banner

SÁ CAVALCANTI: O MAIOR PREFEITO DE POMBAL

SÁ CAVALCANTI (Foto Arquivo Verneck)
MACIEL GONZAGA*
Não é novidade que os administradores públicos, em geral, e os prefeitos brasileiros, em particular, devem agir de acordo com a lei e sujeitar-se a oportuna e regular prestação de contas perante a sociedade e órgãos especializados destinados a esse fim. Lamentavelmente, aqui no Nordeste, estima-se que praticamente todos os ex-prefeitos estarão sendo questionados, na Justiça, no Tribunal de Contas ou pelo Ministério Público, ainda que por intermédio de inquéritos civis, por mau uso do dinheiro público.
Pois bem! No tempo da minha adolescência, na década de 60 em Pombal, ouvi muitas vezes a minha avó Bernardina Francisca do Livramento (Dona Bernardina, como era conhecida), que chegou a esta cidade em 1933, dizer: “O maior prefeito que eu conheci em Pombal foi Sá Cavalcanti”. Resolvi, então, abordar este assunto em artigo. Pesquisei bastante. Perguntei aos meus irmãos Massilon e Marcelina se ambos se lembravam das palavras da vovó. Marcelina nem tanto, mas “Nego” Massilon me confirmou: “Lembro sim!. Inclusive tenho conhecimento de que a nossa avó foi lavadeira de roupas da casa de Sá Cavalcanti, e sempre estava repetindo que ele foi o maior prefeito de Pombal”.
Não me contive. Procurei falar com o grande historiador Verneck Abrantes e buscar informações sobre esse homem público que, mais de 70 anos depois, dignifica a nossa cidade. Segundo “Nequinho” (gosto sempre de lhe tratar assim), em 1927 Francisco de Sá Cavalcanti, foi nomeado Prefeito Municipal de Pombal, ficando no cargo até o fim do ano de 1928, momento em que sucede a João Suassuna, no Governo do Estado, o Dr. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, que exonera todos os Prefeitos da Paraíba. Em sua primeira administração, instala a primeira Empresa de Luz de Pombal, na época a única cidade do sertão paraibano contemplada com tal beneficio.
Nasceu em 1896 na cidade de Sousa-PB. Chegou em Pombal no ano de 1921 e se casou em 1923, com Raimunda Queiroga de Sá (Dona Mirinha), filha do chefe político José Ferreira de Queiroga, ela com 14 anos de idade e ele com 27. Da união nasceram: Albaniza Queiroga de Sá, Albarosa, Albérico, Albiner, Alda, Albania e Alberuza. Quando residiu em Pombal, Sá Cavalcanti tinha uma loja para comercializar tecidos, chapéus, sapatos, bengalas e outros produtos do vestuário masculino.Em 1935, Francisco de Sá Cavalcanti é eleito prefeito de Pombal, para o período de 1936/ 1940, pelo Partido Autonomista de Pombal, assumindo a Prefeitura pela segunda vez. Derrotou Janduhy Carneiro, que concorreu e perdeu pelo Partido Progressista. Assim, Sá Cavalcanti foi o primeiro Prefeito de Pombal eleito diretamente pelo povo. Sua administração destaca-se pela eficiência do seu trabalho e honestidade. Na administração iniciada em 1936, constrói o Coreto e a Praça Rio Branco, hoje denominada de Bar Centenário e Praça José Queiroga. Edifica a Coluna da Hora, constrói a Praça Getúlio Vargas, o Açougue Público, inaugura a Usina de Luz do distrito de Malta, são criadas várias escolas primarias e o primeiro Código de Postura Municipal. Fez aquisição de um terreno e instalou um horto florestal para educação agrícola e arborização da cidade, entre outros investimentos pelo governo estadual, destacando a construção da Ponte do Areial sobre o Rio Piranhas, em 1939. Como prefeito, Sá Cavalcanti tinha como seu “braço direito” na administração (Secretário Municipal) um grande pombalense, um intelectual, homem de visão administrativa e com inestimáveis serviços prestados ao nosso município: Antônio José de Sousa, conhecido por “Toinho de Souza”, que, inclusive, o substituiu como prefeito por cerca de 30 dias, em 1940, quando Dr. Argemiro de Figueiredo é afastado da Interventoria da Paraíba, dando lugar para o novo Interventor Federal, Dr. Ruy Vieira Carneiro, o qual exerceu o cargo até 16/09/1945. Aqui abro um parêntese para afirmar que “Toinho de Souza” é o meu padrinho de batismo. O prefeito ainda delegou ao seu Secretário Municipal, organizar os limites intermunicipais entre os municípios vizinhos de Coremas, Sousa, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e Patos, sendo posteriormente, transformado em Lei Estadual.
Ao ser substituído pelo Interventor Dr. Paulo Alfeu de Miranda, que assume o cargo no dia 06/09/1940, Sá Cavalcanti viu logo todas as suas obras paralisadas, o que fez com que se tornassem mais fortes as desavenças partidárias em Pombal, conflitos de idéias e fortes discussões políticas, entre os partidários de Dr. Queiroga (José Ferreira de Queiroga) e da família Carneiro Arnaud. Assim foi que, no silêncio da noite, uma estátua de Argemiro de Figueiredo, em tamanho natural, instalada na recém construída Praça Rio Branco, foi quebrada e jogada no Rio Piancó. Meu pai, José Firmino de Luna, que tinha 23 anos na época, confidenciou-me certa vez que fez parte dessa “empreitada”.
A administração de Francisco de Sá Cavalcanti se destaca pela eficiência do seu trabalho e honestidade na aplicação dos recursos públicos. Com o seu afastamento do cargo, Pombal foi quem perdeu, observando-se que além das obras concluídas o prefeito ainda deixou grande quantidade de materiais para a construção dos mercados de Paulista, Malta e Lagoa (na época distritos de Pombal) e na cidade, para construção de um hospital, outra imensa quantidade de materiais. Sá Cavalcanti faleceu em 19/02/1968, com 72 anos de idade. Até hoje ainda é considerado o melhor Prefeito de Pombal.
*Jornalista, Advogado e Professor. Natal-RN.
SÁ CAVALCANTI: O MAIOR PREFEITO DE POMBAL SÁ CAVALCANTI: O MAIOR PREFEITO DE POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 1/31/2009 09:36:00 PM Rating: 5

3 comentários

Unknown disse...

Sou neto de toinho de Sousa,meu avô , não tinha ambição politica a forma dele era ajudar a sua terra e a sua gente.E muito obgigado pele referencia que fez a meu querido avô.

GAZETA DO SERTÃO disse...

MEU CARO CLEMILDO VC NÃO TEM QUE AGRADEÇER EM NADA A MIN POR TER POSTADO SUAS CRÔNICAS NO MEU BLOG EU QUE TENHO QUE AGRADECER POR VOCÊ EXISTI EM NOSSO MEIO E RELEMBRA GRANDES NOMES QUE EXISTIRAM EM NOSSO MEIO ARTISTICO OBG CARO CLEMILDO

waldemir disse...

clemildo valeu pela homenagen ao meu avô francisco de sá cavalcante.
sou filho da filha mais nova dele alberuza queiroga de sa serrano.

Recent Posts

Fashion