banner

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE POMBAL VAI TOMBAR LITERALMENTE

MURO DA IGREJA – ESCLARECIMENTO...
Pombalenses, bom dia
Em relação à Polêmica construção feita nos limites da tri secular Igreja do Rosário, recebi da família proprietária do imóvel construído a informação que o terreno de fato pertence a família e que esta documentação foi apresentada aos representantes da Igreja e da irmandade dos Negros do Rosário.Da minha parte, que já peguei a polêmica nas ruas, fico na obrigação de fazer esse esclarecimento.
segue abaixo e- mail que recebi.
Jerdivan, A irmandade do Rosário juntamente com o padre já esteve com minha mãe algumas vezes, e diante da comprovação os documentos de escritura da casa onde comprova a posse do terreno ao lado não teve como argumentar qualquer ilegalidade da construção. Diga a Luizinho que ele pode e verificar a documentação com a minha mãe. Quanto ao muro ele existe desde que eu era criança, agora desde que eu existo sempre soube que aquele nos pertence.
Matriz - (uma torre comprometida)
Jerdivan Nóbrega de Araújo*
A "força da grana que ergue e destrói coisas belas" não tem piedade da nossa terrinha. Ora, não me revolta quando a natureza aterra ou muda o curso de um rio; uma árvore que cai entregando-se à força do vento também é parte da natureza. Respeito e aceito as mudanças do meio, tanto forçada pela natureza quanto da intervenção do homem na busca da qualidade de vida para a comunidade. Do universo, e somos parte dele, a única certeza são as mudanças. O que me revolta é o desrespeito e o descaso principalmente dos que são pagos para zelar, preservar e garantir o legado dos nossos antepassados às gerações futuras e assistem calados na base do não vi; não é comigo; não sei do que se trata, como vem fazendo os técnicos do IPHAEP com nossa terrinha.
Pombal padece do descaso, da falta de visão futura e da vontade dos seus filhos, principalmente dos que podem e são pagos para cuidar da cidade.
Como é belo o centro da nossa cidade: a Matriz com suas torres imponentes, as duas praças: a circular e a alongada, a Igreja do Rosário e Coreto do Centenário, cujo passeio da Praça, onde o pombalense costuma caminhar ao final da tarde foi interrompido com a construção de bares, em mais um flagrante desrespeito ao direito da maioria em favor de uma minoria.
A Rua é larga que daria tranquilo para três faixas de carros, no entanto a intenção dos idealizadores era a defesa e não a fruição do transito. Quanto mais larga a rua mais visão teriam para se defender dos grupos de bandoleiros que saqueavam as cidades sertanejas, acreditavam eles. Foi desta forma que os nossos avós legaram esta beleza de centro de cidade, que não se compara a nenhuma outra cidade paraibana.
Antes ainda tínhamos os três sobrados que já viram pó. Houve um tempo, e não vai muito longe que cada casa do centro de Pombal tinha uma história para contar. Na Rua do Comercio, por exemplo, duas casas, uma ao lado da outra, ostentavam em seus frontispícios um Menorá estilizado, denunciando a coragem de uma família judaica, os Cardoso D´Airão, que insistiam em praticar a sua crenças, mesmo em meio à perseguição religiosa. Destas duas residencias, uma ainda continua por lá, mas não se sabe até quando.
As ameaças ao centro histórico de Pombal são lentas, porém incessante e sem tréguas. A Igreja do Rosário não custará a se transformar em uma foto amarela em alguma parede de museu. Aos poucos, a insensatez avança sob o patrimônio da terrinha. A mais recente ameaça foi a construção de uma varanda dentro do terreno da Igreja do Rosário. Antes um padre inconsequente inventou de abrir um buraco para botar uma lanchonete.
O terreno da Igreja foi doado à paróquia muito antes de 1721 e é marco histórico do Primeiro núcleo colonial sertanejo. A Igreja do Rosário foi construída sob os alicerces de uma capelinha de barro e palha construída pelos primeiros habitantes em 1701, como Matriz de N. Senhora do Bom Sucesso.
Porém, pasmem, um cidadão acaba de reivindicar a posse do terreno onde se localiza a nossa Igreja e, isto nas barbas do Ministério Publico e do velho e inoperante Iphaep, construindo uma varanda que avança mais de um metro nas terras da irmandade do Rosário. Devo lembrar que a Igreja do Rosário já conta com 288 anos de construída.
Não menos grave é o que está prestes a acontecer com a Igreja Matriz, construída em 1897: Uma das suas duas imponentes torres está preste a ruir. O povo de Pombal mira suas câmeras para as torres condenadas, na esperança de ser o "felizardo" que vai gravar a bela queda da torre esquerda da nossa matriz, afinal, é o que se pode fazer já que ninguém tem nada com isso.
A prefeitura interditou a rua a espera da queda; a paróquia mudou o local das missas; o IPHAEP lentamente elabora um laudo pericial para poder autorizar a reforma; o Ministério Público não tem tempo de levantar os olhos aos altos e, enquanto isso, o povo de Pombal corre dois riscos, o mais grave: contar os mortos com a queda da torre ou, o de amanhecer um dia com a sua igreja “caolha" ou” unicorne", o que dará uma imagem de descaso e abandono do patrimônio da nossa cidade
'"E eu que não creio peço a Deus por minha gente é gente humilde que vontade de chorar"
*Escritor pombalense.
Comentário de José Tavares sobre o Texto – Patrimônio Histórico de Pombal Vai Tombar Literalmente...
O texto seria belo se a realidade não fosse tão trágica. De qualquer modo ficou registrado o seu protesto e sua indignação, que também as faço minhas. Tudo se resolveria com boa vontade. Se o problema é falta de recursos financeiros, já que o Poder publico não está nem aí, bastava um pouco de esforço para paróquia de Pombal liderar uma campanha de arrecadação de fundo, não tenho duvidas que a população de Pombal iria contribuir, mas infelizmente somos um rebanho sem pastor. Nessa hora podemos sentir o quanto Padre Solom, Cônego Oriel, Monsenhor Vicente e Monsenhor Valeriano fazem falta. Deus tenha piedade de nós!
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE POMBAL VAI TOMBAR LITERALMENTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE POMBAL VAI TOMBAR LITERALMENTE Reviewed by Clemildo Brunet on 2/02/2009 10:16:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion