banner

PROTEÇÃO AO IDOSO


CLEMILDO BRUNET*

O envelhecimento é uma ação natural que ocorre nas pessoas. Quando nascemos inicia-se o processo natural de envelhecer. No entanto, não gostamos de ser chamados de velhos; soa mal aos nossos ouvidos. Por mais que discordemos, não é questão nossa aceitar ou não aceitar o envelhecimento, é certo, ele vem.

O dia primeiro de outubro comemora-se o Dia do Idoso, são passados 6 anos da criação do Estatuto do Idoso que trata do respeito ao direito a pessoa idosa no combate à violência e aos maus tratos que lhes são dispensados Lei n° 10.741/2003. Em nosso meio estabeleceu-se o conceito de que envelhecer é passar da atividade para passividade. A idéia que se tem é que deixamos de fazer, para que outros façam por nós, é não ser mais cidadão ou família ou mesmo não receber atenção de outrem.

De modo geral, o idoso sofre discriminação, muitas vezes não são priorizados: “Se tiverem de optar entre salvar a vida de um jovem ou de um velho, salvam o jovem” (Miriam Trindade) Gerontóloga.

O comportamento de alguns na sua mentalidade medíocre é: “lugar de velho é em casa”, “velho não tem mais o que aprender”, “está ficando gagá”. Tratando desse modo, o idoso se sente solitário, isolado, limitado, sem opinião própria e perde a razão de viver.

Apesar de tudo, o direito à proteção social ao idoso em nosso país está assegurado desde 1993 com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Já o estatuto é uma conquista da sociedade brasileira, com sua aprovação veio também o reconhecimento do idoso como pessoa portadora dos direitos. Na quinta feira passada foi comemorado o dia do Idoso Lei 11.433/2006, juntamente com outros países.

População idosa. Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – publicados na síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2008 destaca o aumento da população idosa. Segundo os dados, em 2007, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) revelou a presença de quase 20 milhões de idosos no Brasil, representando 10,5% do total da população. Na faixa etária de 70 anos ou mais, o total apresentado foi de 8,9 milhões de pessoas, corresponente a 4,7% da população brasileira.

Para o IBGE, o aumento gradativo da população de 60 anos ou mais de idade no Brasil nos últimos anos “indica que o país se encontra em processo de envelhecimento populacional”. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul possuem juntos – ainda de acordo com informações da síntese de indicadores sociais – cerca de 273 milhões de pessoas de 60 anos ou mais de idade, correspondente a 40,6% da população idosa mundial.

Com experiência na área de políticas públicas e sociais, o doutor em sociologia e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), Vicente Faleiros, avalia que um impacto de uma população idosa não se traduz em peso negativo, mas em estímulo ao turismo, à criação de empregos de cuidadores de idosos, à vida cultural e ao convívio entre as gerações. Faleiros acrescenta que, conforme defende a Organização das Nações Unidas (ONU) “é necessário que se promova o envelhecimento ativo, compreendendo tanto a participação dos idosos na sociedade e nas políticas como a atividade física e vida saudável”

Urge que se tenha consciência de fatores causais que mexem com o idoso e como lidar com ele. Mutações no corpo, maior consciência das limitações da morte, falhas do passado e temor do futuro, confrontação de fantasias do jovem adulto com a realidade e queda da alta imagem. É nessa ocasião que as questões existenciais voltam fortes: Quem sou eu? Qual será meu destino? Começa a sentir que o melhor da vida está no passado. Há um vazio e um sentido de urgência.

A Bíblia faz alusão aos idosos e o respeito que eles merecem pela valorização da sabedoria de que são possuidores. Eles são comparados como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice. “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é minha rocha, e nele não há injustiça”. Sl. 92:12-15.

A palavra de Deus nos mostra uma nova perspectiva de vida em relação ao idoso e bem diferente daquela que possamos imaginar: “Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei” Is 46:4.

Que todos alcancem a longevidade!



Clemildo Brunet de Sá
*RADIALISTA.


Contato: brunetco@hotmail.com



Comentário

Que maravilha de artigo. Sinceramente, não me sinto velha, não aceito descriminação pela minha idade. Procuro mostrar aos novos o valor da sabedoria não teoricamente, porem na prática da vida. Em qualquer setor. Nascemos e devemos nos preparar para este momento. Pois existe um provérbio que diz: QUEM DE NOVO NÃO MORRE, DE VELHO NÃO ESCAPA. Já nascemos preparados para tal. Não me deixo levar pela idade, Pois dentro da minha cabeça, continuo sendo uma jovem. Aquí darei um conselho, aos meus velhos conterrâneos. Somos idosos, porem jovens em espirito. Com a cabeça erguida ao som das obrigações cumpridas. Vamos levantar e comemorar todos os dias que são nosso. Tivemos histórias lindas pra contar. Será que esses jovens de hoje irão ter? Andamos de passos firmes, levantemos nossas cabeças, Gritamos alto. Velhos são vcs, jovens de hoje, que já começam à luta cansados. Será que irão ter o mesmo raciocino, que nós tivemos? O direito ao respeito aos idosos, parte dentro do lar, dos filhos, os netos. Por isso devemos ser forte, caminharmos em passos firmes, e não deixarmos nos abater por este preconceito, que os idosos não tem mais condição psicológica para conduzir o resto de suas vidas. Distorcer o sentido do artigo para fazer um desabafo. Perdoe-me. Um abraço meu amigo. Continuo falando á Deus nosso pai, que vc é importante pra nossa Pombal, tem que permanecer por muito tempo nesta esfera.. lhe adoro

Socorro Dias


7.10.09
PROTEÇÃO AO IDOSO PROTEÇÃO AO IDOSO Reviewed by Clemildo Brunet on 10/07/2009 09:45:00 AM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

Que marvilha de artigo. Sinceramente, não me sinto velha, não aceito descriminação. pela minha idade. procuro mostrar aos novos o valor da sabedoria não teoricamente, porem na prática da vida. Em qualquer setor. Nascemos e devemos nos preparar para este momento. Pois existe um provérbio que diz: QUEM DE NOVO NÃO MORRE, DE VELHO NÃO ESCAPA. Já nascemos preparados para tal. Não me deixo levar pela idade, Pois dentro da minha cabeça, continuo sendo uma jovem. Aquí, darei um conselho, aos meus velhos conterrâneos. Somos idosos, porem jovens em espirito. Com a cabeça erguida. ao som das obrigações cumpridas. Vamos levantar e comemorar todos os dias que são nosso. Tivemos hotórias linda pra contar. Será que esse jovens de hoje irão ter? Andamos de passos firmes, levantemos nossas cabeças, Gritamos alto. Velhoas são vcs, jovens de hoje, que já começam à luta cansados..Será que irão ter o mesm raciocino, que nós tivemos? O direito ao respeito aos idosos, parte dentro do lar, dos filhos , os netos. Porisso devemos ser forte, caminhármos em passos firmes , e não deixarmos nos abater por este preconceito, que os idosos não tem mais condiçãopsicologíca para conduzir o resto de suas vidas. Destorcir o sentido do artigo. para fazer um desabafo. Me perdôe.. Um abraço meu amigo. Continuo falando á Deus nosso pai, que vc é importante pra nossa Pombal, tem que permanecer por muito tempo nesta hesfera.. lhe
adoro

Socorro Dias

Recent Posts

Fashion