banner

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO: CLEMILDO - O PRECURSOR DA COMUNICAÇÃO!

Maciel Gonzaga (Foto)
POR MACIEL GONZAGA*
Dileto conterrâneo Professor Vieira. A respeito do seu oportuno comentário, podemos fazer uma indagação: O que seria da comunicação pombalense sem o nosso Clemildo Brunet de Sá? Tenho plena certeza que a resposta está no artigo do digníssimo Promotor Severino Coelho Viana: “Clemildo Brunet é um ícone da informação de Pombal”. Não há outra definição.
Costumo dizer que ele (Clemildo) é um timoneiro, audacioso, tenaz... Sabedor de que a vida planetária é formada de acontecimentos provocados pelos seres humanos e pela natureza e que a sociedade tem uma história registrada pelos hábitos e posturas dos homens, ainda muito jovem, menino, viu que as ações humanas são conseqüências da formação de cada uma das pessoas, geradas pelas informações e comunicações absorvidas por elas.
Pioneiro, no início da década de 60, o menino Clemildo, em uma pequena cidade encravada no Sertão da Paraíba, sentia que o seu povo tinha a necessidade de registrar os fatos e idéias visualmente, ou seja, de “ler” as informações. Buscou, através da “Voz da Cidade”, primórdio do rádio pombalense, um instrumento de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento entre as pessoas.
Com o passar dos tempos, quando este novo milênio vem exigindo cada vez mais das peculiaridades e capacitações do ser humano, ainda mais jovem (talvez, não mais na idade, mas, sim, nas idéias), Clemildo Brunet permite a nós pombalenses - Verneck Abrantes, Jerdivan Nóbrega, Severino Coelho, Onaldo Queiroga, Cessa Lacerda, Prof. Vieira, Genival Severo e tantos outros, com o seu Blog, a possibilidade da informação ter um alcance e uma repercussão muito maiores. Aqui, temos amplas condições de poder mostrar para todo o mundo, nossas idéias e impressões sobre o cotidiano. Sabe ele muito bem que o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas.
Aqui, falo com conhecimento de causa, pois fui seu discípulo. Aprendi com Clemildo, não só ser um comunicador, mas, também, ser homem, ser honesto, ter fibra, ter ética, responsabilidade. Considero-o provedor, descobridor, um empreendedor. Até mesmo em detrimento de sua família, pois afinal, ele tinha um sonho: esclarecer, compartilhar, trocar e fazer a sua terra crescer. Esse é seu maior significado.
Jerdivan Nóbrega bem conceituou que Clemildo “não esperava era que a sua criação se transformasse em sombra de Algarobas da Praça do Centenário, onde os filhos de Pombal se encontram para relembrar os bons tempos da terrinha, homenagear amigos e moradores, contar boas histórias e estórias, mergulhar no rio Piancó, ouvir badalar do Sino da Matriz, por fim, ser feliz...”.
Neste momento, diante de tudo que já se falou sobre o Blog de Clemildo, acredito que a única coisa que podemos fazer é pedir ao Criador do Universo que lhe dê muitos anos de vida, para que ele continue entre nós COMUNICANDO SEMPRE, NÃO CALANDO JAMAIS.
*Jornalista, Advogado e Professor. Natal – RN.
COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO: CLEMILDO - O PRECURSOR DA COMUNICAÇÃO! COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO: CLEMILDO - O PRECURSOR DA COMUNICAÇÃO! Reviewed by Clemildo Brunet on 6/12/2009 03:16:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion