banner

EXEMPLO DE VIDA DE UM AMIGO

Bibia (Foto arquivo Cessa)
CLEMILDO BRUNET*
Existe um ditado “contra fatos não há argumentos”. Neste planeta que habitamos, muitos seres humanos passam despercebidos aos olhos dos demais por viverem no anonimato. É o caso do nosso amigo FRANCISCO FERNANDES DA SILVA, conhecido popularmente por Bibia. Ele é mais conhecido pelo apelido do que pelo nome e o dia 07 de fevereiro é seu aniversário. Bibia é uma pessoa simples. Com seu carisma tem preservado as amizades e conquistado novos amigos ao longo dos anos. Não sou seu contemporâneo, vim conhecê-lo depois, trabalhando na Prefeitura municipal de Pombal, como Chefe de finanças da edilidade. Quero prestar minha homenagem a este grande amigo e peço vênia ao leitor da coluna, para transcrever na íntegra um belíssimo artigo redigido por sua esposa - Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes, sobre o exemplo de uma vida que de modo algum pode ficar no anonimato, mas que seja transparente, em conformidade com o que disse Jesus: “Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa” Mt. 5:15.
HOMENAGEM AO HOMEM ÍNTEGRO QUE ANIVERSARIA.
“Deus fez a vida para que fosse vivida e não para que fosse conhecida”. Concordo plenamente com o primeiro passo desta filosofia, não obstante saber que a vida deve também ser conhecida pela expansão social, religiosa e moral do homem na sociedade. Toda vida tem uma história! Toda história, uma conquista! Toda conquista uma admiração à lembrança encantadora de princípio, continuidade e fim.
Setenta anos de vida, significa “muita luz ao vento”, como reza este provérbio japonês. Marca um tempo de lutas, de dissabores, de tantos objetivos alcançados, e, tantas graças e maravilhas derramadas por Deus. Daí fazermos jus soar aos quatro ventos e fazer conhecida a história da vida deste homem de bem, importante para nós, esposa, filhos, familiares e amigos. É interessante narrar, e, sem dúvida nenhuma, muito gratificante ouvir falar a história de uma vida bem vivida.
Na Fazenda “Bezerro”, próxima a cidade de Pombal, Alto Sertão da Paraíba, iniciou uma linda história! Nos princípios de fevereiro de 1939, o lar do casal, Antônio Soares da Silva e Florência Almeida da Silva, já se preparava para um grandioso acontecimento, nascimento de mais um herdeiro na composição de sua prole. Foi mesmo, uma intensa sensação de prazer. Por força de circunstância gravídica e uma prevenção de parto difícil o fazendeiro fez ciente ao médico amigo Dr. Janduy Carneiro, para acompanhar o parto da sua esposa. E logo no dia 7 de fevereiro do citado ano, a parturiente apresentou sintomas de trabalho de parto, o esposo mandou avisar ao médico que havia prevenido. Este, por ser muito amigo do casal, sensibilizado com o estado da gestante, não se achou encorajado de ir fazer o parto, enviou o seu substituto, o dinâmico médico, Dr. Isaías Silva acompanhado do seu enfermeiro Bilino Queiroga, este, que por mera coincidência foi um grande amigo de Bibia. Por ser a criança robusta, a mãe foi vítima de grande sofrimento, também afetando o filho, gerando um clima forte de emoção a família. No impacto de preocupação, o eficiente médico usou de todas as técnicas favoráveis a mãe e ao filho, conseguindo solucionar um parto normal, nascendo, portanto, a décima continha do rosário do amor desse casal. O robusto garoto não chorou, e, na expressão popular, teve que apanhar nas nádegas para dar o seu primeiro grito, fato semelhante ao seu primeiro filho Júnior. Choro forte e bonito! Prenúncio de homem verdadeiro. E, por ser um garoto de características físicas e orgânicas fortes, surtiu nos genitores uma expressão: Foi o maior e mais pesado dos filhos, e, porque não dizer também, o mais bonito! Conduzido a Pia Batismal pelos pais e padrinhos, Vicente de Paulo Leite, conhecido por Major Sinhô, e dona Querubina, sua esposa, batizado que foi por Mons. Valeriano Pereira, com o nome de FRANCISCO FERNANDES DA SILVA, cerimônia realizada na Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso.
Com um tempo, o seu genitor o chamou de CHICO, e, quando lhe perguntavam qual era o seu nome, ele respondia bem explicado, é Bi-bi-a. Nome pequeno, mas de grande significação para ele que cognominou e até hoje conserva e é conhecido popularmente. Recebeu uma importante formação dos seus pais, vivendo feliz com os outros irmãos, sendo acarinhado com boa dosagem porque era caçula dos homens. Bibia passou os primeiros anos de vida na fazenda, recebendo o ar puro da natureza e aos cinco anos os seus pais foram residir em Princesa Isabel. Logo mais o seu genitor comprou uma fazenda, “AROEIRAS”, divisa com Pernambuco. Ele gostava muito de sítio, pois foi o Paraíso da sua Infância, usufruindo de tudo bom que oferecia a bela natureza, as mais apreciáveis delícias, correr livremente, passear galopando a cavalo, tomar banho de açude, deliciar frutos saborosos, ouvir os cantos dos pássaros, enfim, usufruindo de um clima atmosférico maravilhoso. Quando contava a idade de anos, os pais providenciaram os seus estudos, ingressando na escola da professora Maria Alice, sendo também esta, sua primeira fada do saber. Muito inteligente e assíduo as aulas, se preocupava em aprender rápido, as lições. Foi logo alfabetizado, passando a estudar no grupo escolar “Gama e Melo”, cursando da primeira série do primeiro grau até a terceira. Essas escolas eram na cidade de Princesa Isabel.
Gostava da prática de esportes, foi um campeão de Volley-Ball e também se divertia com jogos de pião, bola de gude, tampinhas de garrafas e brincava de peteca e soltar pipa. Inteligente e irrequieto fazia coisas para agitar as crianças, levando-as a acompanharem os palhaços que desfilavam nas ruas da cidade para ganhar uma entrada no circo. Também o mesmo processo usava para conseguir ingressos para assistir filme, a exemplo, do Gordo e o Magro. Nessa época, Afonso Mouta premiava os meninos de bons comportamentos no cinema e ele foi agraciado com um “permanente”. Foi também um bom atirador de pedras nos portões dos muros das casas, juntamente com outros colegas, somente para ver as valentias reações dos seus donos. Certa vez em ato de conquista, pegou a boneca de Socorro, sua irmã, expondo ao alvo de uma baladeira, no acerto de suas pontarias, deixando a coitada toda quebrada ou furada. Gostava muito de aperrear Socorro, irmã mais nova, para vê-la irritada. Também mexia com os animais. Possuía um jumentinho de estimação e gostando de fazê-lo irritado, foi traído por ele com fortes mordidas na coxa, deixando-o adoentado. Eram assim, as crianças e os jovens de antigamente, inteligentes, curiosos, criadoras de seus próprios brinquedos ou divertimentos. Viviam a pureza da sua fase, temiam os pais e os respeitavam. Muito diferente de hoje, pois as crianças não têm tempo para criar ou conquistar o seu espaço de inocência sendo vítimas de ocupações que prejudicam e destroem a sua pureza. O jovem transforma a melhor fase da vida com o uso de drogas e prostituição.
Bibia aprendeu as lições e o comportamento de fé com seus pais, católicos praticantes. Ajudava aos padres e como Coroinha sentiu o desejo de ser um frade, falou para os pais que ficaram radiantes de felicidade e prepararam o seu enxoval, mandando-o para o Seminário de Triunfo no Pernambuco, permanecendo por um ano, voltando a Pombal, ao gozar férias. Descobriu que não tinha vocação para engajar no convento, foi apenas um entusiasmo passageiro. Continuando os seus estudos, aqui em Pombal, sempre demonstrou boa personalidade cristã. Submeteu ao exame de seleção ao ginásio, conseguindo vitória ingressou no Ginásio Diocesano de Pombal, do qual foi também um dos fundadores, em 1954. Depois se transferiu para a Escola Agrícola de Bananeiras, permanecendo por um semestre, quando retornou a Pombal, ingressou novamente no Diocesano, concluindo finalmente o Curso Ginasial, em 1958.
Jovem que já despertava sua fase amorosa sempre apresentava motivo de não querer sair de Pombal. Vivia a sonhar, com um desejo forte de amar. Sentia a necessidade de ser útil e corresponder as suas paixões. Rapaz educado, atraente e de bom comportamento, foi alvo de muitas paixões. Só praticava atos úteis e de muito caráter. Otimista trabalhou como Bombeiro na Bomba de Gasolina do amigo Lavoisier Paixão. Soube lutar com segurança para se tornar independente. Ajudou ao pai no comércio de cereais. Foi comerciário lojista de tecidos. Trabalhou neste ramo com seu primo e cunhado Nelito, também com José Gomes Souto, José Gomes Sobrinho e Maurício Bandeira. Valendo ressaltar que em todas estas funções que assumiu, ele soube conquistar a amizade dos patrões. O trabalho para ele era uma conquista, um exemplo de coragem para encontrar condições de vencer seu ideal: Construir um lar.
Ao completar dezoito anos seguiu para João Pessoa para servir ao Exército, sendo incorporado no dia 20/06/54, e Licenciado em 28/04/60. Tempo de Serviço: Zero ano, dez meses e nove dias. Disse ele, que, “foi o maior período de formação para a vida”, expressando-se assim: “Ao incorporar-me nas Fileiras do Glorioso Exército Brasileiro, senti a diferença do mundo em que vivia, com o rigor da ordem e disciplina, sentiu a mudança de vida e do seu comportamento pela obediência praticada dentro do Quartel e fora dele”. Enfatizou ainda, que, lá aprendeu a conhecer e defender a Pátria, os seus valores a ponto de morrer por ela. Teve conhecimento das diversas armas para o trabalho de defesa. Inscreveu-se no curso de Cabo, passou, mas não havendo vaga, teria que esperar uma oportunidade. Não engajou no Exército talvez por este motivo.
Adquirindo experiência e maturidade para o Matrimônio, depois de ter passado por um Compromisso sério, Noivado por dois anos, contraiu núpcias com a premiada do seu coração, “EU”, ambos da mesma idade, 22 anos, sendo realizada a cerimônia na minha residência, assistida por Cônego Luis Gualberto, em 28/05/62, pois o meu pai se encontrava recém-operado. Construímos um lar singelo cheio de felicidade, cultuando o lindo amor. Fomos premiados com cinco filhos, assim: Francisco Fernandes da Silva Júnior, Francimar de Lacerda Fernandes, Antônio Soares da Silva Neto, Rômulo de Lacerda Fernandes e Cândida Florência de Lacerda Fernandes.
Bibia concluiu o Curso Técnico em Contabilidade influenciado por mim. Nessa época, ele se encontrava desempregado quando procurei falar com o prefeito Dr. Avelino para colocá-lo na prefeitura e logo começou a trabalhar como escriturário, depois se promovendo para outros cargos. Honrou a sua terra como funcionário condigno, fazendo tudo por todos, sem distinção de raças, posição social, religiosa, cultural e política, erguendo a sua Bandeira de pombalense amigo de todos. Sempre foi um homem social, curtindo a sua índole extrovertida, freqüentando festas e movimentos de lazer. Sempre foi coerente e honesto em todas as situações de vida. Após o nascimento de Rômulo, ele e eu, submetemos ao Vestibular, conseguindo aprovação, ele em Geografia e eu em Letras, concluímos na Universidade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, em 1980.
Na Prefeitura foi admitido por Portaria, N° 24/04/1967, após fazer uma seleção entre os funcionários. Assumiu a função de Escriturário, galgando ascensão funcional, Auxiliar de Contabilidade, mais tarde Chefe de Contabilidade e Chefe de Setor de Finanças e Diretor do Departamento de Finanças e finalmente, Secretário de Finanças. Fez um trabalho bonito e honesto, nunca recebendo reclamação de nenhum prefeito adversário ou correligionário. Declarou ele, que “nos últimos anos, sofreu decepções, descriminação funcional, até mesmo perseguições políticas por parte de alguns prefeitos”. Enfatizou ainda, que, ”minha vida é um livro aberto para fazerem pesquisas sobre qualquer assunto”. Ingressou também na Maçonaria, em 26 /05/1974. Grande Inspetor Geral. Grau 33. Assumiu todos os cargos na Loja Simbólica. “Deus, Caridade e Justiça” N° 1733. Maçon muito admirado e respeitado.
Bibia é possuidor de um Currículo admirável, de uma experiência profissional destacável e invejável. Estudar e fazer cursos foram sempre uma constante em sua vida. Citamos os mais importantes Cursos e Aperfeiçoamentos, sobretudo, na sua Área Profissional. Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras, em 1980. Curso por correspondência, de Prestação de Contas dos Fundos Federais, pelo IBAM, em 30/12/72. Curso de Capacitação para Execução do Recadastramento de Imóveis como encarregado de Unidade Municipal de Cadastramento - UMC- 10/05/1972. Curso de Departamento De Pessoal – Prático de Contabilidade, LTDA, em 1983. Curso de Desenvolvimento Integral e Extensão Cultural, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, São Paulo, em 1976. Curso por correspondência de Legislação Trabalhista e Previdenciária, pela Escola Nacional de Serviços Urbanos – ENSUR, em 1984. Curso de Contabilidade Municipal, também pelo ENSUR, em 1979. Curso de Rotinas Trabalhistas pelo NAI- Núcleo de Assistência Industrial da Paraíba, em 1975. Participou do Primeiro Seminário sobre Problemas Municipais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Municipal- Secção Paraíba, de 04 a 06 de dezembro de 1974, em João Pessoa. Participou do Segundo Seminário sobre Problemas Municipais, realizado na cidade de Cajazeiras de 20 a 30 de janeiro de 1976, pelo Instituto Brasileiro de Direito Municipal- Secção Paraíba. Foi contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito - Destaque de Atividade de Melhor Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Pombal, em 23 de novembro de 1984, pelo P.O.P. P - PB. Vale ressaltar que todos estes cursos foram consagrados com seus referidos Diplomas ou Certificados.
Bibia foi professor de alunos de segundo grau, no colégio Josué Bezerra, responsável pelas Disciplinas: Contabilidade e Custos e também Mecanografia e Organização Técnica e Comercial, deixando o contributo de sua idoneidade, na Gestão de Padre Solon e da Professora, Ivonildes Bandeira, ambos de saudosas memórias. Foi também Diretor de Expediente do colégio Mons. Vicente de Freitas, hoje, Polivalente, por dois anos. Com todas as energias e muita garra para continuar ainda o trabalho em prol da sua amada terra, afastou-se da Prefeitura por força de circunstância desagradável, requereu aposentadoria, contrariado por seu salário irrisório. A Prefeita Azenete, deferiu o seu pedido através da Portaria N° 054/96, datada de 28 de julho de 1996.
Parabéns, meu companheiro e velho amigo, pelo seu aniversário natalício, e, por esta bela história, que talvez poucos tenham contemplado. Muitas felicidades, e muitos anos de vida para vivermos unidos até que Deus nos chame para o Seu Reino Celestial! Ardentes beijos dos que tem por você, um grande AMOR: Cessa, filhos, noras e netos .. Maria do Bom Sucesso de L. Fernandes. Poetisa e escritora Pombalense.
A Bibia os nossos votos de Parabéns e de um feliz aniversário.
*RADIALISTA.
EXEMPLO DE VIDA DE UM AMIGO EXEMPLO DE VIDA DE UM AMIGO Reviewed by Clemildo Brunet on 2/05/2009 02:03:00 PM Rating: 5

4 comentários

Anônimo disse...

Clemildo, quero tambem parabenizar o Bibia pelo seu aniversário. Voce mais uma vez nos levar lembrar de pessoas que contribuiram com a juventude da nossa cidade. Professor Bibia fez a sua parte e muitos pombalenses hoje precisam saber da sua historia vitoriosa de vida

Anônimo disse...

Clemildo, quero tambem aprabenizar o Bibia pelo seu aniversário. Voce mais uma vez nos levar lembrar de pessoas que contibuiram com a juventude da nossa cidade. Professor Bibia fez a sua aprte e mutis pombalenses hoje precisam saber desse

Unknown disse...

Olá, Clemildo. Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, o qual se encontra recheado de belos textos.
Aproveitando a oportunidade, queria também felicitar o meu querido avô Bibia por mais um aniversário. No tocante ao texto de minha prezada vó (Cessa Lacerda), posso dizer que foi feita uma brilhante exposição, rica em detalhes da vida exemplar de vovô; vó Cessa, como ninguém, sabe, através de encantadores jogos de palavras e de idéias, envolver o leitor e fasciná-lo com o discorrer de suas palavras.
Tenha um bom dia.
Maria do Bom Sucesso Lacerda Fernandes Neta (Cessinha)

Anônimo disse...

Parabéns D. Cessa (mainha), a sra teve oportunidade de descrever este homem e conviver com ele como: amigo, companheiro, pai, irmão, patriota, e muitos outros sentimentos humanos. Mas como filho a senhora não teve este sentimento; e como filho eu falo.

FRANCISCO FERNANDES DA SILVA

B OM
I INCOMPARAVÉL
B BENEVOLENTE
I NTEGRO
A MOR POR DEUS, FAMILIA E PÁTRIA


Agradeço todos os dias a Deus pela oportunidade de ter nascido em um lar cristão e ter como genitor um homem desta estirpe;LIVRE DE BONS COSTUMES, TEMENTE A DEUS,AMANTE DA FAMILIA E DA PÁTRIA, um exemplo de vida ser seguido, sinto uma responsabilidade imensa perante meus filhos, por ser eu, filho deste homem. Em primeiro lugar eu me espelho em Jesus e em segundo no meu querido pai, por ser este um homem de bem e apesar de na sociedade existirem homens que a denotam com os piores exemplos, ele nunca se submeteu, nunca se expos a nenhum desvio de caratér que o fizesse despencar do conceito adquirido ao longo dos seus 70 anos. Sinto o prazer de dizer que sou seu filho, pelo bom homem que o senhor é,e pelo modelo exemplar de vida e educação a mim dirigida ao longo dos meus 45 anos.

FRANCISCO FERNANDES DA SILVA JUNIOR
PATOS PB, 06/02/2009


Em particular, quero agradecer ao amigo Clemildo, por colocar estã tão merecida homenagem a um homem simples,timido, de um valor tão alto equiparado ao da joia mais preciosa que existe na humanidade.
Rogo a Deus que o contemple com a comenda de varão perfeito.Amem.

Recent Posts

Fashion