banner

20 ANOS: UMA VOLTA AO "CORAÇÃO APAIXONADO"

Clemildo Prog. Coração Apaixonado (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
“Recordar não é viver, porque recordar é viver de lembrança e viver de lembrança é morrer de saudade” (Alcides Carneiro), “Ninguém se perde no caminho da volta” (José Américo), “Porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Moisés). As frases acima refletem muito bem a condição humana, vivida por esses homens na história da humanidade, em épocas diferentes.
Após 7 anos na Rádio Maringá AM (1982/1989) apresentando os Programas “A Tarde é Nossa e Cantinho da Saudade”, demitido sem justa causa no dia 02 de maio de 1989, tendo sido dispensado de cumprir o aviso prévio, no mesmo dia recebi convite do Diretor Administrativo da Rádio Bonsucesso - Dr. Geraldo Arnaud de Assis Júnior, para assumir a função de Editor de Jornalismo da Rádio Bonsucesso, emissora onde no dia 15 de maio de 1989, houve a estréia do Programa “Coração Apaixonado”.
Por ser um programa estilo povão e cheio de romantismo, em pouco tempo conseguiu considerável audiência a ponto de ganhar mais ouvintes no horário do que a concorrente. Coração Apaixonado, era apresentado diariamente das 13:30 às 16;00 horas e tinha como característica de abertura e encerramento a música Coração Apaixonado, interpretada por Julio Iglesias.
O Programa em sua performance não tratava apenas de tocar música atendendo a exigência do ouvinte. “Coração Apaixonado” entre duas ou mais músicas ou mesmo após o intervalo comercial, tinha algo que fazia diferença: Seu apresentador costumava ler frases que correspondiam - à paixão, ao amor, dando ênfase ao romantismo e o comportamento do romântico ante a flecha do cupido.
Assim era o Programa “Coração Apaixonado” que teve a duração de três anos de 1989 a 1992, e durante esse período por ocasião de cada aniversário, havia comemorações festivas com apresentação ao vivo dos dois principais grupos de Serestas de nossa cidade: Murmurar da Cachoeira e Talismã, estando sempre a frente da coordenação desses eventos, a professora e poetisa Mª do Bom Sucesso Lacerda Fernandes, a quem agradeço, pois o fazia com galhardia e entusiasmo.
D. Cessa no tempo do Coração Apaixonado (Foto)
Em um desses aniversários, tive a satisfação de receber do historiador e escritor pombalense Dr. Wilson Nóbrega Seixas (saudosa memória), uma carta nos seguintes termos:
AO CLEMILDO BRUNET.
Ouvindo a Rádio Bonsucesso, como costumo fazê-lo, todos os dias, tomei conhecimento de que algumas pessoas amigas e admiradoras do criador do Programa - CORAÇÃO APAIXONADO, se movimentaram para prestar ao titular desse programa, aliás, já vitorioso, por todos os motivos, pelo menos por já contar com dois anos de atividades radiofônicas, com geral aceitação e aplausos de toda comunidade pombalense.
Acompanhei, com viva emoção, toda aquela festa, sob a coordenação da professora e poetisa Maria do Bonsucesso de Lacerda Fernandes, para qual contou também com a participação dos grupos seresteiros que têm igualmente os seus programas nessa Rádio Bonsucesso, com grande audiência e repercussão por toda parte.
Justo, portanto, achei essas homenagens tributadas ao nosso amigo e conterrâneo e brilhante jornalista, Clemildo Brunet, homenagens com as quais me associo,trazendo-lhes também as minhas felicitações pelo transcurso de mais um aniversário do Programa CORAÇÃO APAIXONADO.
Foi talvez admirando as belezas de nossas aquarelas, as melodias de nossas músicas selecionadas, tão ao gosto de nosso povo, que inspirou o nosso querido Clemildo, para nos brindar, com o seu programa-CORAÇÃO APAIXONADO, diariamente, ouvido e transmitido pela nossa emissora, servindo-nos, muitas vezes, como lenitivo ao cansaço e monotonia dessa vida, que foge sempre e sempre, deixando-nos cada vez mais perto do túmulo, inevitável e sombrio.
A música, sem dúvida, apareceu com o próprio homem e através dela e dos seus instrumentos vem, por um lado, servindo para aliviar e matar as nossas mágoas, as nossas saudades, ou, por outro, traduzindo as suas maiores alegrias. Daí é que nasceu aquele adágio popular- quem canta seus males espantam.
Como invejo, meu caro jornalista Clemildo, a vida daquele casal de velhos, que todas às sextas-feiras, espontaneamente, estão presentes, a serviço da Rádio Bonsucesso, no Programa que eles mesmos colaboram e integram – SERESTA PARA TODOS. São dois seresteiros inveterados, saudosistas, que se uniram na vida, num lindo romance de amor, cuja melodia musical foi à tônica e o traço fundamental dessa união, que ainda hoje perdura, ao longo de tantos anos, cantando e vivendo, como jovens que fossem, vivendo e cantando, porque, como bem diz a sabedoria popular- quem canta os seus males espantam.
A música, sempre foi uma companheira inseparável na vida de cada um de nós, na dor e na alegria. Ela desperta em nossos corações sentimentos ocultos, guardados no recôndito de nossas almas. Ela nos traz a lembrança dos nossos entes mais querido, da mulher amada, dos parentes, dos amigos, cujas imagens povoam as nossas cabeças e se fixam, indelevelmente, nas páginas da história de nossas vidas.
CORAÇÃO APAIXONADO tem tudo isto e mais algo que não pude expressar, por deficiência física e mental. Não posso, contudo, me alongar mais. O seu Programa exige outros compromissos. Antes, porém, queira, mais uma vez, aceitar as minhas felicitações pelo transcurso do aniversário do seu maravilhoso programa, que já conta, inegavelmente, com grande sucesso, por isso mesmo justifica, plenamente, às homenagens que você recebeu, tão carinhosamente, domingo próximo passado, pelo povo de nossa terra, principalmente por todos que fazem e integram á Rádio Bonsucesso de Pombal.
Wilson Seixas.
São decorridos 20 anos do Programa “Coração Apaixonado”; hoje só lembrança e saudade em nossa radiofonia, pois teve projeção no passado, entre outros do mesmo gênero.
“Nosso amor que eu não esqueço e que teve seu começo numa festa de São João/ Morre hoje sem foguete, sem retrato, sem bilhete, sem luar e sem violão”...
*RADIALISTA.
20 ANOS: UMA VOLTA AO "CORAÇÃO APAIXONADO" 20 ANOS: UMA VOLTA AO "CORAÇÃO APAIXONADO" Reviewed by Clemildo Brunet on 5/14/2009 08:48:00 AM Rating: 5

Um comentário

Anônimo disse...

Parabéns pelos 20 aos do seu programa, este que embalava os corações dos romanticos e causava admiração nos que não acreditavam no romantismo.
Falar do romantismo é algo bom, um tema muito rico a se explorar. Hoje o romantismo é dito pelos jovens que é coisa cafona, brega, coisa de velho; o modernismo e o crescimento tecnologico, deixa de lado um sentimento raro na atualidade, mas que ainda rega muitos corações; na minha opinião todos nós somos romanticos, basta que a semente seja regada, germinará e produzirá frutos. Na minha juventude, pude conviver com alguns romanticos,meu pai, minha mãe e um rol de amigos deles, onde em muitas noites em nossa cidade e pela madrugada, em casas de amigos e muitas vezes na fazenda Alto, de propriedade dos seresteiros Bilino Queiroga e D. Lili; sob o clarão da lua que é inspiradora de poetas e cantores e em companhia de seresteiros renomados de Pombal em especial destaque como vocalistas das serestas o amigo casal Bilino e D. Lili, que faziam um coro divinal; até para mim, que, apesar de ser jovem no meio daqueles de mais idade, me causava admiração a tamanha dedicação em passar o tempo com coisas do romantismo, cantando e abrilhantando as noites Pombalenses, descontraindo os participantes e tomando umas e outras; como nos tras recordações esta Pombal do CORAÇÃO APAIXONADO.
Enquanto existir o amor na terra o romantismo jamais morrerá.

Francisco Fernandes da Silva Júnior.Patos PB, 15/05/09
(Júnior da Farmacia).

Recent Posts

Fashion