banner

AGRADECIMENTO DE FÁTIMA.

João Pessoa, julho do 2009.
Dona Cessa professora memorável, colega exemplar e amiga querida!
Com palavras generosas e grande maturidade poética você escreveu a “Homenagem ao grande homem, ilustrado maestro e admirável amigo”, onde demonstrou por meu pai Manoel um grande apreço. Agradecida lhe escrevo. Obrigada por unir sua saudade à minha, “nesta mesa posta para a celebração da ausência”. Não é necessário dizer aos amigos do nosso bem querer por eles, de nossa consideração. Não, eles sabem e sentem com o coração, mas, você fez isso ao poetizar em seu primoroso texto coroado de fraternidade. Nas entrelinhas percebi que você é dessas pessoas necessárias que podemos segurar nas mãos nos momentos de solidão e saudades. Os poetas têm esse poder, “dar significado às pessoas que amam”. Esse é o seu lindo ofício D. Cessa. Que sua missão de poetisa cresça.
Sinto muita saudade de meu pai que já está com Deus. Partiu não muito jovem e também já não mais apaixonado pela vida. Seus últimos anos, isolado dos familiares e amigos e a morte prematura de seu filho Manoelzinho, comprovaram o desânimo dele em prosseguir sua travessia. Meu pai não está mais comigo nem com meus irmãos e irmãs. Mas está em nós, pois trazemos em nossa personalidade muito do que ele projetou de seu caráter e sua bondade. Nós o velamos com tristeza, imaginando o que ficou por ser falado em tantos anos que, pouco ou quase nada, nos falamos. Chorei muito minha amiga! “Chorei a orfandade incômoda, o adeus forçado, a separação definitiva. Choro hoje a impossibilidade do afeto”. Cora Coralina, artesã da palavra, diz: “Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico, na música de seus versos”. É isso...
Achei maravilhosa a ilustração no seu texto com essa curiosidade “que aos oito anos o maestro Manoel já tocava num realejo, Brasileirinho”. O que atesta que ele mais uma vez foi um guerreiro em sua trajetória. Claro, que houve ajuda dos amigos pombalense, mas a semente já estava lá só restava fazê-la florescer. Foi o que ele fez com maestria criando e interpretando suas músicas. Motivação era o que não lhe faltava, pois amava e era amado incondicionalmente, expressando esse abundante sentimento através de seu Sax Espetacular. Meu pai fez do oficio de músico um pacto com a vida. Sua BATUTA ficará a reger perenemente lá na eternidade, os acontecimentos de nossas vidas, a nossa saudade. Choro a certeza de não mais vê-lo, nem ouvi-lo tocar, mas os acordes brilhantes de seu Sax estarão presentes na capacidade que temos de lembrar dele.
O Sax do Maestro Manoel de Donária agora é só silêncio e memória.
Meu agradecimento carinhoso de filha.
Maria de Fátima C. Sousa.
AGRADECIMENTO DE FÁTIMA. AGRADECIMENTO DE FÁTIMA. Reviewed by Clemildo Brunet on 7/21/2009 04:16:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion