banner

AS FESTAS JUNINAS E SUAS TRADIÇÕES

CLEMILDO BRUNET*
Muito antes da chegada do Cristianismo as festas juninas já existiam. Era costume entre os romanos fazerem rituais homenageando a deusa Juno. Havia a adoração ao fogo, culto à fertilidade da terra e do homem. A história registra que as festas juninas também eram realizadas na Ásia e na África, havendo rituais que homenageavam diversas divindades e tinha também características de natureza agrária. Sobrepondo a mitologia romana chega o cristianismo, mesmo assim, os costumes na cultura do povo europeu superaram as expectativas e os povos continuaram celebrando suas festas juninas.
O termo Festas juninas é definido de dois modos. Primeiro porque os festejos ocorrem no mês de junho, já foi chamado até de festa joanina. O outro modo é porque teve sua origem em países católicos da Europa que comemoravam o São João. Foi durante o período colonial que os portugueses trouxeram essas festividades para o Brasil.
O saudoso Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, diz: “Portugal possuiu no espírito da sua população todas as superstições, adivinhações, crendices e agouros amalgamados na noite de 23 de junho, convergência de vários cultos desaparecidos e de práticas inumeráveis, confundidos e mantidos sob a égide de um santo católico” . Foi com a data do santo católico que os portugueses introduziram em nosso país, os festejos juninos que se constituiu na união dos cultos pagãos (Louvor ao fogo, a terra e à fertilidade humana).
Nesta época do ano diversos elementos sedimentam o paralelo que existe entre o profano e o sagrado, seja através dos fogos de artifícios, dos cultos aos três santos católicos (Santo Antonio, S. João e São Pedro) como na procissão do acorda povo ou nas tradições dos negros vindos da África, em suas louvações a Xangô – senhor dos raios e dos trovões.
Mesmo sendo festejada em outras partes do Brasil, a predominância das festas juninas se dá mesmo é no Nordeste. O símbolo maior da festa está nas fogueiras e nas danças como: coco, ciranda, xaxado e quadrilha - um estilo musical marcado pela contribuição proveniente das culturas portuguesas, indígena e negra. Revive ainda costumes caipiras através da indumentária que vestem e da culinária vinculada ao começo da colheita do milho.
Na Paraíba as festas juninas são comemoradas a começar da cidade rainha da Borborema – Campina Grande. Desde 1983, ocupando uma área de mais de 80 mil metros quadrados no Parque do Povo, em quatro planos distintos - os festejos juninos se estendem pelo Arraial Luiz Gonzaga, a Pirâmide Jackson do Pandeiro, Arraial Hilton Motta e o Centro de Arte e Cultura Popular. Conhecido como o Maior São João do Mundo, o evento ocorre durante 31 dias, revestido de cenografias que elevam os valores juninos combinando com características arquitetônicas e históricas da cidade.
O Maior São João do Mundo é também descentralizado para os bairros e distritos da cidade valorizando a tradição do povo, como vem ocorrendo nos distritos de Galante e São José da Mata ponto alto do evento em sua programação diurna.
Finalmente, as festas que ocorrem durante o mês de junho, são os eventos mais esperados pelos brasileiros depois do Carnaval. O calendário marca a metade do ano, e no currículo escolar o período é de férias.
O Nordeste é o ponto de convergência onde se reúne o maior número de gente de todas as partes e lugares deste país. Há uma intensa mobilização de pessoas, alguns para as brincadeiras que os festejos sugerem, outros para visitarem parentes e amigos em lugares distantes.
*RADIALISTA.
AS FESTAS JUNINAS E SUAS TRADIÇÕES AS FESTAS JUNINAS E SUAS TRADIÇÕES Reviewed by Clemildo Brunet on 6/19/2009 08:55:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion