banner

NATAL ESTÁ EM FESTA: VAMOS SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2014

MACIEL GONZAGA*
O Rio Grande do Norte está em festa. Não sei quantos loucos seremos em 2014. Só sei que Natal, - “a Noiva do Sol” – está confirmada pela FIFA como uma das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014. E o anúncio, ocorrido na tarde deste domingo (31) seguido da comemoração não podia ser de maneira melhor. Ao pé do principal cartão postal do Estado, debaixo de um sol forte, centenas de natalenses foram a Ponta Negra e puderam comemorar ao ouvir que Natal estava confirmada no maior evento esportivo do mundo. É a confirmação de um sonho. Muitos não acreditavam que Natal pudesse concorrer com cidades consideradas fortes politicamente e economicamente. Mas, nós mostramos que também somos fortes. Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as outras cidades escolhidas pela FIFA. Um mega projeto orçado em R$ 300 milhões terá de sair do papel.
Mas, o investimento total é de R$ 1,7 bilhão. Para as autoridades, a maior parte dos investimentos deverá vir da iniciativa privada. O Estádio Arena das Dunas deverá começar a ser construído ainda este ano, pois terá de ser finalizado até 2012. Isso porque antes da Copa do Mundo o país sede tem que organizar a Copa das Confederações e Natal está incluída neste campeonato. Também, a cidade ganhará mudanças estruturantes para comportar um evento como a Copa do Mundo.
Além do estádio com capacidade para 45 mil pessoas, o complexo terá também shopping, centro comercial e hotéis, sendo que o empreendimento será gerido pela iniciativa privada. Além de estar em sintonia com várias empresas estrangeiras, a localização de Natal também permite que a cidade possa ser usada como porta de entrada para visitantes oriundos da Europa e da África, pois estamos a menos de sete horas de viagem do continente europeu e somos o ponto mais próximo do africano. Por conta dessa proximidade, aliada às belezas naturais da região, Natal é um grande pólo turístico. No ano passado, foram mais de dois milhões de visitantes, de acordo com o Comitê Executivo da cidade para a Copa de 2014, e a expectativa é que esse número suba para três milhões em 2010. Para comportar esse contingente, a capital potiguar prevê investimentos privados para quase triplicar o número de leitos oferecidos: de 26 mil para 65 mil, auto-suficiência energética até 2010; melhoria da acessibilidade para pedestres; construção de um novo Aeroporto Internacional, cujas obras já foram iniciadas; investimento em armamento, viaturas e contratação de pessoa; além da duplicação das principais vias completam o projeto de Natal. A cidade, que foi fundada em 25 de dezembro de 1599, tem hoje uma população de 798.065 habitantes; densidade populacional – 4.546,3 habt/km2; população da Região Metropolitana – 1.255.409 habitantes; IDH - 0,788 (quarto maior do Nordeste); Temperatura média - 28º C; Hospedagem - 26 mil leitos. Segundo o IPEA, Natal é um dos 15 municípios menos violentos do Brasil e a capital mais segura do Brasil.
Devido a sua proximidade com a linha do Equador, alguns dias na capital potiguar chegam a ter 15 horas de sol seguidos. Durante todo o ano não se percebem mudanças drásticas no clima (salvo exceções), tendo como resultado um inverno quente, marcado apenas por chuvas entre os meses de julho e agosto. Porém, devido a sua localização privilegiada no continente, Natal recebe ventos constantes, o que torna o clima mais agradável e que segundo um estudo feito pela NASA, a cidade torna-se a detentora do ar mais puro das Américas. Além disso, as dunas de areia funcionam como filtro natural para a água. Estamos de braços abertos para receber a todos.
*Jornalista, Advogado e Professor – Natal RN.
NATAL ESTÁ EM FESTA: VAMOS SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2014 NATAL ESTÁ EM FESTA: VAMOS SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2014 Reviewed by Clemildo Brunet on 5/31/2009 09:43:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion