parte dela. Não esqueça, meu caro amigo, a primeira oportunidade de trabalho que tive na vida foi dada pelo amigo, e a gratidão é uma coisa que faço questão de manter em minha vida. Abraços Genival T Dantas
QUANDO A INFORMAÇÃO É NECESSÁRIA... QUANDO A INFORMAÇÃO É NECESSÁRIA... Reviewed by Clemildo Brunet on 11/28/2008 09:41:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion