banner

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA AGENCIA DOS CORREIOS DE POMBAL

Jerdivan Nóbrega de Araújo* Através do decreto n° 20.859,d e 26 de dezembro de 1931, o Ministério de Aviação e Obras Públicas criou o departamento de Correios e Telégrafos, através da fusão Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos, e publicou a aprovação do regulamento da nova organização administrativa, sob a chancela do Ministro José Américo de Almeida e ato do Chefe do governo provisório da Republica dos Estado Unidos do Brasil, Getúlio Vargas.
Ruy Carneiro era o oficial de gabinete do Ministério de Aviação e Obras Públicas, convidado pelo Ministro José Américo de Almeida. Talvez por esse motivo a Paraíba foi contemplada com inúmeras obras publicas, como a construção das Agencia de Correios das cidades de Alagoa Grande, Areia, Cabedelo, Mamanguape, Monteiro, Patos, Itabaiana, Princesa Isabel, Santa Luzia, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, Soledade, Sousa, Taperoá, Teixeira e Pombal. Todas estas obras fizeram parte da ação do Governo utilizando a verbas destinada a obras emergenciais contra a seca que na época assolava o nordeste do Brasil .
No dia 15 de julho de 1829 foi criada agência do Correio Público de Pombal, regulamentada através da Diretoria Geral dos Correios do Império. O atual prédio dos Correios teve a sua construção iniciada no ano de 1932, pensada e construída com base em projetos padronizados, existentes em muitas cidades, o que instituiu a chamada arquitetura postal brasileira. Foram mantidas nesses prédios a incorporação de áreas destinadas a residencia. Ainda hoje em algumas localidades, não é mais o caso de Pombal, a agencia dos Correios ainda é ocupada, em seu pavimento superior, pelo gerente da Agencia.
O padrão utilizado para as agencias foi o de linhas art décor. Hoje não mais faz parte da politica do governo a construção de agencias e sim o aluguel, terceirização ou cessão por prefeituras de prédios para abrigar as agencias. Porém, a ECT retomou a politica de melhoria destas unidades com o objetivo de aprimorar a padronização do atendimentos, melhorando as condições de saúde e trabalho dos seus empregados.
A agencia dos Correios de Pombal, que será inaugurada nesse dia 30 de Janeiro, ainda funcionará com o mobiliário antigo, tendo em vista o lento processo licitatório, porém por pouco tempo, pois brevemente serão trocados todos os móveis e equipamentos feitos sob encomenda através de estudos técnicos de soluções ergonomia, beneficiando os empregados, o que acontecerá em todas as agencias de Correios do Brasil a uma custo final de três bilhões de reais, isto até o ano de 2012.
Esta reforma com a ampliação veio depois de 77 anos de inaugurada aquele prédio e era muito esperada pelos empregados, principalmente os Carteiros que trabalhavam em um local inadequado, em face de crescimento da cidade e foi realizada de forma a não alterar o projeto inicial uma vez que faz parte do centro histórico da cidade e foi tombado por decreto governamental no ano de 2001.
Ainda tenho em minha memória o velho Ribinha, único Carteiro da cidade, montado em sua velha bicicleta, fazendo seu malabarismo nos dias feiras, com uma mão no guidão da bicicleta e a outra a segurar um maço de cartas. Naquela época sabia-se de "có e salteado" o endereço dos moradores da cidade. As correspondências eram entregues em qualquer lugar onde o destinatário costumava frequentar e não necessariamente em seu endereço. Ribinha (José Ribamar Veríssimo), só para lembrar, trabalhou nos Correios de Pombal do dia dois de agosto de mil novecentos e cinquenta e dois a vinte e nove de fevereiro de mil novecentos e oitenta e quatro.
*Escritor pombalense.
INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA AGENCIA DOS CORREIOS DE POMBAL INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA AGENCIA DOS CORREIOS DE POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/21/2009 05:52:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion