banner

PONTUAL FEMININO: INTUIÇÃO OU CURIOSIDADE?

Foto ilustrativa
CLEMILDO BRUNET*
A cada 8 de março fico a me perguntar o que falar sobre mulher. O que elas pensam, quais são seus planos, modo de vida, trabalho, formação, casamento, esposo, filhos etc. Por favor, vocês mulheres não me levem a mal se em algum tópico do que escrevo venha tocar suas sensibilidades - sentindo-se ofendidas. Não é nada disso, apenas especulações do cotidiano sobre mulheres, assim como não é negada a elas, a manifestação de pensamentos em relação aos homens. Essa guerra de sexo, no bom sentido, sempre existiu. O mais importante é que ambos (homem e mulher), no final de tudo acabam-se entendendo, e a Lei maior os coloca em pé de igualdade no meio social.
A mulher de modo algum poderia ficar fora do contexto da vida do homem. No relato bíblico está explícito que um é o complemento do outro e vice-versa. Senão vejamos; quando Deus terminou a obra da criação e viu que tudo quanto tinha criado era bom; diz a bíblia no Gênesis capítulo 1:26,27 “Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. E completa o texto: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
Homem e mulher obra prima da criação de Deus. A bíblia narra para o entendimento humano o modo como o homem foi formado: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”. Gn.2:7. Mas também mostra para nosso conhecimento como a mulher foi feita. “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas, transformou-a numa mulher e lha trouxe”. E disse o homem: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa. Porquanto do varão foi tomada” Gn.2:21-22. Embasada nessa assertiva o poeta se inspirou para escrever a declamação que se encontra na música “Mulher Governanta” interpretada pelo cantor Silvinho que foi sucesso nos anos 60.
“Se Deus fez a mulher, Deus não a fez da cabeça do homem, para que ela não se julgasse sua soberana. Deus não a fez dos pés do homem, para que o homem não a fizesse sua escrava. Deus fez a mulher da costela do homem. De uma costela bem perto de seu coração, para que ela fosse amada e amparada por ele. A mulher não é rainha nem escrava, Deus a fez companheira do homem”.
Por que será que a serpente procurou a mulher e não o homem, para travar o diálogo sobre o fruto da árvore da ciência do bem e do mal? Li certa vez em um artigo sobre mulher, que elas são sensíveis ao ouvir palavras amáveis e deixam-se levar pela lábia dos homens, dócil, são conduzidas ao ponto desejado por eles. Quer dizer, com raras exceções, a mulher é fascinada pelo raciocínio do interlocutor. Já os homens são conquistados pelo o olhar delas.
Muitas vezes, a semelhança de Eva, a conversa desperta no ser feminino a vontade de conhecer o desconhecido e sua curiosidade é avultada para saber os segredos e mistérios que foram descritos para ela. Por outro lado, há na mulher, aquilo que elas chamam de intuição feminina, tendo pressentimentos que acabam dando certo. No modo de direcionar a intuição, a mulher vai à busca da verdade de seu discernimento.
Em geral povoa no pensamento feminino a vaidade de ter uma pele bem cuidada, os cabelos alinhados e o guarda roupa cheio de peças sob medida ditadas pela moda. Toda essa preocupação faz com que haja uma concorrência não com o sexo oposto, e sim com elas próprias. A mulher gosta de olhar em detalhes como as demais se vestem, provocando uma concorrência entre a espécie, para que ela seja vista como a mais gostosa, a mais bonita etc.
Por fim, a mulher gosta mesmo de se vestir bem, ela pensa no seu bem estar, no seu conforto e com toda razão. Seu visual não é para impressionar os homens, pois os mesmos não ligam pra isso. Para comprovar o que digo, quando passa uma mulher, os homens olham para outros detalhes, não querem saber se tal blusa combina com a saia, ou o cinto com o sapato.
Faz parte do perfil da mulher ser delicada e com isso muita gente se engana em pensar que ela é frágil. Pelo contrário, além das obrigações com o seu trabalho fora de casa, sobre ela pesa a responsabilidade de cuidar bem do seu lar, do seu esposo e dos filhos, sendo a coluna central de sustentação e equilíbrio para o bem ou para o mal. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derriba”. Pv. 14:1.
Certa vez um homem contou para o seu amigo sobre a discussão que havia tido com sua esposa. Ele comentou: “Oh, como eu fico irritado. Toda vez que nós temos uma discussão, ela fica histórica”. O amigo lhe disse: “Você quer dizer histérica” “Não”. Insistiu ele, “eu quero dizer histórica”. “Toda vez que discutimos ela busca tudo o que pode do passado e lança contra mim”. Parabéns mulheres! Salve 8 de março - Dia Internacional da Mulher.
PONTUAL FEMININO: INTUIÇÃO OU CURIOSIDADE? PONTUAL FEMININO: INTUIÇÃO OU CURIOSIDADE? Reviewed by Clemildo Brunet on 3/05/2009 09:25:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Bem oportuno o amigo Clemildo tecer linhas e descrever todo o universo feminino, usando textos biblicos, o cotidiano, e até uma boa dose de humor.
O meu desejo é de parabenizar a todas as mulheres e dizer para elas o quanto elas são importantes para nós homens; pelo desempenho como filhas, esposas, mães, empresarias, donas de casa, que têm um turbilhão de dificuldades, mais não desistem, fazem tudo com amor e dedicação.

PARABÉNS MULHERES,PELO DIA DEDICADO A VOCÊS. EM ESPECIAL EU PARABENIZO D. CESSA LACERDA, MINHA MÃE, ZENEIDA FURTADO, MINHA ESPOSA E CESSINHA, MINHA FILHA.
AI DE NÓS SE NÃO FOSSEM VOCÊS. UM BEIJO NO CORAÇÃO DE TODAS.


FRANCISCO FERNANDES DA SILVA JÚNIOR
PATOS PB, 06.03.2009.

Recent Posts

Fashion