banner

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO " SOLDADO DESCONHECIDO".

Cessa Lacerda (Foto)
Prezado radialista, UBIRATAN LUSTOSA!
Deparando-me com este ilustrado e meritório texto de homenagem aquele soldado desconhecido, extensiva a todos aqueles que ao longo dos tempos tombaram nos campos de batalha, demonstrando a sua bravura, o seu heroísmo, entregando suas vidas por uma causa muitas vezes inglória. Gostaria de aproveitar o ensejo para externar o meu sentimento de admiração àqueles que deixaram a sua história em louvor do nosso país. Sempre mantive duas referências de admiração no meu país: Os índios, nossos primeiros habitantes e os soldados que lutaram pela sua glória. Neste dia 28 de novembro, consagrado ao Soldado Desconhecido, quero dar as mãos a você, fazendo jus a minha homenagem com a exposição de uma bela poesia, que declamei quando criança e jovem em eventos cívicos comemorados nas minhas escolas. Grande expressão poética do emérito paraibano, JANSEN FILHO, em referência a um dos nossos PRACINHAS, cujo título ressoa fortemente uma ovação.
Tiro de Guerra 07 - Pombal PB. (Foto)
A UM EXPEDICIONÁRIO QUE TOMBOU.
Foste o mais o mais forte dos heróis do mundo/ Naquele drama de infeliz sofrer/ Quando tombaste pela liberdade / Da pátria amiga que te viu nascer!/ De olhos voltados para o azul celeste, / Rolaste altivo sobre o teu fuzi! / E assim cumpriste o teu dever sagrado / Buscando a glória para o teu Brasil! No mar de fogo da fadada Europa / Onde o nazismo soçobrou exangue, / Longe dos vultos dos teus pais queridos,/ Tu mergulhaste num caudal de sangue! / Porém ficou no coração da Pátria / Teu nome escrito _ LUTADOR VIRIL! Como uma prova do teu gesto audaz / Buscando a glória para o teu Brasil! / No horrendo campo de concentração / Em horas tristes, desesperadoras, / Eu sei que ouviste repetidas vezes / As gargalhadas das metralhadoras!... / Eram algozes de outra terra estranha, / Os portadores de um despeito vil, / Que procuram destruir-te a vida / Trazendo luto para o teu Brasil! / E na vanguarda trabalhando sempre / À beira horrível de profundo abismo / Foste um dos homens que despedaçaram / A sombra negra do nazi-fascismo! / Depois tombaste!... Mas os teus irmãos, / No altar da Pátria _ teu solar gentil! / Jura por tudo que jamais te esquecem / Porque morreste pelo teu Brasil! / Nos entrechoques desesperadores / Da luta em prol desta querida terra, / Teu barco altivo mergulhou nas ondas / Do mar de sangue que morreu na guerra! / Mas este gesto de patriotismo / Te engrinaldando de venturas mil, / Foi mais um feito para a tua vida! / Mais uma glória para o teu Brasil! / Desde que viste na longínqua Itália / Desta existência se extinguir o brilho,/ Que a Pátria chora desmedidamente / Sentindo a perda do seu grande filho! / Mas, Deus que é justo e que se compadece / Dos que soluçam num pesar sutil, / Com lenços puros de fraternidade / Enxuga o pranto do teu lar_ Brasil! / Bendito aquele que morreu na luta / Livrando a Pátria da infeliz desgraça! / _ Quanta coragem! Quanta rebeldia! / Ninguém traduz essa altivez sem jaça! / Qual é o filho que deseja ver/ Seu lar transposto num revel covil? .../ _ Antes morrer como morreste, bravo! / Buscando a glória para o teu Brasil! / Teu nome vive tremulando sempre / No coração da fraternal Bandeira, / Só porque foste defensor das cores / Do Pavilhão da Pátria brasileira! / Quando morreste _ foi teu leito o céu! / Teu companheiro _ o singular fuzil! Foi a vitória _ teu fanal eterno! / E és hoje orgulho para o teu Brasil!
Cessa Lacerda Fernandes
Professora, poetisa e escritora pombalense.
COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO " SOLDADO DESCONHECIDO". COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO " SOLDADO DESCONHECIDO". Reviewed by Clemildo Brunet on 11/27/2009 11:02:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion