banner

VIVA AS SECRETÁRIAS!

CLEMILDO BRUNET*
Ninguém em sã consciência poderá jamais subestimar o valor de uma secretária. Imaginem vocês um escritório ou mesmo uma empresa por menor que seja que não venha a precisar de seus préstimos. A origem da palavra secretária vem do latim e deriva dos termos secretarium – lugar retirado, conselho privado; secreta – particular, segredo. Lilian Sholes nascida em 30 de setembro de 1850, filha de Christopher Sholes um dos inventores da máquina de escrever. Testou o invento do pai e foi a primeira mulher a escrever numa máquina em Público. O dia 30 de setembro foi escolhido como Dia da Secretária em homenagem a Lilian Sholes.
As fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações no centenário do seu nascimento. Entre elas concursos para a escolha da melhor datilógrafa. O sucesso foi de uma maneira tal que a cada ano mais pessoas participavam e, por isso, a data ficou escolhida como a data das secretárias.
Não há registro na história que venha precisar uma data que deu início a profissão de secretário, há uma estimativa que tenha sido no Egito 500 anos a.C. Na época do Apóstolo São Paulo ele era assessorados por secretários que se ocupavam em escrever as mensagens divinas.
Uma distinção muito importante aqui no Brasil para a mulher é o exercício de secretária. O surgimento foi nos anos 50 com o início das Multinacionais. Já nos anos 60, os empresários brasileiros começam a valorizar essa profissão e na década de 70 o status de secretária toma novo rumo e se torna membro ativo na gerência dos negócios, enquanto que nos anos 80 é considerada assessora.
Somente em 1969 é que surge o primeiro Curso Superior de Secretário Executivo na Universidade Federal da Bahia, e em 1985, o exercício da profissão é regulamentado com a Lei 7.377 sancionada pelo então Presidente da República José Sarney e a criação da Federação Nacional de Secretários em Curitiba.
Com a chegada do Século XXI é exigido da Secretária o domínio da tecnologia, empreendedorismo, gerenciamento de tarefas diversificadas, capacidade de trabalhar com equipe multiprofissional com ênfase no relacionamento interpessoal.
É realmente um trabalho dignificante se aquela que ocupa a função souber bem desempenhar o seu papel seguindo um padrão de trabalho, onde a confiança é de inestimável valor perante o seu chefe e os demais que seguem a sua orientação.
Secretária é uma profissional muito requisitada em qualquer mercado de trabalho. Hoje até em recepções de hospitais existe o papel fundamental de uma secretária para a marcação de consultas médicas. Há uma secretária que cuida exclusivamente de determinar e marcar o dia da consulta para o paciente ter acesso ao médico da especialidade que o mesmo está precisando.
Veja bem a definição para uma secretária nos dias atuais: Trabalha para alcançar objetivos; Gerencia as informações e documentos; interage com clientes, fornecedores e parceiros; planeja e prepara relatórios estratégicos; maximiza a utilização de recursos; assume riscos moderados; trabalha em equipe para a empresa e é responsável pela gestão de pessoas.
Empresários, Educadores, Políticos, Pastores, Padres, Diretores de Instituições etc. "Cumprir compromissos é importante. Lembrar de quem os marca é essencial"! Este é um trabalho das Secretárias. Por isso, no dia da comemoração deste evento eu digo:
VIVA AS SECRETÁRIAS!
*RADIALISTA.
VIVA AS SECRETÁRIAS! VIVA AS SECRETÁRIAS! Reviewed by Clemildo Brunet on 9/30/2009 09:03:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion