banner

AOS NAMORADOS: COMO ENTENDER O AMOR?

Clemildo (Foto)
CLEMILDO BRUNET*
"O amor não se vê com os olhos mas com o coração" Shakespeare.
Inúmeras são as especulações em torno da palavra amor. Alguns, pelo despeito de não haver dado ou recebido amor diz que o amor não existe. Outros afirmam que, quem tem amor sofre. Enquanto que muitos sabendo que o amor lhes causa sofrimento, ainda amam bastante. Nós seres humanos somos dotados de variantes em nossa vida quando o assunto é amor. O amor não se explica. O amor é sentimento!
A palavra amor tem sua origem no latim. No grego é ágape, Eros, filos; designações para o amor com significados variados. Já na nossa língua a palavra amor tem um só sentido: Predisposição, desejo intenso de querer bem a outra pessoa, animal ou coisa. Sentimento definido nas palavras de Camões: “É um fogo que arde sem se ver”.
O amor mexe com as emoções, provoca e desperta forte atração física. É uma labareda que queima por dentro e faz com que se manifeste tal qual Olavo Bilac expressa em sua veia poética: “O amor me acalma e endoida, o amor me eleva e abate”.
A multiforme do amor é rotulada pelas pessoas com características próprias de suas aparências: Amor fogo de palha – amor passageiro; amor à primeira vista – o que alavanca o entusiasmo de ambos quando cruzam os olhares; amor livre – condenado pela religião e pelo casamento; amor físico – só se satisfaz com relação sexual; amor platônico – o de mil amores. E ainda existe uma compreensão sobre o amor, como zelo e carinho por alguém, ou por qualquer ser vivente; chamado - Objeto do amor.
A temática do amor tem atravessado séculos e foi por muito tempo preocupação de quase todos os filósofos gregos, partindo do princípio da relação entre os seres humanos e a determinação que governa os elementos naturais. Eros – é o amor que tem tudo a ver com a sexualidade. Normalmente compele a pessoa a manter um relacionamento amoroso continuado.
Ágape – o amor sacrifical, tem o significado de altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre de maneira despretensiosa que o faz abdicar de seus próprios interesses. Filos – o amor virtuoso, lealdade aos amigos, à família, e a comunidade, nele está incluso a virtude, a igualdade e a familiaridade.
O que mais poderíamos dizer sobre o amor? Ai de nós seres humanos se não houvesse esse sentimento. O instinto de alguns varia muito em relação ao amor. Existe aquele que escolhe erroneamente sua maneira de amar e chega a cometer absurdo em nome do amor que confessa; tira a vida da pessoa que ama e se suicida. Este não é, e jamais será em hipótese alguma o verdadeiro amor.
O Amor é dádiva divina, somos capacitados por Deus para amar; a bíblia diz: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” I Jo. 4:19. O apóstolo que escreveu estas palavras nos faz uma séria advertência sobre o procedimento do amor: “Que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas”. Jo. 3:11,12.
Finalmente o amor é o dom supremo. O caminho sobremodo excelente como diz o apóstolo São Paulo. Sem amor os sonhos são desfeitos e deixam de ser realizados, a vida não é vivida na sua totalidade, nada tem sentido. Só o amor constrói, o amor é tudo. É a raiz que produz fé e esperança, a perfeita consumação do plano de Deus.
“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece. Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. I Co. 13:4-7.
Namorados! Amem e sintam-se amados. Caminhem juntos. Vivam o amor! Conjuguem o Verbo amar com o poeta J.G. de Araújo Jorge.
Te amei: - era de longe que te olhava e de longes me olhavas vagamente... Ah, quanto coisa nesse tempo a gente sente, que a alma da gente faz escrava...
Te amava: - Como inquieto adolescente, tremendo ao te enlaçar... E te enlaçava Adivinhando esse mistério ardente do mundo, em cada beijo que te dava!
Te amo: - e ao te amar assim vou conjugando os tempos todos desse amor, Enquanto segue a vida, vivendo... e eu, vou te amando...
Te amar é mais que um verbo, é a minha lei: - e é por ti que o repito no meu canto: Te amei, te amava, te amo e te amarei!
SALVE, 12 DE JUNHO DE 2009 - FELIZ DIA DOS NAMORADOS!
*RADIALISTA.
AOS NAMORADOS: COMO ENTENDER O AMOR? AOS NAMORADOS: COMO ENTENDER O AMOR? Reviewed by Clemildo Brunet on 6/11/2009 09:05:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion