banner

7 ANOS SEM O DESBRAVADOR DE NOSSA HISTÓRIA...

Wilson Nóbrega Seixas (Foto arquivo)
CLEMILDO BRUNET*
Há 7 anos, mais precisamente no dia 11 de março de 2002, faleceu na capital do Estado da Paraíba, Wilson Nóbrega Seixas, historiador pombalense, porque não dizer o desbravador da nossa história. Ele é descendente do tronco “Seixas, Aseixas, e Azeixas em Portugal, Brasil, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos”, cristãos novos fazendo história desde o século XVI. Nasceu em Pombal a 15 de julho de 1916, filho primogênito de Newton Pordeus Rodrigues Seixas e Natália Nóbrega Seixas e irmão de Hedy Nóbrega de Araújo casada que foi com o coronel da PM Sebastião Calixto de Araújo, Newton e José Hely, que faleceram crianças, Maria das Graças esposa de Severino Vieira de Queiroga; e Maria de Lourdes.
Wilson Seixas casou-se com Zélia Carneiro Arnaud de família tradicional de Pombal e de grande projeção no Estado da Paraíba, filha de Dr. Chateaubriand de Sousa e Dalva Carneiro Arnaud, esta irmã do Senador Ruy Carneiro e do Deputado Federal Janduhy Carneiro. Eram cunhados de Wilson Seixas, dentre outros, o ex-Deputado Federal e ex-prefeito da capital Antonio Carneiro Arnaud, e o desembargador Raphael Carneiro Arnaud. Da união de Wilson e Zélia nasceram os seguintes filhos: Antonio Chateaubriand (Odontólogo), José Wilson (Arquiteto) e Ligia Maria (Psicóloga).
É muito importante que se diga alguns fatos relacionados à vida deste historiador e escritor pombalense. Em 1948, ao se formar em Odontologia pela Faculdade de Recife, Wilson Seixas veio para Pombal, instalou sua clínica Odontológica e fundou a Sociedade de Proteção e Amparo as Mães e Crianças carentes, entidade que tinha por objetivo educar as pessoas sobre a necessidade da higiene bucal. Construiu um Edifício no centro da cidade, o qual deu o nome de Edifício “Maringá” que serviu de sede a instituição. Foi nessa época que deu início a atividade de pesquisador, tendo sido grande colaborador com os seus escritos no Programa “A Voz dos Municípios” apresentado pela Rádio Borborema de Campina Grande.
Em 1962, nas comemorações do centenário de Pombal lançou a primeira edição do livro “O Velho Arraial de Piranhas” que teve grande repercussão, ensejando o seu ingresso no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Em sessão solene tomou posse em 18 de março de 1965, ocasião em que foi saudado pelo jornalista e historiador Octacílio Nóbrega de Queiroz. Fez parte da Diretoria do instituto ocupando vários cargos e de algumas comissões de estudo. 68/71 – Bibliotecário-arquivista, 71/74 Bibliotecário, 74/77 Secretário Geral, 77/80 Tesoureiro. 80/83 Membro da Comissão de História e Arqueologia, 83/86 Membro da comissão de Geografia e Ecologia, 86/89 Secretário Geral, 89/98 Membro da comissão de Geografia e Ecologia e 1998/2001 Membro da Comissão de História e Arquelogia.
Wilson Seixas em suas pesquisas sobre município de Pombal desmistificou versões de outros autores no que diz respeito à fundação, emancipação e aniversário de Pombal, restabelecendo a verdade sobre as três datas importantes da história do velho arraial de Piranhas. Ao ter em mãos o resultado dessas novas pesquisas admitiu ter cometido um erro na primeira edição do livro “O Velho Arraial de Piranhas”. Resolveu reescrever a história em outro livro com o mesmo título, momento em que sua saúde foi agravada no manuseio de documentos antigos. Infelizmente, o autor do Velho Arraial de Piranhas não pode está presente ao lançamento da obra reeditada, pois já havia falecido.
Como conseqüência dessa nova realidade da nossa história, a Câmara Municipal de Pombal fez mudança na Lei Orgânica do Município, restabelecendo as datas comemorativas desde a fundação, emancipação política e elevação a categoria de cidade. Pode-se dizer que este foi um dos maiores contributos que Wilson Seixas deixou para conhecimento das gerações vindouras.
Agora falta tão somente o reconhecimento do nosso parlamento mirim, tomar a iniciativa de dar o nome a um logradouro público a este pombalense que na sua busca incessante de pesquisador mudou de certa forma os anais da nossa história.
A Wilson da Nóbrega Seixas, a nossa eterna saudade no sétimo ano de seu falecimento.
*RADIALISTA.
7 ANOS SEM O DESBRAVADOR DE NOSSA HISTÓRIA... 7 ANOS SEM O DESBRAVADOR DE NOSSA HISTÓRIA... Reviewed by Clemildo Brunet on 3/12/2009 04:21:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Clemildo, que bom você colocar a matéria sobre o Historiador Wilson Seixas, porque alem de desbravador, sempre foi um gentleman, um homem educado, fino e que conviveu conosco, D. Cessa BIBIA; ele e D. Zélia desfrutam de um laço eterno de amizade com nossa familia.
Francisco Fernandes da SIlva Júnior
Patos PB, 16/03/2009

Recent Posts

Fashion