banner

EM QUEM PODEMOS CONFIAR?

CLEMILDO BRUNET*
As pessoas hoje em dia já não sabem onde depositar sua confiança. Em quem podemos confiar com segurança? Somos vulneráveis - que em sentido figurado significa o lado fraco de uma questão e do ponto por onde uma pessoa pode ser atacada ou atingida. Ninguém está imune a uma situação assim. Herdamos essa condição dos nossos primeiros pais quando pecaram. Somos suscetíveis; predispostos a sermos atacados ou feridos.
Eva foi seduzida pela serpente para comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim.“Vendo a mulher, que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” Gn.3:6. (desejável para dar entendimento é a expressão exata que revela que somos vulneráveis).
Alguém bate a nossa porta, vamos atender; ela nos pede alguma coisa, mas, antes de irmos buscar o que está sendo solicitado, escancaramos o portão ou a porta, e permitimos que esse alguém entre em nossa casa, sem que saibamos a sua verdadeira intenção. Certa vez assistir no JPB da TV Paraíba, uma reportagem que dava conta de um assalto praticado por bandidos disfarçados de vigilantes que pediram café em uma residência em Campina Grande, a moça ao abrir o portão deu acesso aos meliantes, houve disparos de arma de fogo ceifando a vida de uma jovem e ferindo outra gravemente.
E entre pessoas que nós conhecemos as quais depositamos nossa confiança, muitas vezes somos decepcionados com alguns que fazem parte do nosso círculo de amizade, aqueles que se dizem amigos e na verdade não o são, (na maneira como procedem). É o caso de se levantar suspeitas e ficar ressabiado. É séria a advertência do Profeta Jeremias quando afirma: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor”! Jr.17:5.
Recentemente uma hipótese levantada pelo ex-chanceler mexicano Jorge Cantaneda, fez com o Presidente cubano Raúl Castro afastasse dois dirigentes do alto escalão do regime comunista. A revista Newsweek, Cantaneda revelou que Raúl teria descoberto que seus dois subordinados, Felipe Pérez Roque e Carlos Lage, estariam tramando um golpe para tirá-lo do Poder, com o apoio do Presidente da Venezuela Hugo Chaves. Resultado: Hugo Chaves teria sido chamado a Havana a fim de desistir da idéia. O ex-chanceler mexicano disse que não tem como provar sua tese, enquanto que os supostos envolvidos não se pronunciaram sobre o caso.
Essas questões sobre confiar ou não, eram também levantadas no tempo do salmista Davi, segundo rei de Israel. “até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar” Sl .41:9. O princípio dos sofrimentos conforme registro do evangelho de São Mateus, entre outras advertências, estão nas palavras de Cristo quando diz: “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros”. Mt.24:10. Corroborando com este pensamento, o apóstolo São Paulo escrevendo a segunda carta a Timóteo, seu filho na fé, declara: “Sabe, porém, isto; nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis. Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” 2Tm. 3:1-5.
A apologia feita pelo cantor Reginaldo Rossi a música de sua autoria “Garçom” é que ela expressa um fundo de verdade comum entre as pessoas: ele indaga, “Quem que não sofreu por amor? Quem que não chorou no ombro de alguém”? E arremata dizendo, “garçom é o confessor da humanidade – Tem coisa que o homem diz para o garçom e não diz para a mulher em casa e tem coisas que as mulheres dizem para o garçom que o marido não pode nem saber”.
Os Estados Unidos, país de primeiro mundo considerada a nação mais poderosa deste planeta, não estava suscetível a ser atacada e foi. Um inimigo sem rosto chamado terrorismo agiu de modo sórdido e traiçoeiro, destruindo o que havia de mais precioso para os americanos. Agora é registrada em sua história essa crise econômica que se abate sobre os demais países.
É o drama da incerteza invadindo os dias de hoje e em tudo que se passa ao nosso redor. Homens e Mulheres não sabem mais em quem confiar. O crescimento de alguns na esfera material tem aumentado o seu individualismo, concentrando-se só na busca de interesses próprios, em detrimento do bem comum.
Ainda há aqueles que põem sua confiança em arma de fogo, na riqueza que possui, na família, em si mesmos e nos amigos e esquece-se de Deus. O salmista Davi diz: “Uns confiam em carros, outros, em cavalos, nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus” Sl.20:7.
*RADIALISTA.
EM QUEM PODEMOS CONFIAR? EM QUEM PODEMOS CONFIAR? Reviewed by Clemildo Brunet on 4/03/2009 04:45:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Caro Clemildo, a confiança é algo tão buscado no mundo atual, porque não há mais em quem confiar diante dos homens; por mais que você se dedique a alguem, lhe de confiança, seja em qualquer esfera: Desabafo, dialogo, confissão, um pedido de conselho, um aval, em tudo que possa envolver este sentimento, sempre há inumeras e variadas decepções.
Um dia viajando de João Pessoa para Patos, estava em companhia de uma Tia e ela me relatava um caso que envolvia a confiança, e eu, ao ouvi-la fiquei feliz, porque neste caso eu estava envolvido no acontecido e ela me elogiava pela confiança, pelo zelo e a discrição quanto ao fato, como tambem ela me elogiava dizendo que eu era o sobrinho mais discreto, mais confiante e que nutria por mim um sentimento grande de amizade e respeito pela postura em que eu me apresentava com relação as coisas de caratér, de moral e de confiança. Lisongeado e muito feliz, por despertar este sentimento em pessoas que são de nossa familia.
Mas como relatava sobre a confiança, que é objeto de busca intensa entre homens e mulheres neste mundo tão cheio de coisas que desprezam os valores morais e de caratér e não conseguem ser confiantes.
Aproveito as palavras do seu texto e cito o "Salmo 20.7-uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus. Esta ai o ensinamento maior, que é da palavra de Deus, CONFIAR EM PRIMICIA NO SENHOR.

FELIZ PASCOA
PATOS PB, 10 de Abril de 2.009
FRANCISCO FERNANDES DA SILVA JÚNIOR

Recent Posts

Fashion