banner

SAUDADE - UMA MISTURA DE SENTIMENTOS

FRANCISCO VIEIRA*
A saudade tem o seu DIA ESPECIAL – 30 de janeiro. Contudo, ela é vivida diariamente por nós. É que, todos os dias sentimos saudade de algo que aconteceu em nossas vidas e ficaram marcadas em nossa memória, portanto, são partes da nossa história.
Segundo o sentido etimológico, a palavra saudade vem do latim: solitate, que literalmente significa solidão. Numa visão mais ampla, o termo vem de solitude ou saudar de tal forma que quem sofre é a pessoa que fica esperando alguma coisa ou alguém. Assim, entende-se como melancolia em decorrência de uma lembrança ou recordação.
Na verdade o termo saudade tem sentido bastante vasto e uma amplitude dimensional. Por conseguinte, dentro dessa abrangência, podemos encontrar a seu respeito as mais diversas e célebres definições, todas ligadas à memória como sentimento de melancolia, causada pela ausência de algo ou de alguém precioso, pelo afastamento de um lugar ou coisa importante. Saudade é em suma uma mistura de lembranças recheadas de nostalgia e suavidade, que sentimos das pessoas seguidas do desejo ardente e incontido de vê-las ou possuí-las outra vez A palavra saudade consiste num termo próprio da língua portuguesa definida como substantivo abstrato. Enquanto isso, em outros idiomas, como: inglês, francês, alemão e até mesmo no castelhano é enorme a dificuldade em defini-la ou dar-lhe um significado preciso. Dada a sua complexidade por mais que tentem não conseguem explicar o que realmente sentimos. Parece até que nós brasileiros somos privilegiados. É como se nossos sentimentos tivessem mais pureza, por isso, somente nós através da riqueza da nossa língua conseguimos defini-los. Diante, pois de tantas imprecisas definições devemos vivê-la em toda sua plenitude, lembrando sempre que o presente será saudade no futuro e que o hoje será saudade amanhã.
É evidente que a saudade se manifesta de formas diferentes e nasce de fontes diversas. Sentimos saudades de momentos vividos, pessoas distantes ou falecidas, lugares, fatos e, principalmente, de um grande amor. Em suma, não há um vivente sequer que não a tenha sentido. Seja qual for à origem da saudade ela é uma só, mesmo ditas em diferentes palavras.
A saudade é o sentimento que mais toca a sensibilidade humana. Ora alegra, às vezes maltrata. Por isso, tem sido um tema bastante divulgado em filmes, teatro, prosa e versos. Realmente tornou-se crônico, independente do gênero literário, do estilo e até mesmo do autor. Afinal, a expressividade é um sentimento pessoal onde cada um se manifesta conforme é capaz. Particularmente, embora desprovido de veia poética, destaco a poesia. É nela que se encontra a expressão mais íntima, portanto, mais profunda. Em versos, com a sabedoria própria dos poetas – privilegiados de DEUS – eles manifestam como ninguém o sentimento da alma. Eles e somente eles, conseguem unir harmoniosamente pontos divergentes, como: alegria e tristeza, amor e ingratidão, passado e presente, bem e mal.
Almejando a todos um DIA DA SAUDADE repleto de boas lembranças, ouso mencionar uma sextilha de autor para mim desconhecido. Na estrofe, o poeta evidencia o lado perverso da saudade que maltrata e corrói a sensibilidade humana. Ciente disso e extremamente cuidadoso recomenda cautela, prevenção. Senão vejamos: “Se quiser plantar saudade/ Escalde primeiro a semente/ Plante num lugar bem seco/Onde o sol seja bem quente/Pois se plantar no molhado/Machuca o coração da gente.”
Aprofundando-se na vastidão do sentido da palavra verificamos o uso da frase: “matar a saudade”. Entende-se esta expressão como sendo uma forma de designar o seu desaparecimento. É como se relembrando fatos fosse possível tirá-los da lembrança, apagá-los da memória. Entretanto, observamos que ao tentar inutilmente “matar a saudade” estamos na verdade trazendo as lembranças á tona e assim, dando-lhe mais vida. É que a saudade não morre. Apenas adormece para despertar depois e machucar nosso ego.
Bem, vou parar por aqui e me recolher ao meu relicário de saudades. Vou alimentá-la com pensamentos. Vou flutuar ao som de melodias e embriagar-me no odor de perfumes inesquecíveis. Vou imaginar fotografias, lugares, momentos vividos. Vou também reviver velhos amores, e me deleitar nos braços daquela que me conquistou ao ponto de me levar ao altar e jurar espontaneamente união indissolúvel – LENICE.
Bem, vou mesmo parar, pois já estou com saudades.
*Professor e ex Diretor da Escola Estadual João da Mata.
SAUDADE - UMA MISTURA DE SENTIMENTOS SAUDADE - UMA MISTURA DE SENTIMENTOS Reviewed by Clemildo Brunet on 1/27/2009 04:40:00 AM Rating: 5

Um comentário

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Professor Vieira

A minha saudade é do tempo em que as musicas diziam:

“As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor”
Hoje tá todo mundo “no seu quadrado” na melhor das hipóteses.

Abraços
jerdivan

Recent Posts

Fashion