banner

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL.

Alberto Bandeira (Foto)
Faculdades Pioneiras: FAP / FCCP - “FUNDAÇÃO”
Artigo: Nº 001
Autor: Alberto Salgado Bandeira*
A Faculdade de Agronomia de Pombal – FAP e a Faculdade de Ciências Contábeis de Pombal - FCCP, Estado da Paraíba, mantida pela Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras – FESC, deram seu primeiro passo aos oito dias do mês de Maio de 1997, na Fazenda Vassoura desse município, onde ocorreu importante reunião com as presenças do Delegado do Ministério da Educação e Desporto – DEMEC, no Estado da Paraíba, Professor Martinho Queiroga Salgado; representante de Ensino Superior da DEMEC a Professora Giannina Faraco; Padre Solon Dantas de França – Diretor do Colégio Josué Bezerra de Pombal e, Vigário das Paróquias de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal-PB e da Paróquia de São José de Paulista-PB, representando na ocasião o reverendíssimo Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Matias Patrício de Macedo; os representantes da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC, o Diretor Padre Antonio Luis do Nascimento; o Vice-Diretor Padre Agripino Ferreira de Assis, a Coordenadora de Ensino Professora Maria Ieda Felix Gualberto.
A Comunidade pombalense foi representada pelas ilustres autoridades: Professor Olivaldo Nobre da Silva, Vice-Diretor do Colégio Josué Bezerra, Professor Expedito Joaquim de Abrantes, Médico Veterinário Alberto Salgado Bandeira, Extencionista da Emater-PB e a Professora Almira Lins Pinheiro. Na oportunidade o Delegado do DEMEC Prof. Martinho Queiroga Salgado, além de outras informações, apresentou em público resultado da pesquisa realizada junto a comunidade estudantil e sociedade em geral do município de Pombal e regiões circunvizinhas sobre a necessidade de criação de “Cursos de Graduação” e preferência popular no atendimento a essa importante solicitação. Os cursos de maior preferência foram: Agronomia, Ciências Contábeis, Enfermagem e Administração, sendo as duas primeiras as mais aceitas.
Na seqüência procedeu-se a indicação da “Comissão Provisória de Instalação” das Faculdades de Agronomia e Ciências Contábeis de Pombal, indicados e aceitos como Coordenador o Professor Olivaldo Nobre da Silva, Tesoureiro Expedito Joaquim de Abrantes, Secretário Alberto Salgado Bandeira e o nome da Professora Almira Lins Pinheiro para Assessorar a Comissão na elaboração do projeto. Para finalizar o encontro, o Delegado da DEMEC e sua equipe prestaram esclarecimentos e orientações diversas sobre os assuntos em pauta e ficou determinado que, a partir daquele momento, a “Comissão Provisória de Instalação” das Faculdades de Pombal seria responsável para gerir os trabalhos concernentes à instalação dos referidos cursos. Os trabalhos seguiram seu rumo sem interrupção até a data de novo acontecimento importante.
O segundo passo aconteceu às nove horas do dia 17 de julho de 1997 na “Fazenda Nova Betânia” município de Paulista-PB, com a realização de uma reunião com o objetivo principal de “Oficialização e Criação” das Faculdades de Agronomia e Ciências Contábeis de Pombal. Presentes à reunião, estiveram o Bispo Diocesano Dom Matias Patrício de Macedo, Presidente da Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC, Padre Agripino Ferreira de Assis, Padre Solon Dantas de França, Professor Olivaldo Nobre da Silva, Expedito Joaquim de Abrantes, Alberto Salgado Bandeira. Além do Delegado da DEMEC, Martinho Queiroga Salgado e seu substituto Professor Paulo Abrantes e Professora Giannina Faraco. Na importante reunião estavam os Prefeitos Municipais: Abmael de Sousa Lacerda, Pombal - PB; Abnete Vieira de Almeida, Paulista - PB, Ivan Olimpio, São Bentinho - PB, José Leopoldo, Jericó - PB, Cristovão Amaro da Silva, Cajazeirinhas - PB, José Eudes de Queiroga, São Domingos - PB, representado por Dr. Inácio Marinho das Chagas. Os Prefeitos dos municípios de Malta - PB, Condado - PB e Aparecida - PB foram representados pelo Professor Martinho Queiroga Salgado.
O Professor Martinho Queiroga Salgado e o Professor Paulo Abrantes ressaltaram a viabilidade da criação das Faculdades de Pombal, enquanto o Bispo Diocesano, no uso da palavra, fez referência à Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras - FESC, entidade por ele presidida, oferecendo apoio ao projeto em estudo. Na seqüência se pronunciaram o Padre Solon Dantas de França, o professor Martinho Queiroga Salgado e outros, todos demonstraram total confiança na realização e execução do projeto de instalação das Faculdades de Pombal. As Professoras Almira Lins e Maria Socorro Queiroga fizeram explanações técnicas, demonstrando as potencialidades que propiciariam a criação dos referidos cursos. A Professora Giannine Faraco fez considerações sobre as exigências legais do Ministério da Educação e Cultura.
Os Prefeitos Municipais presentes e representados admitiram a importância da criação das Faculdades para a região, oferecendo total e irrestrito apoio. O Padre Agripino e o Vereador Posidônio Fernandes do município de Paulista – PB manifestaram motivações para a continuação dos trabalhos, oferecendo apoio incondicional. Os membros da “Comissão Provisória de Instalação” Alberto Salgado Bandeira, Expedito Joaquim de Abrantes e Olivaldo Nobre da Silva se comprometeram em envidar todos os esforços no desempenho dos trabalhos. O Bispo Diocesano encerrou a reunião demonstrando satisfeito e confiante nas equipes, agradecendo a presença e o apoio de todos.
As lutas, as campanhas, as várias reuniões sucessivas, as iniciativas incansáveis do Padre Solon Dantas de França culminaram na formação da “Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico” constituída pela Profª. MS. Almira Lins Pinheiro(UEPB); Profª MS. Maria do Socorro Queiroga(UFPB); Engº Agrº MS. Felemon Benigno de Araujo Filho(EMATER-PB); Engº Agrº M.S. Inácio Marinho das Chagas(EMATER-PB); Med.Vet. Alberto Salgado Bandeira(EMATER-PB); Profª Maria Iêda Felix Gualberto(FESC); Prof. Martinho Queiroga Salgado e Equipe(DEMEC); Expedito Joaquim de Abrantes; José Felix Faustino(EMATER-PB), este, auxiliado pelo comerciante José Ednor Varela, nomeado tesoureiro da comissão.
Depois de concluído o projeto, antes do envio ao MEC, houve a necessidade da indicação da
“Primeira Diretoria das Faculdades”, para isso foram emitidas as Portarias pela FESC em 22 de outubro de 1997, nomeando para Diretor da Faculdade de Agronomia, o Padre Solon Dantas de França e Vice-Diretor Alberto Salgado Bandeira e Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis, Expedito Joaquim de Abrantes e Vice-Diretor Olivaldo Nobre da Silva.
Posteriormente, outros momentos significados e de grandes emoções foram acontecendo, um deles foi a visita de inspeção da Comissão de Verificação do Ministério de Educação e Cultura que resultou na criação legal da Faculdade de Ciências Contábeis de Pombal, através da Portaria MEC Nº 1.681 de 19 de outubro de 2000, publicada em 23 de outubro do mesmo ano e, Um ano após foi a vez da criação legal da Faculdade de Agronomia de Pombal, através da Portaria MEC Nº 334 de 23 de fevereiro de 2001, publicada em 26 de fevereiro do mesmo ano. Assim, se confirmavam as autorizações para a realização dos primeiros vestibulares das Faculdades de Agronomia e Ciências Contábeis de Pombal. Tendo a FCCP realizado o seu vestibular logo em seguida.
Para a maior satisfação de todos os envolvidos, e agora já do conhecimento de toda sociedade foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de janeiro 2002 o Edital para a realização do Primeiro Vestibular da Faculdade de Agronomia de Pombal, de acordo com a legislação vigente, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2002 e publicado o resultado oficial em 25 de fevereiro através da imprensa oficial e local, com data marcada para o início das aulas em 04 de março de 2002, desta feita, concretizou-se o “sonho dos sonhadores e de guerreiros lutadores”.
A FAP e FCCP funcionaram como Instituições de Ensino Superior Privadas até o ano 2007, passando à condição de Públicas, incorporadas pela Universidade Federal de Campina Grande por Processo de Federalização, com a criação do Campus da UFCG em Pombal, tendo como o seu primeiro Diretor o Professor Martinho Queiroga Salgado, ex-delegado da DEMEC. Nos próximos artigos será dada continuidade à história desse importante episódio de sucesso, marcante na vida dos pombalenses.
*Por Alberto Salgado Bandeira
Médico Veterinário
E.MAIL: betobandeira2@gmail.com (Membro Fundador, Ex-Vice Diretor, Administrador e Ex-Professor da FAP)
Colaboradores desta Edição:
Prof. Doutor, José Cesário de Almeida (Adequação da ABNT)
Profª. Especialista Terezinha da Silva Almeida (Revisão Ortográfica)
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL. EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL. Reviewed by Clemildo Brunet on 6/15/2009 12:57:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion