banner

DIA DA BANDEIRA.

Ubirantan Lustosa (Foto)
Ubiratan Lustosa*
Quando tantos heróis tombaram oferecendo generosamente a própria vida para defender a bandeira nacional, por certo não foi por um simples pedaço de pano que se doaram com tanto amor e desprendimento. Não é o estandarte em si, mas os valores cívicos que dele emanam o que leva os homens a extremos atos de heroísmo a ponto de se oferecerem em sacrifício na defesa do pavilhão nacional. A bandeira, por isso, entusiasma, une, encoraja, dá forças para a luta, pois nela se concentra todo o amor dedicado à Pátria da qual é o símbolo augusto.
19 de novembro é o Dia da Bandeira. Essa bandeira que tremulou impávida nos campos de batalha quando nosso país foi chamado à luta; essa bandeira que se desfralda com respeito em nossos edifícios públicos nas datas comemorativas; essa bandeira que percorre os mares nos mastros dos nossos navios ou corta os céus com suas cores estampadas em nossos aviões; essa bandeira que resume tantas aspirações, tantos sonhos, tantas conquistas e tantas glórias.
No Brasil, curiosamente, passamos por fases distintas no que se refere ao culto à bandeira nacional. Há épocas em que o entusiasmo nos leva a desfraldá-la por toda parte, a colocá-la nas janelas das casas, a manifestar-lhe um carinho todo especial que chega a ser comovente. Em outras temporadas esse entusiasmo passa, há um resfriamento nas manifestações de amor à bandeira, parece que ficamos apáticos, menos sensíveis, num alheamento que não é saudável para uma nação, pois os sentimentos de civismo devem ser constantes, bem nítidos, exteriorizados permanentemente.
Não se deve confundir civismo com pieguice. Temos uma bandeira e nos orgulhamos dela. E devemos amá-la, respeitá-la e defendê-la. Será apenas em épocas de Copa do Mundo que o nosso entusiasmo desperta? Será só quando o Brasil se envolve em eventos esportivos que nos lembramos com carinho da nossa bandeira? Onde está a vibração de nossa gente e o seu conhecido espírito expansivo? Por que são tão limitadas as comemorações do Dia da Bandeira? Precisamos motivar a nação brasileira, avivar no coração de nossa gente a devoção à bandeira que traduz o amor à Pátria.
É preciso que todos vejam nesse pavilhão augusto a síntese de nossas aspirações, o símbolo dos nossos valores, a imagem do nosso País. É imperioso que se desperte nas crianças, que se incremente nos jovens, que se avive nos adultos o amor e o carinho à Bandeira do Brasil. E que, inspirados na divisa que a nossa bandeira ostenta, com ordem alcancemos o progresso e, através dele, a felicidade do nosso povo.
*RADIALISTA, ADVOGADO E TEATRÓLOGO. CURITIBA PARANÁ.
DIA DA BANDEIRA. DIA DA BANDEIRA. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/18/2009 09:28:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion