banner

DR. ELISEU: O BOM SAMARITANO!

Dr. Eliseu - Urologista (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
Costuma-se dizer que este mundo é imenso; mas, diz-se também que ele é pequeno. Quase tudo gira a nossa volta! Dr. Eliseu e eu não somos contemporâneos. Ele ainda garoto morando no sítio Pitombeira Município de Pombal nos idos dos anos 80, ouvia a minha voz através da Rádio Maringá de Pombal AM, no Programa “A Tarde é Nossa” (programa esse no gênero musical brega romântico). Eu não o conhecia naquele tempo, entretanto, ele já sabia de minha existência. O rádio tem essa magia, você não vê a imagem, ouve apenas a voz e com isso quem está em casa apenas imagina como são os traços fisionômicos da pessoa que está falando. Hoje, depois de conhecê-lo pessoalmente e nos tornado amigos; sempre que o visito em sua clínica seja para uma consulta ou não, ele por sua bondade relata essa história de seu tempo de menino, me deixando mais ainda lisonjeado, quando declara que é meu fã desde “A Tarde é Nossa”.
O dia 28 de março é uma data importante para o Dr. Eliseu. Trata-se de seu aniversário. Foi precisamente nesta data no ano de 1968 que ele nasceu às 4 horas da manhã na Comunidade Cachoeira Município de Pombal. Filho do casal Francisco Fragoso de Sousa e Iracê de Melo Fragoso. Uma família constituída de onze irmãos. A sua infância começou no cultivo da lavoura no Sítio Pitombeira junto aos seus dez irmãos. Mas a vontade era vencer e avançar nos estudos, preparando-se para o futuro. Sentindo-se vocacionado para a medicina, foi à alternativa que escolheu entre ser Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana ou o exercício da Odontologia.
Mas, para que chegasse a ser médico, o garoto do sítio Pitombeira teve que ralar muito. Foram anos e mais anos a fios, e desses, em alguns, foi necessário trabalhar por conta própria para manter seus estudos. Em 1991, Eliseu José de Melo Neto – (este é seu nome de batismo), se submetia a dois vestibulares em Campina Grande. Odontologia na UEPB e Medicina na UFPB. Foi aprovado em ambos.
Quem não ouviu falar na história do bom samaritano contada por Jesus? Lucas 10:25-37. O pontual dessa parábola é identificar o próximo e usar de misericórdia para com ele. Foi um intérprete da Lei que levantou a questão, perguntando: Quem é o meu próximo? E Jesus contou esta história: Um homem descia de Jerusalém para Jericó, acha de cair em determinado trecho da estrada nas mãos de salteadores. Roubaram-lhe tudo e ainda por cima o espancaram, deixando-o quase morto.
Por aquele lugar passa um representante da religião, vê o viajante caído e toma distancia do moribundo. Em pouco tempo também passa por ali um que representa a lei. Procede do mesmo modo que o anterior.
Em seguida quem passa é certo samaritano, não tem posto de hierarquia na religião ou exercício de autoridade, nem tão pouco sabe interpretar a lei. Compadecido, aproxima-se do viajante caído, aplica óleo e vinho em seus ferimentos, o coloca em seu animal e o leva a uma hospedaria pagando a despesa. Em seguida recomenda ao hospedeiro que cuide bem daquele homem, declarando que na volta pagaria outro gasto a mais. No final Jesus pergunta: “Qual desses três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos malfeitores”? A resposta do intérprete da lei foi: “O que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus respondeu: “Vai e procede tu de igual modo”.
Este é o proceder do bom samaritano: Usar de misericórdia para com o seu próximo. Ainda que não o conheça. Não importa se esse próximo, é desta ou daquela religião ou se pertence a este ou aquele partido político, se é plebeu ou nobre, se mora em choupana ou no palácio. É fazer o bem sem olhar aquém.
Dr. Eliseu pródigo no saber da ciência sob o juramento de Hipócrates, na sua atividade diária tem sido esse samaritano, pois como médico humanitário, zela e cuida de seus pacientes não só na hora da consulta, mas também no acompanhamento. É de sua índole aliviar a dor e o sofrimento de seu próximo. Quantos dos nossos patrícios já foram a sua procura e atendido prontamente? Quantos já não passaram pelo o seu bisturi e obtiveram sucesso? Muitos e muitos.
Cerca de alguns anos atrás - Pombal não tinha um médico nessa área complexa da medicina que é a Urologia – “Parte da medicina que se ocupa das doenças dos rins que demandam intervenção cirúrgica e das doenças dos demais órgãos das vias urinárias” (Aurélio). Nessa área, muitos dos nossos conterrâneos iam buscar tratamento lá fora.
Em seu exercício de médico, o Dr. Eliseu realiza atendimento nas seguintes localidades: Clínica Santa Cecília em Pombal, Odontoclínica em Catolé do Rocha, Clínica Santa Bárbara em São Bento, Centro Clínico “Dr. Avelino Elias de Queiroga” em Pombal, Hospital e Maternidade de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte e no Hospital Regional de Patos “Janduhy Carneiro” como urologista desta unidade hospitalar. Nesses locais o atendimento do nosso bom samaritano atinge a média de 500 pacientes mensais.
Como se não bastasse, apesar das dificuldades, tem sido constante a luta do Dr. Eliseu em prol da abertura do Hospital e Maternidade “Sinhá Carneiro”, cuja obra, desde o ano passado está com a maior parte de sua reforma concluída. No momento estão sendo feitos os serviços de acabamento da lavanderia e da cozinha. Ele acredita que “ainda este ano esta unidade hospitalar”, haverá de abrir as suas portas para atender a população de Pombal e Municípios circunvizinhos. Só assim será ampliada a rede de hospitais desta região no que vai beneficiar em muito a saúde de nossa gente.
Entre as inúmeras preocupações desse nosso urologista e bom samaritano, é o cuidado que ele tem para com os idosos. Por este motivo em 2007 fez parte da primeira turma de pós graduação em Geriatria da Paraíba, curso esse que prepara o profissional no tratamento médico que deve ser dispensado a pessoa nessa faixa de idade.
Como prestador de serviço na medicina Dr. Eliseu tem cumprido fielmente sua tarefa, executando ações pertinentes a do bom samaritano da parábola de Jesus. Aplica a dosagem certa do medicamento curando as feridas do paciente aliviando seus sofrimentos, numa demonstração sobre tudo - de amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.
Parabéns Dr. Eliseu. Que Deus o cubra de bênçãos neste e em outros aniversários!
*RADIALISTA.
DR. ELISEU: O BOM SAMARITANO! DR. ELISEU: O BOM SAMARITANO! Reviewed by Clemildo Brunet on 3/26/2009 12:40:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion