banner

CONVERSANDO COM UBIRATAN... UM AMIGO DO RÁDIO!

CLEMILDO BRUNET* .
Ubiratan Lustosa é radialista radicado em Curitiba no Paraná, seu aniversário é dia 04 de dezembro, quando este ano, estará completando com muito sucesso profissional, os seus bem sucedidos 80 anos de vida. Deus me deu a graça de conhecê-lo através da magia do rádio e da Internet. Em uma madrugada no início do mês de junho de 2007, quando selecionava no meu receptor de antena parabólica uma estação de rádio, parei em um canal que no momento transmitia músicas do passado. Ao término de três músicas, ouvi a voz do locutor que dizia os nomes das canções, dos compositores e cantores. Tratava-se do Programa “REVIVENDO” da Rádio Educativa do Paraná e o apresentador era e continua sendo até hoje, o meu estimado amigo Ubiratan Lustosa. Pois bem: A voz de Ubiratan no rádio é agradável fazendo jus ao programa que ele apresenta muito bem; declamando poesias, contando causos de radialistas da sua terra natal e narrando fatos de datas históricas. No final do “REVIVENDO” tem o quadro “Meu Fraternal Abraço” oportunidade em que ele escolhe um ouvinte para enviar seu fraternal abraço.
Após o Programa, acessei sua página na web encontrando o lugar onde estava escrito “entre em contato conosco” e assim o fiz. Meu primeiro Email foi vazado nestes termos:
Meu prezado Lustosa. Tenho ouvido o seu programa pela Rádio Educativa Paraná via satélite (Parabólica) aos sábados 4 da matina. Eu sou apaixonado por rádio desde a minha tenra idade e ingressei no mundo da comunicação aos doze anos em Serviços de Alto Falantes. Minha história no rádio parece um pouco com a sua, exceto em alguns atributos que você tem em outras atividades radiofônicas. Eu resido em Pombal Estado da Paraiba, cidade do interior localizada na região oeste do Estado, na depressão do Sertão paraibano. Terra de Celso Furtado, do Senador Rui Carneiro, esse último foi interventor na Paraiba e quando chefe de gabinete do Ministro José Américo, pediu a Joubert de Carvalho que escrevesse uma canção sobre a seca. E Ele fez a Canção Maringá em 1932 gravação original interpretada por Gastão Formenti, cuja melodia inspirou os trabalhadores na construção da cidade de Maringá no Paraná. acho que temos algo em comum. Você começou em 1951 e eu em 1961 dez anos depois.Visitei seu Site e já li algumas páginas, muito bem feito. Você está de parabéns! Eu estou aposentado por força de uma cardiopatia, sofri um enfarte em 1994 e sobrevivi. Sou neófito na Net, estou começando a me dedicar ao mundo virtual para matar saudades do passado e também escrever a minha trajetória no rádio. Para isso, estou tentando montar um blog e colocar meus arquivos lá, porém tenho tido dificuldade para assimilar a linguagem da informática, mas um dia eu vou aprender. Já comecei a dar os primeiro passos. Por favor, visite os meus humildes blogs: http://brunetcomunicacao.weblogger.com.br e o outro http://clemildo-brunet.blogspot.com/ é o começo. visite e deixe sua mensagem. Obrigado e um grande abraço. Clemildo.
A citação de dois blogs nesse email foi como eu disse: Por ser neófito na web, havia antes instalado um home Page com o titulo: POMBAL A CIDADE QUE AMO! Encontrando dificuldade para manusear com este, achei outro hospedeiro cujo manuseio seria mais fácil para um iniciante, instalei outro portal na Net que recebeu o título: CLEMILDO, COMUNICAÇÃO E RÁDIO! Fixando-se no seguinte endereço eletrônico: www.clemildo-brunet.blogspot.com
Respondendo ao meu Email Ubiratan Lustosa me disse:
Olá, Clemildo. Fiquei muito contente ao receber seu e-mail, e feliz por saber que você ouviu meu programa na Rádio Paraná Educativa. O "Revivendo" é transmitido também aos domingos, das 7 às 8 da manhã, na Educativa AM. Na audição de sábado e domingo próximos, registrarei o recebimento de sua mensagem no quadro "Meu Abraço Fraterno", no final do programa. Visitei os seus blogs, gostei muito, e adorei a detalhada explicação sobre a música "Maringá". Eu conhecia a origem, mas não com tanta profundidade. Como às vezes a gente coloca essa música, quando tiver oportunidade, vou enriquecer meu programa com essas informações que você escreveu e citarei a fonte, (seu nome e o endereço do blog). Amigo Clemildo (assim já o considero e espero que a recíproca ocorra), faço votos pela total recuperação da sua saúde. O fato de você estar escrevendo tão bem e se interessando pela Internet já é uma bênção de Deus que há de levá-lo a longos e proveitosos anos de existência. Vamos manter contato.
Com tanta espontaneidade e cordialidade, minha resposta não poderia ser de outra forma:
Meu Amigo Lustosa, aceito prazerosamente a sua amizade, conte com a minha. Com a sua permissão, a recíproca é verdadeira. Obrigado pela sua generosidade, estou feliz em você dizer que vamos manter contatos. Eu tenho MSN brunetcomunicador@hotmail.com estou também na rede de amigos do Orkut, se você tiver esses mecanismos que a Net nos proporciona, podemos falar ainda mais de perto. Obrigado pelas referencias feitas aos blogs e a citação que você vai fazer no seu Programa de sábado e domingo e a fonte do assunto sobre a Canção Maringá. Sinto no meu espírito, pelas suas palavras, que comungamos de um mesmo ideal e assim Deus Confirme entre nós. Mais uma vez, meu muito obrigado, amigo. Ficarei ainda mais atento em ouvir o seu programa. Um detalhe: a valsa instrumental "Rapaziada do Braz" que você usa, foi característica de um Programa meu, durante 07 anos de 1982 a 1989 na Rádio Maringá AM de Pombal. Chamava-se "CANTINHO DA SAUDADE". Temos algo em comum ou não temos? Abraço: Clemildo
O poder da comunicação quando é usado de modo correto nos proporciona oportunidades como esta de fazer amigos à distância. O mundo virtual, linguagem utilizada pela web com um Crick, nos faz chegar aos mais longínquos lugares onde não existe fronteira que nos separe. Em duas ocasiões distintas Ubiratan me enviou emails avisando que o quadro do seu Programa “Meu Abraço Fraternal” seria destinado a mim:
DOMINGO, 27 DE ABRIL DE 2008. Gravei quarta-feira o "Revivendo" do próximo domingo. No final, meu abraço é enviado a você. Passei aos ouvintes o endereço do seu blog. Tudo de bom pra você e um grande abraço. Ubiratan.
TÉCNICA – Separação musical
UBIRATAN – O meu abraço fraterno de hoje vai para o meu amigo Clemildo Brunet, consagrado radialista lá de Pombal, na Paraíba. O Clemildo é um veterano do Rádio e escreve muito sobre sua cidade pela qual é apaixonado. Ele tem um blog excelente do qual eu passo o endereço pra vocês: clemildo-brunet.blogspot.com. Façam uma visita. Tenho certeza que vocês vão gostar. E para o Clemildo Brunet, vai o meu fraternal abraço.
TÉCNICA – Separação rápida.
Amigo Clemildo, domingo passado, dia 26, no final do "Revivendo" enviei um abraço pra você, conforme está abaixo. Um grande abraço. Ubiratan.
_________________________________________________________________________________
TÉCNICA – Separação musical
UBIRATAN – O meu abraço fraterno de hoje vai para meu amigo Clemildo Brunet, brilhante radialista de Pombal, linda cidade da Paraíba situada às margens do Rio Piancó. A nossa amizade começou e se mantém através da Internet em que nós trocamos mensagens. Clemildo Brunet escreve muito bem, é um pesquisador que batalha em defesa da memória da radiofonia pombalense e da história de sua cidade. Para o meu amigo Clemildo Brunet, que me honra com a sua audiência, vai o meu fraternal abraço. TÉCNICA – Separação rápida.
Amigo Clemildo: No "Revivendo" de domingo falo sobre a cidade de Maringá, sobre a música Maringá e, claro, menciono seu nome. Um grande abraço. Ubiratan
Uma das peculiaridades de meu amigo Ubiratan, é ter gostado de rádio desde criança ouvindo a Rádio Clube Paranaense na casa de seu tio Bépi (José Chiesorin), no Bacacheri. O receptor era um rádio Galena, tendo ele ficado encantado com aquele aparelho rudimentar no qual se ouvia as emissoras de rádio.
Rapazote ainda começou a falar em microfones no serviço de alto-falantes nas festas paroquiais da Igreja do Imaculado Coração de Maria, na Praça Ouvidor Pardinho. Ele dividia com seu irmão Clayton e o amigo Amary Stochero a primazia de anunciar as dedicatórias musicais dos rapazes dedicadas às mocinhas do lugar.
Certo dia o Sr. Alvaro Almeida, Presidente da Congregação Mariana, convidou-o para apresentar na Rádio Marumby o Programa “Ondas Marianas”. Sua locução agradou tanto, que foi convidado a atuar naquela emissora como locutor, em fase experimental. Estava encerrando o ano de 1948 e ele só foi contratado definitivamente em 1º de setembro de 1950. Ubiratan Lustosa também desde criança entrou em cena no mundo da dramaturgia participando com a gurizada de peça infantil e já adolescente criou arte técnica e dramática de sua imaginação fértil. Ele mesmo conta sua experiência nesta área.
"Valeu, e muito, a minha experiência nessa atividade artística. No meio teatral, não obstante as rivalidades naturais entre atores e conjuntos formam-se grandes amizades e aprende-se a trabalhar em equipe. Do bom desempenho de cada um depende o sucesso de todos. E cria-se uma grande união. “Por outro lado, ao escrever peças teatrais você dá espaço a sua criatividade, você aprende e ensina, enaltece e critica, e de alguma forma, através da fantasia você pode ajudar a criar uma nova realidade”.
Ubiratan foi capa da revista TV Programas (Foto)
“Advogado, Publicitário, Poeta, Teatrólogo, Radialista, Jornalista. Estes apenas alguns dos títulos que permitem uma idéia do valor de um homem por demais conhecido e respeitado em nossos meios de comunicação: UBIRATAN LUSTOSA. Sua rápida e brilhante passagem pela televisão resultou em mais uma vitória. Um homem que se mantém fiel a seus princípios, onde a humildade, o bom senso, a educação, têm lugar de destaque”. (http://www.ulustosa.com/AutorPage.htm)
“Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” Sl. 90:12.
Ubiratan e os Demonios da Garoa (Foto)
Parabéns Ubiratan, Feliz Aniversário!
*RADIALISTA.
CONVERSANDO COM UBIRATAN... UM AMIGO DO RÁDIO! CONVERSANDO COM UBIRATAN... UM AMIGO DO RÁDIO! Reviewed by Clemildo Brunet on 11/26/2009 11:03:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion