banner

HOMENAGEM AO MEU BELO E GIGANTE BRASIL!

Cessa Lacerda (Foto)
7 DE SETEMBRO DE 1822, ficou sendo a data mais importante para nós brasileiro, pois nos tornamos livres do jugo Português. Eis aí, o Fato Admirável que nos proporciona recordações pela bravura e heroísmo de tantos que lutaram por um ideal de liberdade, a exemplo de: Filipe dos Santos e Tiradentes, que sacrificaram suas próprias vidas.
Vivi um tempo em que todos manifestavam um amor imenso à pátria, e, as comemorações simbolizavam o nosso maior reconhecimento pela Independência Proclamada. Pois, desfrutávamos uma liberdade incondicional, estampada no rosto de cada compatriota, com perfeita harmonia e muito amor.
Quando criança, participei com entusiasmo e senso patriótico, ilustrando a nossa escola com os mais belos símbolos nacionais, manifestando também a arte através da sensibilidade dos nossos dons. Participar do desfile do Dia 7 de Setembro, com os acordes da Banda Marcial, era para mim motivo de muita emoção e patriotismo. Na adolescência, aplaudi o meu Brasil nas comemorações da Semana da Pátria, participando de cânticos e declamando poesias, que irradiavam alegria e felicidade, contagiando todos. Já na idade adulta, galgando o Magistério, senti mais profundamente o reconhecimento pela minha pátria, ao dirigir aquelas crianças que seriam os futuros do Brasil. Ensinei a amar e respeitar o nosso país, e a serem o orgulho do futuro. Evidentemente, continuarei amando o meu glorioso Brasil, pois Patriotismo sempre foi o meu Slogan!
Não podemos comemorar hoje, esta linda e significativa data, 7 de setembro, como há século e anos passados, se bem que, reconhecemos os fatos atuais que enegrecem a nossa história, constatando a insensibilidade dos brasileiros ante o amor e o respeito a sua Terra Mãe. Igualmente, o avanço da tecnologia e a ocupação da mídia nacional, concordando plenamente com o dinâmico Jornalista e radialista, Clemildo Brunet, quando relatou no seu texto, TRISTEZA PARA NOSSA BRAVA GENTE, que: “A mídia nacional tem ocupado o seu espaço com notícias que entristecem a nossa brava gente”. “Corrupção, impunidade, ficha suja, improbidade administrativa, nepotismo, e, uma série de desmandos que não acabam mais.” Este sistema, é hoje, lamentavelmente, o retrato do nosso país. Enfatizo ainda com os célebres pensamentos de Rui Barbosa: 1- "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” 2- “Três âncoras deixou Deus ao homem: O amor à Pátria, o amor à liberdade, o amor à verdade. Cara nos é a Pátria, a liberdade, mais cara; mas a verdade, mais cara de tudo. Damos a vida pela Pátria. Deixamos a Pátria pela liberdade. Mas, a Pátria e a liberdade renunciaram pela VERDADE. Porque este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à Eternidade”.
Meus queridos compatrícios brasileiros restam-nos, neste momento fervoroso de patriotismo, contemplar o passado, na esperança de novos horizontes! Que ainda possam surgir brasileiros intrépidos e heróis que resplandeçam a luz da LIBERDADE, para que tenhamos um país com JUSTIÇA E PAZ, onde todos correspondam aos mesmos direitos. Esperamos dos nossos governantes, outros gritos de liberdade para a vitória do nosso futuro, analisando o que disse Rui Barbosa: "A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições”.
Honremos com vigor patriótico, o pequeno trecho do nosso Hino Nacional, composto por Joaquim Osório Duque Estrada, que correrá sempre em nossas veias a bela musicalidade: “...ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!...
LOUVORES AO MEU BELO E GIGANTE BRASIL!
Pombal, 07 de setembro de 2009. Maria do Bom Sucesso de Lacerda Fernandes. *Professora e poetisa. Presidente da ALP- Academia de Letras de Pombal e da ASPONPS – Associação Poética Pombalense “Prof. Newton Pordeus Seixas”. Para contato: cessalacerda@yahoo.com.br.
HOMENAGEM AO MEU BELO E GIGANTE BRASIL! HOMENAGEM AO MEU BELO E GIGANTE BRASIL! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/07/2009 07:27:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion