banner

QUEM SOU EU? SOU POMBALENSE...

Maciel (Foto)
MACIEL GONZAGA*
RESPONDO As INDAGAÇÕES!
Recebo email de uma conterrânea – que não divulgo o seu nome por não ter a devida autorização - demonstrando uma certa preocupação com a minha pessoa em razão de sucessivos artigos de nossa autoria no Blog de Clemildo, sem que seja, do conhecimento da mesma, qual o meu vínculo com a cidade de Pombal. Foram feitas algumas indagações, entre elas: Quem é você? Nasceu em Pombal? Quem é sua família? Por que você nunca aparece na cidade, nem mesmo na Festa do Rosário? Para a autora do email respondi todas as perguntas com detalhes de informações.
Particularmente, considero que o auto-elogio é prejudicial e negativo, torna a pessoa arrogante aos olhos das demais. Cheira mal. Quem me conhece sabe que sempre detestei este tipo de atitude. Isso me enoja, causa-me repugnância. Prefiro a humildade. Em Tiago 4:6 e em I Pedro 5:5 lemos: "Deus dá graça aos humildes". Deus ampara os desamparados e os humildes. Os que se julgam auto-suficiente, não precisam de amparo. Deus dá ajuda em tempo oportuno aos humildes. Os que se julgam poderosos, não precisam de graça. A graça de Deus sempre está ao lado dos espiritualmente fracos e necessitados. Veja o que Jesus disse a respeito disso em Marcos 2:17 e também em Lucas 5:32 "Aos que se julgam perfeitos não precisam de misericórdia".
Reconheço, porém, que embora, no mais íntimo de nosso ser, todos nós tenhamos nosso auto-conceito já formado de acordo com o que fazemos, deixamos de fazer, falamos ou deixamos de falar, com todas as limitações possíveis. Eu, particularmente, prefiro ser avaliado julgado por outras pessoas que estejam em condições para isso, seja no tocante a desempenho no trabalho e a relacionamento pessoal e social.
Mas, aproveitando esta deixa, como estou ausente de Pombal desde o dia 3 de janeiro de 1969, neste artigo quero responder para conhecimento dos leitores as perguntas da nossa conterrânea.
Nasci no dia 5 de dezembro de 1950, na rua Vicente de Paula Leite, quando ainda era chamada de Rua Nova Vida. Meu padrinho de batismo foi “Seu” Toinho de Souza. Somos três irmãos – eu, Massilon e Marcelina. Sou filho de José Firmino de Luna, conhecido por “Alegria da Brasil Oiticica”. A minha mãe – Roza Gonzaga de Luna – era conhecida na cidade por Roza Rica”, apelido que lhe foi dada pelo Padre Luiz Gualberto de Andrade, pois quando alguém assim lhe chamava ela respondia: “Sou rica da glória de Deus”. Foi lavadeira de roupas durante anos nas águas do Rio Piancó, trabalhou como empregada doméstica na casa do deputado Chico Pereira e, depois, foi funcionária ASG do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, por onde se aposentou.
E mais: sou sobrinho de Antônio Gazo (vendedor de cestas), Carminha Gaza, Dora Rezadeira e de Mané Pinga. Sou primo legítimo de Antônio Pinga e Nego Tico Pinga. Do lado paterno há muitos primos meus ainda aí em Pombal. Do lado materno também há muitos primos, dois deles, muito conhecidos: Zé Barbosa (vigilante do Hospital) e Antônio Barbosa (vigilante do Colégio Diocesano), ambos residindo em João Pessoa.
Estudei na Escola de Dona Almira, na Fazenda Nova Vida, de Paulo Pereira. Depois, na Escola de Dona Anita, em seguida no Grupo Escolar, na Escola de Dona Marinheira e no Ginásio Diocesano. Durante muitos anos fui coroinha, praticamente residindo na Casa Paroquial, com o Mons. Oriel Antônio Fernandes e Côn. Francisco Ferreira de Andrade. Nos anos 60, ao lado de Clemildo Brunet de Sá, Zeilto Trajano, Eurivo Donato, Genival Severo, Gago de Chico, meu irmão Massilon Gonzaga e tantos outros, participei ativamente daquela que foi o embrião do Rádio Pombalense – “A Voz da Cidade”.
Em 1969 fui estudar em Campina Grande e por lá fiquei por 20 anos. Depois, fui convidado para trabalhar em Natal (na TV Ponta Negra/SBT, emissora da qual fui fundador e trabalhei por 14 anos). Constitui família em Natal, onde permaneço até hoje. Quanto a me encontrar afastado de Pombal, não visitando a cidade nem mesmo na Festa do Rosário, isso ocorreu sempre em razão de meus afazeres particulares tanto em Campina Grande, como agora em Natal. Mas, considero ser esta um falha de minha parte.
O importante de tudo que não nego o meu passado, pois assim agindo certo estou de que estaria negando a minha própria existência. Faço sempre questão de dizer: “Nasci e me criei em Pombal, a terra de Ruy e Janduhy Carneiro, Celso Furtado, José Medeiros Vieira, Leandro Gomes de Barros, Raphael Carneiro Arnaud, Jerdivan Nóbrega, Professor Vieira , Dona Cessa, Bibia, Clemildo Brunet de Sá e tantos outros. Isso muito me orgulha”.
*Jornalista, advogado e Professor
QUEM SOU EU? SOU POMBALENSE... QUEM SOU EU? SOU POMBALENSE... Reviewed by Clemildo Brunet on 6/13/2009 02:22:00 PM Rating: 5

2 comentários

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

Maciel, se voce procrar saber do destino dos filhos dos dois homens masi ricos de Pombal, nos anos 60 e 70, verá que as lavadeiras, empregadas dométicas, professroas alfaiates, etc..deixaram aos seus filhos algo mais do que o quê aqueles deixaram: o conhecimento. O dinheiro deixada por estas heranças sumiram, porem, a educação é sim a herança maior que nossos pais deixaram. Parabens pelas suas e pelas nossas raizes.
Jerdivan

Anônimo disse...

Parabéns Maciel, pelo descrito por você com relação as suas origens, isto mostra que cada degrau que galgou na sua vida; como HOMEM, jornalista,professor, defensor do direito, amigo, e tambem como um homem de letras. Tens um perfil de homem justo, de bons costumes e de caratér. Isto faz ver a todos a forma que fostes criado, obediente aos ensinamentos cristãos, amando a familia, ao próximo e a pátria. Continue este legado deixando como herança para seus filhos, porque nunca vi em lugar ou tempo algum, valores materias, render caratér, bons modos e amor a DEUS a ninguem, mas nos simples e humildes estará sempre o REINO DE DEUS.

Francico Fernandes da Silva Júnior.
PATOS PB, 17.06.09.

Recent Posts

Fashion