banner

APLAUSOS A OCTOGENÁRIA POMBALENSE!

Mª de Almeida Silva (Foto)
Cessa Lacerda*
Vida é Amor! Amor é vida! Quando nascemos, abrimos uma página do livro da nossa vida. Inicia-se uma história única e irrepetível. História edificada pela natureza humana, fundamentada numa conjuntura de vida e amor. A vida e o amor estão presentes no nosso dia a dia. São palavras poderosas que seguem juntas enquanto o coração pulsa no peito. Edificante é o pensamento de Charlie Chaplin, que: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.
Estamos aqui, hoje, celebrando a vida de Maria de Almeida Silva, conterrânea amiga, que nasceu no sítio Cachoeira, em onze de fevereiro de mil novecentos e vinte e nove. Mulher forte que manifestou todos os passos mencionados pelo nobre pensador, cantou, dançou, riu e também chorou vivendo intensamente o lazer naquele paraíso de doçura, a bela e encantadora natureza. Filha de Manoel Francisco de Almeida e Maria Rita de Almeida, pertencente a uma família de dezesseis filhos, em que, das cinco mulheres, foi a primeira, conquistando com carinho a amizade de todos eles, sendo mais apegada a sua irmã Francisca a quem confiava os seus segredos. Na infância adaptou-se aos costumes do sítio com amor e esmero, mas na juventude não foi diferente das demais jovens, pois sonhava realizar seus ideais. Ela teve estudos esporádicos, apenas por três meses. Só saia do sítio com seus pais quando eles vinham para Pombal prestarem a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, assistindo a Missa das primeiras sextas feiras de cada mês. Eram as oportunidades que Maria usufruía para conhecer alguns jovens. Sentia um desejo forte de namorar, mas paquerava somente quando o seu irmão Inácio promovia festas de ARGOLINHAS lá no seu sítio. Ela torcia para que o irmão sempre promovesse essas brincadeiras e numa delas, conheceu Biró, verdadeiro Galã, que por ela se apaixonou. Ambos graciosos começaram a trocar olhares e sorrisos. Ficava difícil de encontrarem, pois os pais naquela época, não queriam que suas filhas namorassem a ninguém. E ai! O que resolveram? Biró, rapaz inteligente e audacioso, aproveitou uma vez para se aproximar dela dizendo que lhe amava e queria casar com ela. Planejaram a maneira de enganar os pais e tomaram decisão de fugirem. Ela saiu de casa e foi à procura dele que a esperava.
Essas, são histórias românticas e heróicas que eu muito admiro, pela aventura e coragem de conquistarem uma realização. A responsabilidade do rapaz é muito grande, de saber onde vai colocar a amada até resolverem o dia do casamento. Desta feita, Maria ficou por três meses na residência de seu Severino Gomes. Foi portanto, um verdadeiro idílio amoroso, enlaçado em quinze de outubro de mil novecentos e quarenta e seis. Após o casamento foram morar na fazenda do pai dele. Vida nova. Tudo era começo, até o amor. Conheceram-se melhor e ascenderam o amor um ao outro. Construíram a felicidade prometida aos que se amam.
É mesmo, muito bonita a história de Maria e Biró. Dois aventureiros do amor que já realizaram Bodas de Prata, de Ouro e Diamante, que são etapas de renovação do casamento. Grande Glória de Deus, difícil a muitos casais. Verdadeiro Prêmio que mereceram.
Maria, sempre foi uma mulher prendada e de muita coragem. Trabalhou por um tempo em uma Lanchonete de sua propriedade para educar os filhos. Edificou uma prole abençoada por Deus, Dedé, Birozinho, Sales e Claudio, todos formados, bons filhos e profissionais. E assim viveu muito feliz. O que faltava a Maria para complementar a sua vida? Fazer o que disse um pensador: “Tudo na vida, depende de uma idéia inteligente e de uma decisão firme."
Você Maria, além de viver os deveres de esposa, mãe e dona de casa, tomou a decisão firme de vivenciar sua fé cristã se incorporando a Pastoral dos Enfermos, na nossa Igreja, prestando o seu trabalho a Deus e aos irmãos.
Hoje, você comemora o aniversário de 80 anos. E, oitenta anos, significa “muita luz ao vento” como reza um provérbio japonês. Tanta luta, tantos dissabores, tantos objetivos alcançados, e, tantas graças e maravilhas derramadas por Deus.
Nova e bonita, mostrando que Deus derrama bênçãos sobre as pessoas que amam, permitindo a graça de nunca envelhecerem, morrem pela idade, porém morrem jovens. Parabéns! Parabéns! Pela Maravilhosa vida que você sempre soube viver!
Com muita admiração e amor prestamos esta homenagem desejando-lhe muita saúde, paz e felicidade, exaltando com entusiasmo:
APLAUSOS A OCTOGENÁRIA POMBALENSE. Homenagem dos seus verdadeiros amigos. Bibia, Cessa e filhos.
*Escritora, Poetisa e Presidenta da Academia de Letras de Pombal.
APLAUSOS A OCTOGENÁRIA POMBALENSE! APLAUSOS A OCTOGENÁRIA POMBALENSE! Reviewed by Clemildo Brunet on 2/09/2009 05:01:00 PM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Parabéns a Poetisa e escritora Cessa Lacerda, pela oportunidade de poder falar sobre uma mulher sertaneja e forte,e tambem sua amiga; que com a simplicidade e o trabalho, conseguiu construir uma familia bela e cheia de progresso; todos são pessoas de bem, isto quer dizer que o berço por eles vivido é de uma familia cristã e de bons principios. Parabéns pelo seu aniversário D. Maria, que as bençãos dos ceus recaiam sobre ti e a tua casa. Amem.

FRANCISCO FERNANDES DA SILVA JÚNIOR
(JÚNIOR DE BIBIA) PATOS PB, 10.02.2009.

Recent Posts

Fashion