banner

EDNÔR VARELA: AMIGO POR EXCELÊNCIA.

Prof. Vieira (Foto 01)
POR FRANCISCO VIEIRA*
Creio que as pessoas devem ser homenageadas em vida. Com algumas ressalvas, a homenagem póstuma é cabível, entretanto, mesmo bem vinda, não caracteriza nem configura o direcionamento voltado para quem merecidamente a recebe. Afinal, de que vale sermos reverenciados após a morte se nos tornamos apenas saudades. Dessa forma, a maioria dos grandes gênios da humanidade partiu todos carregando o peso da frustração de não verem suas obras reconhecidas. Lamentavelmente não souberam e jamais saberão o quanto foram importantes.
Partindo, pois dessa premissa, é meu intuito homenagear de público, neste dia 05 de julho, oportunidade em que completa mais uma data natalícia, meu irmão, meu compadre e amigo por excelência: EDNÔR VARELA. E, para justificar minha atitude descrevo em síntese sua história, sua vida, cuja narrativa a faço com a mais absoluta propriedade. Sinto-me, pois à vontade para tanto.
JOSÉ EDNÔR VARELA DE ARAÚJO, é o seu nome de batismo. Nasceu em Açu – RN no dia 05 de julho de 1948. Filho do casal João Lobato de Araújo e Francisca Varela de Araújo. Membro de uma família simples e humilde, porém digna e composta de cinco irmãos: Jaime, Manguinha, Joãozinho e Neuza, além do homenageado. Como numa confirmação do adágio popular: “o espinho pra furar de pequeno traz a ponta”, Ednôr, já na adolescência, demonstrava responsabilidade e determinação dedicando-se muito cedo ao trabalho. Assim, foi que aos quatorze anos deixou o convívio familiar na busca pela sua independência. Graças ao talento para a arte musical tornou-se exímio trompetista, profissão que lhe assegurou o sustento durante muitos anos e lhe proporcionou o raro prazer de acompanhar renomados artistas da época, tais como: Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Adilson Ramos, Nelson Ned e outros.
Tempos depois se mudou para Mossoró-RN onde serviu ao Tiro-de-Guerra chegando a conciliar os dois ofícios. E, como se tivesse criado vínculo com o Exército Brasileiro, transferiu-se para Caicó-RN, em 1968, trabalhando inicialmente no SAS – Serviço de Assistência Social junto ao I BEC – Batalhão de Engenharia e Construção, tendo se desligado voluntariamente em 1974, para iniciar atividade comercial no ramo de panificação, profissão na qual tornou-se uma referência. Ainda em Caicó, contraiu matrimônio com a jovem Suelena Costa Varela de cuja união nasceram os filhos: Suednôr, Sandro, Sanderson e Suedja que lhe deram três netos.
Ednor e Suelena (Foto 2)
Numa incontida persistência e inabalada fé, Ednôr Varela seguiu a vida numa luta constante. Com esta visão mudou-se para São João de Sabugi-RN onde viveu cerca de seis anos. Enfim, como numa peregrinação, transferiu-se para o vizinho Estado da Paraíba, estabelecendo-se em Pombal, lugar onde ainda permanece desde 1983, gozando de grandes amizades, respeito e prestígio. Foi justamente nessa época que nos conhecemos e firmamos esta amizade que ainda hoje desfrutamos extensiva inclusiva a toda família e que seguramente há de perdurar para sempre.
Motivado pelo acentuado sentimento de solidariedade humana, virtude demonstrada pelas suas ações, Ednôr Varela, sempre se mostrou sensível ao próximo. Preocupado com os problemas sociais manifestou-se amante da sabedoria, da virtude, da justiça e, sobretudo da humanidade, princípios defendidos pela Maçonaria, tendo por isso ingressado nos seus sagrados mistérios tornando-se maçom dedicado. Fez da Maçonaria mais uma opção de vida para dar vasão ao seu espírito de bem servir. Enfim, não é maçom quem quer, mas que merece e tem qualidades.
Iniciou na Ordem em 06/05/78, na Loja “Regeneração do Seridó”, tendo sido elevado e exaltado aos graus de companheiro e mestre respectivamente em 1978 e 1979, atingindo a plenitude da maçonaria simbólica. Em 04/05/1985, fundou a Loja “Raimilson Felinto” nº 8, em Pombal-PB, tornando-se seu primeiro venerável pela vontade unânime dos irmãos, cargo que ocupou por diversas vezes, tornando-se uma grande liderança. Anos depois, objetivando oferecer aos irmãos oportunidade de aprofundamento nos estudos maçônicos, fundou a Loja de Perfeição “Antonio Olímpio Sobrinho”, da qual foi também seu primeiro presidente, cujo corpo ainda encontra-se em pleno funcionamento, ministrando desde o grau 4º ao 14º. E, como se não bastasse, em 21/07/1990, colou o grau 33º, denominado Grande Inspetor Geral da Ordem, sendo inclusive o primeiro maçom de Pombal a galgar a plenitude maçônica. Ocupou ainda os cargos de Conselheiro Consultivo do Capítulo DeMolay e Guardião Associado do Bethel nº 004, ambos de Pombal, este último ao lado de sua filha Suedja. Sem ostentação de orgulho ou vaidade apresenta larga folha de serviços prestados à instituição e a humanidade nas diversas áreas, cujo trabalho lhe fez merecer inúmeras honrarias, senão vejamos: Colaborador Emérito do Exército Brasileiro – 1974 – Comando do Nordeste, Cidadão Sabugiense – São João do Sabugi-RN, Cidadão Pombalense – 1993 - Pombal – PB, Amigos da Escola – Escolas Estaduais João da Mata, Arruda Câmara e Mons. Vicente Freitas – Pombal - PB, Consagração Pública – 2007 – CDL – Pombal - PB, Prêmio Top of Mind Brazil – IMBRAP, Prêmio de Qualidade e Melhor Panificação – 2006 – INTERVOX, Troféu Imprensa 2001 –Transcurso do Primeiro Aniversário do Programa “Saudade Não Tem Idade” Rádio Liberdade 96 FM– Certificado Parceiro Amigo da Imprensa 2007 Pombal - PB, Grande Benemérito da Ordem – Grande Loja Maçônica da Paraíba, Membro Benemérito – 2002 – Loja Maçônica “Manoel Abgail – São João do Sabugi-RN, Certificado de Gratidão e Reconhecimento – Capítulo DeMolay “Cavaleiros Templários”- Pombal - PB e Certificado de Reconhecimento – Loja “Raimilson Felinto”-Pombal-PB.
Ednôr Varela reúne uma série de virtudes que dignificam sua personalidade, honram a família e orgulham seus amigos. Acreditando na educação e nos princípios morais valorizou entre outras as seguintes qualidades: honestidade, integridade, moralidade, honradez e justiça. E, como se tanto não lhe bastasse, destaca-se pela lealdade as pessoas. Seu espírito solícito lhe dispondo sempre para o ato de bem servir nos dá a certeza absoluta de um verdadeiro amigo. Daí, a afirmação: tê-lo como amigo é um porto seguro. É aquele que transmite segurança; que diz a palavra que conforta nos momentos difíceis. É de todas as horas: nas vitórias e, principalmente nas derrotas. É jóia rara de valor imensurável. É o amigo de sempre, mesmo sabendo que o sempre inexiste, pois somos mortais. Amigos são raros, por isso se consagram em nossos corações e se eternizam em nossos pensamentos. Como amigo você é aquele que alimenta a amizade pura e desinteressada, por isso, aceita as pessoas como elas são, tolera o intolerável, apóia sempre, mas repreende quando necessário.
Privar de sua amizade é sentir-se forte como um gigante; ser brilhante como uma estrela reluzente. É a ausência da ignónita, pois você é a solução sempre disposta. Você é a certeza da amizade certa; a esperança que se faz realidade. Segundo Confúcio, é pelo sucesso e pela desgraça que se conhece o verdadeiro amigo; no sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. Muitos passam em nossas vidas, mas somente os amigos deixam pegadas.
A força da amizade é dimensional, ela nos permite viver bem com as diferenças. A amizade nos faz compreender, perdoar, guardar a sete chaves e respeitar as divergências. Une-nos nas horas incertas, protege, acolhe e ampara. Amigo é algo inestimável. Amigo não se doa, porque doar é ceder gratuitamente; não se compra nem se vende porque não é mercadoria em liquidação. Na verdade amigo a gente sente e sentir é ter consciência do próprio estado de sentimento.
Nada é comparável a uma grande amizade. Sem esse vínculo não há harmonia nem paz. Descrevê-la a altura é impossível, pois existem coisas que são lindas demais para serem descritas por palavras. É preciso contemplá-las em silêncio. Somente aos poetas é possível, pois são divinos na arte de expressar sentimentos. Assim, nada do que eu diga pode ser tão importante quanto esta amizade. Portanto, prefiro me calar, ser comedido para não confundir, pois aquele que muito fala nunca tem sucesso.
Tudo a seu respeito se resume no pensamento a seguir, cujo autor desconheço: “Fazer um amigo é um dom/Ter um amigo é uma graça/Conservar um amigo é uma virtude/Mas, ter você como amigo é uma honra.”
Nossa amizade é mais que um discurso - é uma verdade, um presente de Deus.
Desta forma fica patente a nossa homenagem – minha e da família.
É o apreço que devotamos a EDNÔR VARELA – AMIGO POR EXCELÊNCIA.
Pombal, 05 de julho de 2009.
*Professor, Ex-Secretário de Administração e Ex-Diretor da Escola Estadual João da Mata.
EDNÔR VARELA: AMIGO POR EXCELÊNCIA. EDNÔR VARELA: AMIGO POR EXCELÊNCIA. Reviewed by Clemildo Brunet on 7/04/2009 07:32:00 PM Rating: 5

2 comentários

Simone disse...

Quero parabenizar ao profº Vieira por tão linda homenagem. Quero acrescentar que EDNÔR VARELA é tudo isso e mais ainda para nós, além de cunhado, é amigo e pai. Quantas vezes esteve do nosso lado, nos momentos tristes e nos alegres sempre nos defedendo e apoiando. Concordo também quando o professor diz, que homenagem tem que ser feita em vida,assim a pessoa se sente gratificada e reconhecida pelos trabalhos prestados.Ao senhor profº e aos cidadãos pombalenses que tão bem acolheram essa família, nossos agradecimentos. EDNÔR você merece todas as homenagens do mundo, seu coração é imenso e sua capacidade de amar é maior ainda. Te amamos muito. FELIZ ANIVERSÁRIO. De todos os seus cunhados(as).

Unknown disse...

Os filhos de São João do Sabugi se orgulham pela honra de ter filho tão ilustre.
EDNÔR VARELA, nós te amamos muito!

Cleanto de Medeiros Brito
Maceió/AL

Recent Posts

Fashion