banner

PROFESSOR GUIMARÃES: QUEM APANHA NUNCA ESQUECE E POUCO APRENDE - 1970.

Jerdivan (Foto)
Jerdivan Nóbrega de Araújo*
Os castigos do velho Professor Guimarães a mim impostos, ali na S.A.O.B - Sociedade Anônima Operária Beneficente - pelas vezes que eu cheguei atrasado a aula, me valeram muitas palmatoradas, porém, experiência e aprendizado que servisse para minha vida futura, nenhuma. Não tinha eu nove anos de idade ainda, e já era submetido aos rígidos preceitos e doutrinas de um professor cujos métodos ficaram para trás, havia muito tempo. A nova pedagogia, segundo Paulo Freire, não mais permitia aqueles castigos, mas, fosse alguém falar ao Professor Guimarães do Método Paulo Freire, da alfabetização por imagens; das cartilhas Sodré; ou, Aracy Idelbrand com seu “Caminho Suave”, “Bitu” da “Editora Melhoramentos”, certamente também ficaria horas no canto da parede de joelhos, ouvindo o bater do vento nas três grandes janelas azuis que davam para a Usina de Beneficiar algodão, de Paulo Pereira.
Quantas vezes eu fiquei de frente aquele velho Mapa Mundi, encardido e desatualizado, decorando capitais de países europeus? Se “o dedo dói”, doeria menos sem aquelas infames palmatoradas. E,mesmo “a uva que vovô viu” era de um azedo intragável de se pronunciar diante da presença pastoral do mestre. A rigidez disciplinar do professor Guimarães era tanta que até os pais tinham receio em procurá-lo para reclamar dos castigos por ele impostos aos seus rebentos. Sentávamos uns ao lado dos outros em carteiras improvisadas. Porém, o silêncio, enquanto o professor não entrava na sala de aula era sepulcral. Era apenas uma sala de aula, na verdade um salão de mais de duzentos metros quadrados, para as três séries, sem nenhuma divisão que definisse quem estava em que fase do aprendizado. Aproximavam-se onze horas da tarde quando as panelas na cozinha do velho professor começavam ferver, incensando o ambiente do cheiro gostoso de carne frita e feijão. Aí a fome entre os alunos despertava mais ainda, de forma que dava para ouvir o barulho das lombrigas nas nossas barrigas vazias. Sim, por que a cozinha fora localizada bem acima do palco, onde outrora era um camarim.
A S.A.O.B tinha a forma de um teatro. O salão fora transformado na grande sala de aulas e, a parte por trás do que nos carnavais fazia a vez do palco, morava o velho mestre.Lembro-me de uma história que tinha na minha cartilha que narrava à saga de um menino que havia ganhado um pão da sua mãe e, ao agradecê-la, esta disse que ele deveria mesmo era agradecer ao padeiro... Ele sai nas carreiras, mas, ao agradecê-lo, o padeiro diz que ele deveria era agradecer ao caminhoneiro... Que diz que ele deveria agradecer ao usineiro... Que diz que ele deveria agradecer ao agricultor... Que diz que ele deveria agradecer ao sol... Que diz que ele deveria agradecer a água... Que diz que ele deveria agradecer a mãe terra... Que, por fim, diz que ele deveria agradecer a Deus. Ao final, o professor Guimarães, propositadamente, perguntou para Bíer, um dos alunos mais humildes da sala, e que desde o inicio da história dormia feito um anjo, o que ele teria feito se hoje pela manhã tivesse ganhado da sua mãe um pão. Bier, ainda sonolento responde:– Eu não teria comido as batatas que o senhor deixou esfriando em cima da mesa da cozinha. Todos nós ficamos sem entender a resposta até que o professor foi à cozinha e deu por falta de toda a batata que deixara esfriando na mesa. O relacionamento entre Bier e o mestre, depois deste episódio nunca mais foi o mesmo, que chegou até a levar uma surra do Professor Guimarães. Na primeira oportunidade Bier foi a forra e sentou-lhe o livro de “Admissão ao Fundamental” com toda a sua força na cabeça do professor, levando o velho ao chão. Bier fugiu pegando o caminho do rio, depois, de vários dias desaparecido, voltou a Pombal, nunca mais entrou em uma sala de aula e foi ser ajudante de mecânico na oficina de Nego Nero. Por onde andará Biér??? O Professor Guimarães era um homenzarrão, de uma estatura que o diferenciava dos demais filhos de Pombal. Talvez uns noventa quilos distribuídos em, acredito, um metro e noventa de carne e osso. É lógico que o nosso medo lhes dava esta estatura gigantesca. Se olhássemos de baixo para cima, sentíamos o mesmo pavor que deveria ter sentido os judeus diante dos carrascos nazistas. Se o filho não estava bem nos estudos, nenhuma ameaça era mais eficaz do que dizer que ia matriculá-lo na escola do Professor Guimarães. Era o suficiente para que o Boletim seguinte saísse do vermelho. Perto dele as Professoras Neném de Mister e dona Marinheira eram Madre Tereza de Calcutá.
A tabuada cantada era ouvida pelos que passavam ao longe nas imediações da S.A.O.B, assim como choro dos que a erravam. A leitura em voz alta ecoava nas “tesouras” de madeiras que sustentavam o teto, da escola, de forma a perturbar o sono diurno dos morcegos, ou provocar revoada das andorinhas que se aninhavam nas frestas das telhas. Na época, eu me deslocava da Rua de Baixo para a S.A.O.B, arrastando aminha wakiki, numa lerdeza tamanha que chegavam à perguntar se eu estava passando mal. Na verdade era a vontade de nunca chegar a S.A.O.B para entregar minhas brancas e macias mãos a sanha da palmatória do velho mestre. Era o que fazia de mim aquela figura triste que atravessava de um lado a outro da cidade em passos e vestes Charplinianas para se entregar a maldade do velho professor. Ao olhar aquela figura que povoava os meus piores pesadelos de menino, perguntava-me de onde saíra um ser tão sem coração, ao ponto de aplicar palmatoradas em uma criança de nove anos, só por que esta não conseguia entender que duas vezes dois eram quatro e não quarenta e quatro. Intrigava-me, também, o fato do professor, ao se encontrar com meu pai em longas conversas ali no Mercado Publico, olhasse para mim como se nunca me tivesse me visto. Ora, como podia se eu estivera apanhado dele naquela mesma manhã? Era como se, ao tocar a sirene da Brasil Oiticica, hora que ele nos liberava, seus alunos deixassem de existir. Para ele não éramos pessoas: éramos apenas cérebros em ainda vazios, prontos para armazenar as primeiras informações que serviriam para o resto das nossas vidas, porém, com a sua forma de educar, acabava por criar bloqueios irreparáveis nestes cérebros e corpos desnutridos.
Não sei em que ano o Professor Guimarães morreu, mas soube que ele deixou dois livros publicados com histórias tão velhas quanto ele. Dois romances ambientados no Século dezoito, que remontavam os terreiros e eitos dos velhos engenhos de cana de açúcar. Acho que ele era mesmo um senhor de engenho, que não havia tomado conhecimento do advento lei Áurea. Talvez fosse o reflexo da sua própria história. Quem vai saber?
*Escritor pombalense.
PROFESSOR GUIMARÃES: QUEM APANHA NUNCA ESQUECE E POUCO APRENDE - 1970. PROFESSOR GUIMARÃES: QUEM APANHA NUNCA ESQUECE E POUCO APRENDE - 1970. Reviewed by Clemildo Brunet on 7/12/2009 10:35:00 AM Rating: 5

2 comentários

JERDIVAN NOBREGA DE ARAUJO disse...

---Prezado Jerdivan Nóbrega.
---Eu também fui aluno do professor Guimarães.
---Estudei na escola do velho professor o exame de admissão, pois em minha cabeça de 12 anos de idade, não estava preparado o suficiente para para ingressar no Ginásio Diocesano de Pombal, e pedir para o meu pai me matricular com dona Marinheira, mas o dinheiro era curto como sempre foi lá em casa.
---Meu pai, Pixico, pintor de parede, achou por bem de escolher o professor Guimarães, por ter empreitado com ele em um final de ano, a pintura da casa que ele morava, anexo ao salão da escola.
---Acredito ate hoje, que só estudei com o professor Guimarães, por ter entrado na negociata, para o meu preparo pré-ginásio.
---Estou falando de 1962, e as ferramentas do professor não era só palmatória, mas também os cascudos que ele aplicava quando você estava despercebido, viajando em pensamentos como só uma criança viaja, quem sabe pensando nos banhos de rio.
---Naquela época, diziam que o professor Guimarães era "alemão" em virtude do seu temperamento.
---Não sei se alcançasses as temidas "sabatinas" onde estudo, presteza e raciocínio rápido, evitava que outro responde-se a pergunta a você dirigida, se tubeace o outro respondia e o pau comia e a mão ardia.
---No mais amigo, no meu tempo o professor era tido como um ótimo desarnador e abridor de mentes, pois com receio da palmatória, não só se estudava como decorava e tudo ficava na ponta da língua.
---Hoje seus métodos estão ultrapassados, como também estão longe as nossas memórias. fazem parte de nossa historia, que contamos com uma pitada de nostalgia. "esteja em paz professor Guimarães, por onde estiver".
Um grande abraço. RAMOS.

Ferrer disse...

Jerdivan meu camarada, essas coisas não aconteçem somente na Paraíba não. Aqui na Bahia, apesar de ser muito mais novo e mais bonito que voçe, também estudei na basa da "Palmatória" e da "Sabatina". Tmnhamos a nossa Professora, Dona Dinda a quém agradeço pela minha base e vejo com saudade não da sabatina, mais do verdadeiro ensino. Tenho duas filhas que estão estudando e não me importaria se a palmatória cumesse no centro com as besteiras que são aprendidas hoje em dia.
Um abraço.

José Luis Ferrer
Salvador/Bahia/Brasil

Recent Posts

Fashion