banner

HOMENAGEM AOS NAMORADOS

POR CESSA LACERDA FERNANDES*
12 de junho Dia dos Namorados!
Antes de tudo e de todos, homenageio BIBIA, meu eterno namorado com este coração vermelho que tem toda simbologia do AMOR! Este é um dia muito especial e importante. Calendário esperado com muita ansiedade por todos aqueles que se amam. É um dia associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido asas.
Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil. É uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de Bombons no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, já em Portugal a data é celebrada em seu dia mais tradicional 14 de fevereiro.
A Data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Sabemos também, que toda comemoração tem seu significado: Natal, Dia das Mães, dos Pais etc. Acreditamos que o Dia dos Namoradas tenha sido idealizado pela Mídia, pois tantos sãos os casais que se amam e se preparam para as comemorações deste dia tão importante. Pois há quem diga que este dia dos namorados no Brasil começou como campanha publicitária. Ao contrário de boa parte do mundo que comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, dia de São Vicentino. O Brasil só foi definir uma data há exatamente 60 anos, numa jogada de marketing que se tornou lendária.
Junho era um mês fraco de vendas, um hiato entre o dia das mães e o dia dos pais. Em 1949, o publicitário João Dória, que na época desenvolvia uma campanha publicitária para as hoje finadas Lojas Clipper, fixou-se no santo casamenteiro brasileiro, Santo Antônio. Como se comemora a efeméride do franciscano português em 13 de junho, Dória fixou o dia anterior como motivo para se trocar presentes entre os amantes e ainda colocou um slogan bem bacana: "Não é só de beijos que se prova o amor". A campanha teve a benção da Associação Comercial de São Paulo e, hoje, a data é a terceira mais lucrativa para as lojas - perdendo apenas para duas, o Natal e o dia das mães. As coisas são mais ritualísticas no Japão, onde as mulheres e homens dão presentes em dias diferentes - graças, mais uma vez, à voracidade dos varejistas.
Na década de 60, uma das maiores doceiras japonesas instituiu o 14 de fevereiro para as mulheres darem chocolates aos homens, sem necessariamente serem namorados ou maridos. Sem falar que a popularidade de um indivíduo é medida pela quantidade de chocolates que recebe.
O interessante é ver que cada país celebra o Dia dos Namorados de um jeito. Na Inglaterra, São Valentim virou Jack Valentina e dá doces às crianças. No País de Gales, é Santo Dwynwen que abençoa os amantes em 25 de janeiro. Na Catalunha, ao contrário do resto da Espanha, existe a festividade de São Jorge para esse fim. Na Suécia, assim como o Brasil, o "Dia de Todos os Corações" foi criado por vendedores de flores na década de 60 e é celebrado em 14 de fevereiro. Um mês depois, em 14 de março, foi criado o Dia Branco, onde os homens entregavam os doces às mulheres. A coisa toda tem dois aspectos bizarros.
O primeiro é que é uma obrigação para a mulher oferecer o chocolate aos homens. Sem falar que a popularidade de um indivíduo é medida pela quantidade de chocolates que recebe. Namorado é sinônimo de amor, amor criado por Deus, por isso é um sentimento que não se mistura com nenhum outro.
É um sentimento sublime, uma troca de dois seres que se amam. A palavra amor é explorada por muitos pensadores, cada um a sua maneira de classificar, Já disse Shakespeare que o "Lutar pelo amor é bom, mas o alcançar sem luta é melhor." Quero parabenizar a todos os namorados do mundo, sobretudo os nossos deste sertão romântico e bravio! Aplausos aos namorados pombalenses!
Pombal, 11 de junho de 2009.
*Poetisa e escritora Contato:cessalacerda@yahoo.com.br
HOMENAGEM AOS NAMORADOS HOMENAGEM AOS NAMORADOS Reviewed by Clemildo Brunet on 6/12/2009 01:32:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion