banner

DIABETES - CUIDADO, VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO!

Mª DO BOM SUCESSO LACERDA FERNANDES NETA*
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes, que já afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, consiste em uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina de forma suficiente ou o organismo não utiliza esse hormônio adequadamente.
Considerado ainda um conjunto de distúrbios endócrino-metabólicos caracterizados por aumento da glicose sangüínea, o diabetes vem aumentando de maneira alarmante nos últimos anos, com destaque para a alta incidência em crianças e adolescentes, conforme a IDF (Internacional Diabetes Federation).
A insulina é um hormônio sintetizado ao nível das células-beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Tal substância permite às células do organismo a captação de glicose (fonte energética) e sua posterior utilização, o que se dá através de receptores específicos. A ausência de insulina provoca um aumento na quantidade de glicose sangüínea – hiperglicemia – (pois esta não estará sendo utilizada pelas células) fato que caracteriza o diabetes.
Existem alguns tipos de diabetes, podendo ser destacados: tipo 1 (auto-imune), tipo 2 (redução da secreção de insulina, ou diminuição da ação do hormônio sobre os receptores específicos, o que caracteriza um quadro de resistência insulínica) e gestacional. O diabetes tipo 1, causado pela destruição das células produtoras de insulina no pâncreas, corresponde a 5%-15% dos casos; ocorre geralmente em crianças e adolescentes, com início repentino; nesse caso, o paciente necessita de injeções diárias de insulina. Já, o diabetes tipo 2 diz respeito a 85%-95% dos casos, acomete normalmente pacientes com mais de 40 anos de idade, podendo ser ou não necessário o uso de insulina; geralmente, é assintomático, demorando a ser detectado. No geral, a sintomatologia do paciente com diabetes é caracterizada por sede intensa, sudorese profusa, aumento da diurese, fome excessiva (polifagia), podendo evoluir para quadros mais graves.
Atualmente, em virtude do sedentarismo, da obesidade associada a péssimos hábitos alimentares, o número de jovens com diagnóstico de diabetes tipo 2 tem aumentado. Segundo Monteiro et. al. (2000), entre 1988 e 1996, observou-se um aumento do consumo de ácidos graxos saturados, açúcares e refrigerantes, em detrimento da redução do consumo de frutas, verduras e legumes (nas regiões metropolitanas do Brasil). Além disso, de acordo com Prentice & Jebb (1995) e Manson et. al. (1991), o sedentarismo é considerado importante fator de risco para obesidade e também para o diabetes.
Um dos maiores problemas é a descoberta da doença tardiamente, em especial no diabetes tipo 2, após aparecimento de alguma intercorrência, sendo uma das mais comuns o pé diabético. O paciente apresenta alguma ulceração que não cicatriza, por exemplo. Um paciente com histórico familiar de diabetes precisa estar atento, pois as chances de desenvolver a doença são maiores. Existem várias complicações acarretadas pelo diabetes, principalmente, danos à microcirculação. Problemas visuais (retinopatia diabética), cardíacos, cerebrais, renais (com destaque para a insuficiência renal), do trato gastrintestinal, dos nervos periféricos e até amputação de membros pode ocorrer em decorrência do diabetes.
Diante de tais riscos, é importante se prevenir. Reduzir a ingestão de açúcares e praticar exercícios físicos são boas maneiras de evitar o aparecimento da doença. Estudos mostram que o controle de peso e o aumento da atividade física diminuem a resistência à insulina, reduzindo as chances de se desenvolver o diabetes (Pan et. al., 1997). Resultados do Diabetes Prevention Program (Programa de Prevenção ao Diabetes) demonstraram uma redução de 58% da incidência dos casos de diabetes por meio do estímulo à dieta saudável e à prática de atividades físicas. (Diabetes Prevention Program Group, 2002). Caso o diabetes já tenha surgido, o controle rigoroso da glicemia se faz necessário.
Você diabético, cuide-se, evite maiores constrangimentos; e você que não tem essa patologia, previna-se, mantenha hábitos saudáveis! Quando negligenciado, o diabetes pode se tornar um pesadelo na vida de um ser humano. Pense nisso! Para maiores esclarecimentos, consulte um médico endocrinologista.
Em caso de dúvida, e-mail para contato: sucessomed@hotmail.com
* Acadêmica do 6º período de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande.
DIABETES - CUIDADO, VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO! DIABETES - CUIDADO, VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/15/2009 03:38:00 AM Rating: 5

2 comentários

Anônimo disse...

Parabéns, Cessinha pelo desempenho no seu curso, e pela preocupação com cada patologia, estudando e escrevendo, com intuito de informar e tentar orientar na prevenção de doenças que asolam a humanidade, você tem sido uma benção em nossas vidas; pelo carinho, dedicação e pela responsabilidade que assume diante de seus compromissos, sei que sera uma profissional na medicina muito brilhante, porque desde criança, tinha este desejo, e ao desenrolar da sua vida até agora os 20 anos, tem sido de muita vitória em todos os campos; quero que os ensinamentos: morais, cristãos e humanos, que tem no seu berço, sejam para sempre e seja um legado vivo para que possa trilhar o caminho da virtude e do bem. Um beijo no coração.
Francisco Fernandes da Silva Júnior
Patos PB, 16/03/2009.

Anônimo disse...

Amigo Clemildo, oramos pela sua saúde; pedimos ao pai pelo seu restabelecimento e recuperação. Confia no senhor, porque ele é o Médico dos médicos. Amem.
Francisco Fernandes da Silva Júnior. Patos PB, 17.03.2009

Recent Posts

Fashion