banner

CELSO FURTADO: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE

por Jose Tavares de Araújo*
Foto: Divulgação
Quando eu e Verneck Abrantes resolvemos atender a convocação da prefeita Polyana Feitosa para descrever a biografia de Celso Furtado para os pombalenses em um compêndio de pouco mais de quarenta páginas, sabíamos que tinha pela frente pelo menos dois grandes desafios. Em primeiro lugar, a disponibilidade de pouco espaço para contar a trajetória de um dos mais profícuos pensadores do século vinte, que ao longo dos seus bem vividos oitenta e quatro anos emprestou seu cérebro privilegiado para interpretar, não só a formação da economia do Brasil, mas de toda sociedade latino-americana, e que além de apontar as causas do seu subdesenvolvimento e estagnação, também indicou os caminhos para a superação dos obstáculos impeditivos do tão almejado desenvolvimento.
A vida de Celso Furtado é repleta de momentos importantes. Missão difícil eleger quais os mais significativos. Na segunda guerra, serviu a Força Expedicionária Brasileira; foi o primeiro brasileiro a se doutorar como economista na Universidade de Paris; o primeiro a integrar a Comissão Econômica para América Latina – CEPAL; foi o idealizador e primeiro Superintendente da SUDENE; no auge da guerra fria, participou de encontros com autoridades mundialmente conhecidas, de ideologia completamente antagônicas, a exemplo do guerrilheiro Ernesto Che Guevara e do Presidente dos Estados Unidos John Kennedy; foi o primeiro ministro do Planejamento do País; por seu pensamento voltado em defesa de uma política econômica que desse vez aos menos favorecidos, foi expulso do Brasil pela Ditadura Militar; o primeiro economista estrangeiro nomeado para universidade francesa (aqui registra-se um fato marcante: Enquanto a ditadura do Brasil o expulsou do País, o Presidente da França, Charles de Gaulle, assinou decreto especial permitindo-lhe que integrasse os quadros da Sorbonne, onde lecionou por vinte anos); escreveu mais de 30 livros, entre eles Formação Econômica do Brasil, clássico sobre o desenvolvimento do país entre o período colonial e a industrialização.
De volta ao Brasil, foi Ministro da Cultura; eleito membro da Academia Brasileira de Letras; etc.; etc.,etc. O segundo desafio era ter que enfrentar e tentar desmistificar comentários preconceituosos, que no afã de tentar desmerecer a nossa cidade como berço do grande humanista, teimam em enfatizar que o nascimento de Celso Furtado em Pombal foi pura obra do acaso. Entretanto, achamos por bem não adentrar nestas questões filosóficas. Preferimos ficar com a resposta do próprio economista, seja quando ele afirma que ter nascido em Pombal foi muito importante para formação de seu caráter e que até as cheias do Rio Piancó o deixou mais cauteloso, seja quando ele revela que a sua ligação com a terra natal é algo do qual ele dificilmente poderia se libertar sem correr o risco de desestruturar sua própria personalidade.
Para quem não se contentou com suas teorias a respeito da importância de Pombal em sua vida, registramos pelo menos dois momentos importantes em que ele fez questão de visitar sua terra natal: em 1979, quando voltou do exílio, e veio visitar a casa em que nasceu; e em 1986, quando Ministro da Cultura, mais uma vez retornou à Pombal. O importante é que todos nós Pombalenses também temos muito orgulho pelo fato do destino ter conspirado para que Celso Furtado tenha nascido em Pombal. E procuramos mostrar isso através dos textos dos conterrâneos Cândido Tertuliano, José Romero Araújo Cardoso e José Vieira Neto. Além destes, selecionamos textos de Francisco de Oliveira e de Cristovam Buarque, o primeiro seu colega de SUDENE, o segundo seu ex-aluno em doutorado na Sorbonne. Portanto, a biografia de Celso Furtado, apresentada na Edição nº 06 da série “Nossa história, nossa gente”, na verdade não é uma obra que se possa dizer que é de autoria de Jose Tavares e Verneck Abrantes, mas o resultado de um criterioso trabalho de pesquisa desenvolvida pelos dois, visando principalmente relatar a trajetória e o impacto causado pelo pensamento do grande economista brasileiro.
Nosso compromisso foi pautado exclusivamente na exposição da verdade dos fatos, pesquisada em fontes diversas, fazendo constar, além de frases que resumem a linha de seu raciocínio ideológico, depoimentos de importantes autoridades de segmentos de nossa sociedade e textos transcritos integralmente, de forma a transmitir a real dimensão da importância das teorias econômicas de um gênio pombalense chamado Celso Furtado.
*Colunista Pombalense.
CELSO FURTADO: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE CELSO FURTADO: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE Reviewed by Clemildo Brunet on 7/17/2009 03:34:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion