banner

EU SOU DOIDO E GOSTO DE DOIDOS...

Maciel Gonzaga (Foto)
MACIEL GONZAGA*
Existem muitas definições para a loucura. Uma delas seria: enfermidade mental que faz com que o homem pense e aja de forma desconexa e sem sentido. Se um filósofo tende a dar pontos de vista novos a temas do cotidiano, ele será a princípio rejeitado e tachado como louco, pelo que chamo de sistema de autodefesa contra o novo, que a maior parte das pessoas possui. Essa seria a única explicação plausível que a lógica permite dar para algo que está fora de seu domínio racional. Neste contexto, o filósofo pode dar uma nova definição, para o adjetivo que lhe é atribuído: agir de uma forma que a maior parte dos espectadores não compreende ou discorda. Se por ventura seu pensamento venha a ser finalmente diluído, ele pode vir a ser chamado de gênio. Sendo assim estamos sempre numa linha tênue entre insanidade e genialidade, e o lado em que estamos pisando dependente de quem o está observando.
De vez em quando me pego refletindo sobre doidice. A doidice da gente, essa que todos temos, em maior ou menor grau. O doido fala o que pensa e externa o que sente, sem lisuras. Nada mais é do que uma pessoa visionária, entusiasmada com a vida e uma mente incomum. Por isso, confesso: Eu sou doido e gosto de doidos. E não é de hoje. Fui casado algumas vezes, cada uma delas mais doidas. Tanto é que alguns desses casamentos não deram certo. Só não consigo ficar muito tempo com um doido ou uma doida porque, isso sim, seria uma loucura. E não sou louco. Sou doido. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Quero dizer que todo o meu universo é de gente doida. Trabalho com assessoria política. Gosto dos doidos alegres, que fazem a vida da gente mais divertida com suas tiradas espirituosas.
Jerdivan Nóbrega já escreveu sobre os doidos das ruas de Pombal nos anos 60. Falou de Luzia Carne Assada, a síntese da deselegância; Bisel, o famoso “Casco de Burro”; Mané Doido, Clóvis – que sabia o bicho do dia; “Nina Pata Choca”; “Barrão 70” - entre todos, o mais violento; Expedito Doido e Gerinha - os mais pacientes; Zé Capitula; Maria Quexim, Xica Pavi; Nonato; Bode Veio e tantos outros...
Aproveito o ensejo para contar estória de um desses personagens pombalenses dos anos 60 não citado por Jerdivan: “Cachorro Barbudo” ou “Pão de Milho”. Era um pescador que morava na Rua Nova Vida (depois Vicente de Paula Leite) em frente a nossa casa, que era a de número 570. Tinha vários filhos e o mais novo chamava-se Manuelzinho ou como nós o chamava carinhosamente “Manuel de Pão de Milho”. Não admitia por nenhuma hipótese que alguém o chamasse de doido ou de um dos dois apelidos que, confesso, foram dados por mim.
Quando um moleque do nosso convívio – Valdir Mendonça, Aleijado Bernardo, Geraldo Bucho Verde, Dedé Pé de Bola, Chaguinha, Paulo Cubal, o Gordo e o Magro, Zé Coelho, João Fon-Hon-Hon – o mais velho de todos – uma turma do Cassete Armado, gritava “Pão de Milho” a rua virava um verdadeiro pandemônio. Saiam de dentro de casa o próprio, com uma faca de 12 polegadas na mão e uma foice na outra, sua mulher Maria e a filha Chica, todas armadas de cacete, falando ao mesmo tempo e “espraguejando” a molecada.
Na nossa casa, a minha mãe Roza Gonzaga vendia frutas que vinham do Sítio Roncador, de propriedade do Sr. Miguel da Silva. O meu irmão Massilon Gonzaga, que era conhecido por “Nego Quinha” – que até hoje gosta de doido igual a mim – oferecia uma manga a Manuelzinho para ele chamar o próprio pai de “Pão de Milho”. O menino, que na época deveria ter em torno de 8 a 10 anos, recusava e ainda condicionava: “Só faço por três mangas”. Começavam as tratativas (negociações). Massilon oferecia duas mangas ou três para que o apelido fosse chamado por dois dias seguidos. Tudo acordado entre as partes.
Manuelzinho chamava o pai de “Pão de Milho”, a rua virava um verdadeiro inferno, enquanto a galera toda estava em uma verdadeira arquibancada de risos e delírios. Ao final de tudo, o tal “Cachorro Barbudo” ou “Pão de Milho” não reconhecia que o grito fora dado por seu próprio filho e dizia: “Eu sei que quem está à frente de toda essa safadeza é esse filho de Roza, o tal do Maciel. Ele é o mais safado de todos e ainda diz que quer estudar para ser padre. Quando Roza chegar eu vou contar pra ela”. Eu pagava o pato pela safadeza de Massilon. O "Manuelzinho de Pão de Milho" gostava tanto da safadeza e já estava tão mal costumado que, quando dava por volta de 16 horas, ficava a certa distância da nossa casa a todo instante gritando: "Nego Quinha! Vamos lá...Tá na hora". Isso, na espera de ganhar mais uma manga ou de cumprir o acordo do dia anterior .....
Felizmente, quando nossa mãe chegava do trabalho na Maternidade Sinhá Carneiro e era informada de todo ocorrido do dia fazia a minha defesa e sempre dizia: “Meu filho Maciel não é menino para fazer isso. Isso é coisa do safado do Massilon e ameaçava dar-lhe uma surra”. Hoje, cerca de quase 50 anos depois, assumo o meu papel de réu confesso: eu também tinha participação na brincadeira. Afinal, naquela época, eu já gostava de doidos...
*Jornalista, Advogado e Professor. Natal-RN.
EU SOU DOIDO E GOSTO DE DOIDOS... EU SOU DOIDO E GOSTO DE DOIDOS... Reviewed by Clemildo Brunet on 10/28/2009 05:31:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion