banner

O ENCONTRO DOS FILHOS DE POMBAL UM DOS MAIORES ATRATIVOS DA FESTA DO ROSÁRIO!

J. Tavares (Foto)
Por Jose Tavares de Araujo Neto*
Realizada este ano em sua décima oitava edição, a tradicional Festa do Encontro dos Filhos de Pombal, que normalmente ocorre durante o sábado da Festa do Rosário, foi considerada a que teve maior participação e o mais bem organizado de todos os tempos.
O evento teve seu início em 1991, portanto, há dezoito anos, a partir de uma brincadeira promovida pelos integrantes da batucada Maringá, os ex-estudante universitários Dr. Sales, Dr. Severino e Dr. Claudio (filhos de Biró Beradeiro), João Maria e Ze Wiliames , o segundo falecido (ambos filhos de Cabine), Professor Fernando Araujo (filho de Olívio), Chico de Pombal (Filho de Maroquinha), Zé Filho (filho de Lelé) e Luizinho (Filho de sargento Mota). O que era apenas uma brincadeira de um pequeno grupo de amigos, pouco a pouco foi ganhando grandes proporções, tornando-se um dos pontos de referência para todos os filhos e amigos de Pombal que vinham à Festa do Rosário rever amigos e parentes.
Em 2004, deu início a uma nova fase do evento, quando se teve a idéia de homenagear e promover o reencontro dos integrantes dos “Os Águias”, importante grupo musical que teve grade destaque nos anos 60/70. Neste ano o evento foi realizado nas dependências da AABB e seu grande organizador foi Dr. Sales de Biró. Foi a partir de 2005 que o evento começou a ser realizado na Praça do Centenário, defronte a Igreja do Rosário, onde é realizado até os dias de hoje. Naquele ano o grande homenageado foi o ilustre Professor Arlindo Ugulino, ex-promotor de justiça e um dos maiores educadores da cidade da cabocla Maringá. Em 2006, 2007 e 2008 foram homenageados, respectivamente, Galdino Mouta, proprietário , bilheteiro e faroleiro do Cine Lux; Zé Enfermeiro, que era uma espécie de médico dos pobres, e os ex-jogadores do São Cristovão, maior e mais popular time de futebol da cidade, que teve seu auge nos anos 60/70.
Neste ano de 2009, os organizadores escolheram para homenagear os ex-presidentes da Associação dos Estudantes Universitários de Pombal. Durante a solenidade, toda história da AEUP foi contada, destacando a importância de sua luta em busca da melhoria da qualidade de vida da população pombalense, notadamente no setor da educação, e a sua participação na realização de eventos sócio-culturais da cidade. Todos os ex-presidentes, presente ou não foram lembrados, inclusive, e em especial, os cinco ex-presidentes já falecidos: Ermínio Neto, Luiz de Joquinha, Carrinho Nóbrega, Chicão de Chico Almeida e Jairo Feitosa.
Nas homenagens a palavra foi concedida a primeira mulher a ser presidente da entidade, Gracinha Salgado, que falou em nome das demais mulheres que passaram pela AEUP. Falaram também o ex-presidente Jurandir Urtiga representou os homens, e o atual presidente, o universitário João Paulo, que contou sobre a AEUP nos dias de hoje. Por fim, a Prefeita Polyana Feitosa, uma ilustre ex-sócia, que além de dar as boas vindas aos participantes do evento, também estava representando um dos homenageados da festa, o seu falecido esposo Jairo Feitosa, o primeiro e único ex-presidente da AEUP que chegou a exercer o cargo de Prefeito do Município de Pombal.
O clima de descontração foi conduzido pela presença do grupo folclórico “Negros dos Pontões”, cujos integrantes dançavam sua alegre e contagiante coreografia por entre as mesas do Bar Centenário. Bailavam jogando seus pontões enfeitados de fitas coloridas sobre a cabeça dos espectadores, na expectativa de serem retribuídos por donativos, que tanto era bem vindo em dinheiro, como em bebida alcoólica, como manda a tradição secular. Diante desta cena, comum a vida de todos os presentes, não houve quem não se emocionasse pela beleza do espetáculo de uma cultura genuinamente pombalense.
A festa foi dividida em duas partes, a primeira aconteceu no turno da tarde, intercalada pela novena do rosário, a segunda fase aconteceu a noite, varando-a até a madrugada do domingo. A trilha sonora do evento ficou a cargo de quatro bandas. Na primeira parte tocou o grupo musical comandado por Magnun (Pombal-PB) e a Banda Fliperama (Campina Grande-PB). Na parte noturna tocou as bandas de Ruy (Monteiro-PB) e Marcus Vinicius (Caicó-RN). Os grupos musicais, que apesar de não dispor de grande aparato sonoro, apresentaram um repertório de alto nível e uma qualidade de som espetacular. Uma prova que de que com poucos recursos financeiros é possível juntar artistas talentosos e fazer eventos grandiosos.
Durante a redação deste texto, recebo ligação telefônica dando conta de que o deputado estadual Dunga Junior, filho de um pombalense e presente no evento, apresentou na assembléia legislativa moção de apoio e congratulação à XVIII Festa do Encontro dos Filhos de Pombal, na pessoa do seu coordenador maior o Professor Fernando Araujo, conhecido carinhosamente por Fernando Pandeiro, o único dos idealizadores pioneiros que reside em Pombal, que justiça seja feito, mais uma vez deu tudo de si para a concretização do sucesso do evento. Registro que o requerimento do parlamentar paraibano foi aprovado pela unanimidade dos deputados presentes na sessão.
Portanto, esta repercussão na câmara maior do Estado é uma prova inconteste de que a festa do Reencontro já se integrou definitivamente no calendário da festa criada pela irmandade do Rosário. E desta forma, veio para contribuir no engrandecimento e perpetuação da nossa Festa do Rosário, que tem como referencial maior a confraternização entre as pessoas, que têm em comum entre si, o grande amor por uma cidade chamada Pombal.
*COLUNISTA SOCIAL.
O ENCONTRO DOS FILHOS DE POMBAL UM DOS MAIORES ATRATIVOS DA FESTA DO ROSÁRIO! O ENCONTRO DOS FILHOS DE POMBAL UM DOS MAIORES ATRATIVOS DA FESTA DO ROSÁRIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 10/07/2009 09:29:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion