banner

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL

Faculdades Pioneiras: FAP / FCCP - “INSTALAÇÃO” Artigo: Nº 002 Autor: Alberto Salgado Bandeira*
A Faculdade de Ciências Contábeis de Pombal e a Faculdade de Agronomia de Pombal, fundadas através das Portarias do MEC Nº 1.681 de 19 de outubro de 2000 e Nº 334 de 23 de fevereiro de 2001 respectivamente, tendo como mantenedora a Fundação de Ensino Superior de Cajazeiras – FESC, entidade ligada diretamente a Diocese de Cajazeiras-PB, iniciaram a formação de vários grupos de trabalho com a finalidade de angariar recursos necessários às instalações das mesmas.
A primeira equipe foi formada para esse fim, coordenada por Padre Sólon Dantas de França com a participação de vários membros da sociedade pombalense: Espedito Joaquim de Abrantes; José Félix Faustino (Concluinte no período 2008.2 do Curso de Agronomia); Olivaldo Nobre da Silva; Alberto Salgado Bandeira; José Ednor Varela; Felemon Benigno de Araújo Filho; Maria do Bom Sucesso Fernandes(D. Cessa); Francisco Fernandes da Silva(Bibia); Terezinha da Silva Almeida; Acilon Ferreira de Lima(Nogueira); Ana de Almeida Venceslau(Anita); Maria de Assis Queiroga(D. Marieta); Diana Maria de Oliveira Assis; Adeilson Nunes de Melo(Juiz de Direito da 1ª Vara); Nadir Batista Queiroga de Almeida; João Ferreira de Almeida Neto; Antonio Fernandes da Silva (Concluinte no período 2008.2 do Curso de Agronomia); Raimundo de Almeida Martins(Raimundinho); Ana Izabel Alencar Martins; Professores e Alunos dos Colégios de Pombal; além de órgãos e instituições: Rádio Maringá de Pombal; Rádio Liberdade de Pombal; Rádio Bom Sucesso de Pombal; Rádio Opção de Pombal; Lojas Maçônicas de Pombal; Pastorais das Paróquias de Pombal; Exército Brasileiro - Tiro de Guerra Unidade de Pombal; Rotary Clube de Pombal; Rotaract Clube de Pombal; Interact Clube de Pombal.
A Campanha adotou como estratégia do Padre Solon Dantas de França, visitar os proprietários rurais de Pombal e região, no horário diurno e as residências familiares da cidade de Pombal, no horário noturno, solicitando contribuições em dinheiro, ao tempo em que as Emissoras de Rádios divulgavam em sua programação os itinerários das visitas pelas referidas equipes. Foi, na época, a primeira fonte de renda obtida pelas Faculdades de Pombal. Os Produtores Rurais, visitados individualmente, contribuíram com doações de animais Bovinos, Caprinos e Ovinos.
As Prefeituras dos municípios de Pombal, São Domingos, São Bentinho e Cajazeirinhas (gestão: 2000-2004) tiveram uma participação importante na elaboração de “Convênios” com as Faculdades. A Prefeitura Municipal de Pombal elaborou importante projeto de doação de recursos financeiros direto às Faculdades. A Câmara Municipal de Pombal aprovou a liberação dos recursos, permitindo à Prefeitura a destinação da importante contribuição que caracterizou a primeira verba pública em benefício das unidades de ensino superior de nossa cidade.
As Faculdades foram instaladas nos prédios do Colégio “Josué Bezerra”, antiga “Escola Normal Arruda Câmara” e Educandário “Nossa Senhora de Fátima”, antigo Orfanato do mesmo nome, em regime de comodato juntamente a outras unidades físicas constituídas pelas Fazendas Várzea da Serra, Várzea do Padre e o Centro Social Nova Betânia pertencentes à Paróquia São José de Paulista-PB; no município de Pombal-PB registramos a Fazenda Vassoura, cedida por Martinho Queiroga Salgado; Sítio Bom Jesus de Alberto Salgado Bandeira; Granja Granforte de José Alves Feitosa & Filhos; Granja Dois Irmãos de propriedade de Lavoisier Pereira Paixão, as duas primeiras utilizadas como Empresa Júnior com o objetivo de gerar renda para a manutenção dos Projetos, e as demais seriam destinadas à implantação de experimentos técnicos e aulas práticas das diversas disciplinas.
Estão incluídos nesse acervo os Laboratórios de Química, Biologia, Citologia e Histologia, Desenho Técnico, Solos, Sementes, Microbiologia/Fitopatologia, convenientemente instalados no Educandário Nossa Senhora de Fátima. Nos próximos artigos será dada continuidade à história desse importante episódio de sucesso, marcante na vida dos pombalenses.
Médico Veterinário*
(Membro Fundador, Ex-Vice Diretor, Administrador e Ex-Professor da FAP) Colaboradores desta Edição: (15/05/2009) Prof. Doutor, José Cesário de Almeida (Adequação à ABNT) Profª. Especialista Terezinha da Silva Almeida (Revisão Ortográfica) Maria José Leite da Nóbrega (Ex-Secretária Geral das Faculdades) Espedito Joaquim de Abrantes (Ex-Diteror da FCCP)
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE POMBAL Reviewed by Clemildo Brunet on 6/23/2009 07:59:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion