banner

HOMENAGEM AO EX VEREADOR SEVERINO DE SOUSA E SILVA (BIRÓ BERADEIRO).

Clemildo - Mestre de Cerimônia (foto)
CLEMILDO BRUNET*
Nos nossos dias a classe política brasileira está em baixa, haja vista os escândalos e vexames que os nossos parlamentares na alta e na baixa casa do Congresso Nacional têm produzido e que a nossa nação vem acompanhando através da Imprensa. Para aqueles que dizem representar o nosso povo nos dias atuais, eles mesmos se mostram intolerantes em seu modo de agir e mentindo negam seus atos nefastos ou então ignoram o povo, botam culpa na Imprensa e mandam a opinião pública se lixar.
Diferentemente do que acontecia com os nossos políticos do passado que lutavam pelo idealismo de servir à Pátria com desvelo e dedicação visando o bem estar de quem eles representavam no parlamento. É o caso do nosso Biró Beradeiro. Homem íntegro nas lides políticas, corajoso, destemido e ousado, que bravamente enfrentou o regime político do autoritarismo no período de recessão instalado neste país pelo golpe militar da Revolução de 1964, tendo sido cassado o seu mandato de vereador por alguns dias, voltou ao posto depois de uma luta renhida na Justiça.
Louvável a atitude do Presidente Interino da Casa Avelino Queiroga Cavalcanti, vereador José William de Queiroga Gomes, juntamente com o Vereador Pedro Celestino Dantas Filho, que propuseram aos seus pares prestarem uma homenagem em Sessão Solene, ao Ex-Vereador Severino de Sousa e Silva (Biró Beradeiro), o que foi feito no último sábado dia 05 de setembro de 2009 no plenário “Francisco Freitas Nóbrega” da Câmara Municipal de Pombal.
Estiveram presentes o homenageado, sua esposa Maria de Almeida Silva e os filhos: Birozinho, Sales, Cláudio e outros familiares, amigos, simpatizantes, políticos como a Deputada Socorro Marques, Prefeitos – Zeridan de Cajazeirinhas e Yasnaya Polyana de Pombal e o Vice Prefeito do nosso Município Dr. Geraldinho, além dos vereadores atuais, ex vereadores da época do homenageado e outros de Municípios vizinhos.
A sessão transcorreu num clima de descontração e otimismo uma vez que cada orador que usava a tribuna, contava casos e causos da vida política de Biró Beradeiro. Fui ali também prestar a minha homenagem a um amigo que no passado, como parceiros, participamos juntos de muitas jornadas políticas em comícios e passeatas pelas ruas de Pombal. Convidado que fui pelo Vereador Presidente José William, fiz a vez de mestre de cerimônia.
Logo após a sessão solene, todos foram ao Maringá Campetres Clube, onde foi servido aos convidados e familiares um lauto Jantar, oportunidade em que se deu o lançamento da 2ª Edição do Livro “Memórias do Beira Mar” da lavra do escritor pombalense Wertevam Fernandes, que fez a sessão de autógrafos ao som da viola com os poetas e repentistas Geraldo Alves de Paulista, e José Carlos do Pajeú de Pernambuco.
Alguém poderia imaginar o quanto significativa é essa homenagem para um homem que deu tudo de si, para os seus amigos, sua legenda partidária, além da desenvoltura do convencimento ao eleitor em versos e cantos, sendo ele próprio, o criador das paródias, aproveitando os gêneros musicais existentes?
Pois bem, Severino de Sousa e Silva (Biró Beradeiro), foi Vereador no município de Pombal por duas legislaturas, teve seus mandatos garantidos em 1972 e 1976 e foi escolhido pelo então candidato a Prefeito Levi Olímpio para figurar na chapa como Vice, ambos eleitos em 1982 no Município de Pombal.
Nasceu no sítio Jurema no nosso Município em 15 de novembro de 1923. Filho de João Correia da Silva (Joca) e Maria Próspera de Araújo (Duca). Trabalhou duro no roçado, depois de certo tempo, já rapaz, veio para a cidade de Pombal, descobrindo ele próprio a sua verve de poeta. Ele é casado com Maria de Almeida Silva e tem uma prole de quatro filhos: José Araújo filho adotivo e sobrinho, Severino de Sousa Filho (Dr. Birozinho); Francisco Sales de Almeida Silva (Dr. Sales) e o caçula Cláudio Almeida de Sousa Silva.
O que nos deixa entusiasmado é que um homem como Biró sem muitos estudos na vida, conseguiu com êxito formar os seus filhos e entre os três: Dr. Sales tem duas formaturas é médico e Advogado. Cláudio é advogado e Birozinho é médico. Neste caso são:Dois médicos e dois bacharéis em direito na família.
Em 1953, Biró já adentrava na política acompanhando de perto o Senador Ruy Carneiro e o Deputado Federal Janduhy Carneiro, nunca abandonou a sua bandeira de luta partidária, deixou de ser um ativista na política por causa de seu estado de saúde, mas mesmo assim até poucos anos atrás, antes que a doença lhe roubasse a faculdade de compor paródias, acompanhando distantes as campanhas eleitorais ainda fazia composições para outros candidatos.
Este é nosso Biró. A ele a minha homenagem de amigo.
*RADIALISTA.
HOMENAGEM AO EX VEREADOR SEVERINO DE SOUSA E SILVA (BIRÓ BERADEIRO). HOMENAGEM AO EX VEREADOR SEVERINO DE SOUSA E SILVA (BIRÓ BERADEIRO). Reviewed by Clemildo Brunet on 9/07/2009 07:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion