banner

DR. AVELINO ELIAS DE QUEIROGA.

Jerdivan N. de Araújo (Foto)
Jerdivan Nóbrega de Araújo*
O renomado e competente médico Dr. Avelino Elias de Queiroga, ex-prefeito de Pombal e ex-deputado estadual – O Bolinha, dedicou a sua profissão e os seus conhecimentos ao povo carente de Pombal. Era amado pelas famílias mais pobres, devido a nada cobrar pelos seus serviços médicos, fazendo questão de fazer atendimento em domicilio nas mais longínquas localidades. Consultava e aviava receitas fosse onde fosse abordado pelos seus pacientes. Era comum, em plena feira livre de Pombal, ser procurado por senhoras que se queixavam das suas enfermidades e ali mesmo eram examinadas e diagnosticadas. Se fosse o caso de outros procedimentos, marcava o dia e a hora no Hospital Sinhá Carneiro. Era o médico das famílias pobres de Pombal.
Na época das cheias do Rio Piancó, de calças arregaçadas ao meio da canela, saia de casa em casa consultando e medicando os menos afortunados, dando-lhes a esperanças de melhores dias. O seu fiel ajudante era o José Cândido, mais conhecido como “Zé Enfermeiro”, competente enfermeiro da cidade, que nos anos 60 e 70, gozava de tamanha confiança da população, que chegava confundi-lo com um médico.
Era comum Dr. Avelino ser convidado por seus pacientes e correligionários para apadrinhar crianças, o que nunca dizia não. Nos grandes comícios das ruas de Pombal ele era aclamado pelo o povo, sempre os mais humildes, que eram apelidados de "Ala das Frasqueiras". ( Os correligionários da Família Carneiro eram chamados pelas “ Fraqueiras” de “Ala das Garças” por ser formada por pessoas de peles brancas enquanto que “As Frasqueiras” eram negras, senão na cor da pele, muito mais pelo poder aquisitivo e posição social). Eram nessas campanhas que cantavam-se pelas ruas machinhas provocativas do tipo: “Acorda Dr. Azuil, Levanta chama Hildo Arnaud Chama também Dr. Raphael E se possível Dr. Chatô A Ala Garça já está chorando Cheia de mágoa e de dor Com raiva de Avelino Que tem voto e tem valor. Tanto retrato, porém sem valor Tanto dinheiro, mas não ganhou Dr. Avelino, tão pobrezinho E sem trair foi o vencedor.” Nos carnavais, era com esse povo pobre que ele se juntava nas brincadeiras de rua, como se fora um deles.
Dr. Avelino foi professor na antiga Escola Normal Arruda Câmara, Ginásio e Colégio Diocesano de Pombal
A boa reputação e o exemplo humanitário de Dr. Avelino ainda hoje habitam o imaginário do nosso povo, que já o homenageou das mais diversas formas, dando seu nome a ruas, Escola Municipal, Ginásios Esportivos, institutos (IAEG) e equipes de Saúde da Família. Na cidade de Cabedelo, um condomínio residencial adotou também o seu nome.
De tradicional família sertaneja, proprietária de grandes extensões de terras no interior paraibano, entre Sousa e Pombal. Era filho de Ana Maria Queiroga e de André Avelino de Queiroga, bisneto do Dr. Benedito Marques da Silva Acauã, Presidente da Câmara em 1870. Foi casado com Maria Adeildes Cavalcanti de Queiroga e são seus filhos: Maria Auxiliadora, Avelino Elias de Queiroga Filho (Avelinho, ex-vereador em Pombal) e Fátima Cavalcanti
Viveu sua infância na Fazenda Nova Acauã, arredores da hoje cidade de São Domingos de Pombal, em uma “Casa Grande” construção do inicio do século 19, com suas 21 janelas na fazenda do seu bisavô, o Dr. Benedito Marques da Silva Acauã. Dr. Avelino era irmão do Desembargador Dr. Antônio Elias de Queiroga.
Foi eleito Deputado Estadual em 1962 pelo PSD concorrendo com o N° 92004 obteve 3.608 votos, ficando na suplência o Dr Atêncio Bezerra Wanderley. Concorreu a prefeitura de Pombal nas eleições de 11 de agosto de 1963 foi eleito pelo PSD 1, para o período de 1964 a 1968.
Em sua administração foi construída a Praça dos Pereiros, (a primeira até hoje única praça construída em um bairro pobre da cidade), fez o calçamento de várias ruas, e a primeira restauração no Açougue Público da cidade, que se encontrava em ruínas, mantendo suas linhas arquitetônicas originais.
Dr. Avelino concorreu mais uma vez a Prefeitura de Pombal nas eleições de 1973, pelo MDB 1, sendo eleito naquele pleito o então deputado estadual Francisco Pereira Vieira e o Hildo de Assis Arnaud que assumiu três meses depois com a renuncia do titular. Sentindo-se traído pelas lideranças política da cidade, Dr. Avelino escrevia ali o ultimo capitulo da sua história nas ruas de Pombal , morrendo em 1975, no estado do Paraná, vitima de um infarto fulminante.
A noticia da sua morte enlutou a cidade de Pombal.
*Escritor Pombalense.
DR. AVELINO ELIAS DE QUEIROGA. DR. AVELINO ELIAS DE QUEIROGA. Reviewed by Clemildo Brunet on 11/11/2009 10:50:00 PM Rating: 5

Um comentário

socorro pombal. PB disse...

Fiquei, por demais emocionada, com o seu artigo, sobre o nosso Dr, Avelino.. Tenho recordações de sua dedicação pelas pessôas menos favorecidas.. Um homem de valores que não encontramos palavras para classifica-los.. Me tocou profundamente. Regressei à minha POmbal, numa viagem pela mente. Reeecontrei aquele médico, homem simples. mas um interior riquíssimo. Não o conhecí, como homem público, porem já posso perceber o que esse ilustre cidadão, fez pelos seus conterrâneos.. Como é maravilhoso, falar de uma pessôa como Dr. Avelino Elias de Queiroga..Vou parar, Pois me vem aos olhos, lágrimas de recordações... Vou usar o espaço, e mandar um recado lá para o alto. bem perto do nosso pai Maior jesus,, Dr. Avelino, nunca lhe esquecí, que Deus lhe dê Aí no céu, tudo de bom que semeou na terra..
Jerdivan, muito obrigado por esta lembrança rica de palavras a alturam do que foi nosso grande Dr. Avelino..

Um abraço de sua conterrânea
socorro Dias de Almeida..

Recent Posts

Fashion