banner

JORNALISMO SÉRIO E RESPONSÁVEL

MACIEL GONZAGA*
Um assunto por demais delicado, que ainda não foi abordado com a devida seriedade pela chamada grande imprensa, mas que merece ser questionado com mais profundidade para que se possa separar o joio do trigo. Trata-se indiscutível a proliferação dos blogs e sites no mundo moderno, onde o uso de ferramentas tecnológicas passou a ser imprescindível no dia a dia das pessoas de todas as classes sociais. Essa tendência é uma realidade hoje, já que ter um ou mais computadores em casa será tão normal quanto a aquisição de eletrodomésticos como geladeiras ou televisores.
A informação on line chegou para ficar e tende, pois, se expandir além do que viermos a imaginar. Entretanto, e sem a preocupação de estar cometendo qualquer injustiça, deveria haver determinados limites a serem obedecidos para os que utilizam da nova tecnologia, não na expressão do seu pensamento ou na emissão de opiniões ou de narrativas sobre o que ocorre à sua volta. Refiro-me, sobretudo, aos inescrupulosos que se dizem valer de informações “quentes” e que se aproveitam desses novos mecanismos para ludibriar, macular, ultrajar e até para ameaçar de extorsão os que supostamente atravessam seu caminho. Muitos não são jornalistas ou radialistas. Nada sabem sobre a ética profissional, nem muito menos têm o menor compromisso com ela. Aliás, a nossa profissão, como as demais, não está imune ao pecado da safadeza e do mau caratismo, mas é inquestionável que a grande maioria exerce a atividade com consciência e respeito à sociedade.
Um weblog, blog, ou caderno digital é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blog e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. No nosso caso aqui, PORTAL CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO, é um exemplo para a cidade de Pombal, a Paraíba, o Brasil e o Mundo de seriedade, responsabilidade, ética e profissionalismo.Quero esclarecer que a minha função, nesse exato instante, é de completa isenção em relação aos blogueiros, embora reconheça que esteja sendo impulsionado pela razão e pela emoção. Mas, é inadmissível que se use os meios que se tem para fins escusos e intoleráveis.
*Jornalista, Advogado e Professor. Natal – RN.
JORNALISMO SÉRIO E RESPONSÁVEL JORNALISMO SÉRIO E RESPONSÁVEL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/24/2009 07:26:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion