banner

"A IDENTIDADE DE CADA UM"

CLEMILDO BRUNET*
Há situações que nos são impostas e que não temos escolha. O nome que nos é dado, por exemplo, é uma escolha de nossos pais ou por iniciativa deles ou por sugestão de outras pessoas ou até mesmo pelo significado que tem. Quem não tiver satisfeito com o nome que recebeu a Lei assegura o direito de mudar. Conheço pessoas que já fizeram mudanças de nomes ou por simpatia a outro, ou mesmo porque o nome que recebeu não lhe agradou. Certa vez ouvi minha mãe dizer que antes de eu nascer, (ainda embrião), pensaram no nome que seria dado a mim. Claudemir; (lá em casa todos na letra C), mas, com o falecimento aos 15 anos do primogênito que se chamava Cremildo, para homenageá-lo, deram-me o nome do irmão que não conheci, com um detalhe: No momento do registro civil a escrevente errou uma letra, ao invés do r, l, então ficou Clemildo. Até hoje bendigo o equívoco!
Meu irmão Clóvis Brunet (saudosa memória) pôs o nome de Clodoaldo em um de seus filhos em homenagem a Clodoaldo jogador da Seleção Brasileira na Copa de 1970 no México em que o Brasil sagrou-se Tri-Campeão Mundial de Futebol. Entretanto, meu sobrinho não é atleta, é Pastor; bacharel em Teologia formado pelo Seminário Presbiteriano de Teresina Piauí – Escola Superior de ensino pertencente à Igreja Presbiteriana do Brasil, que mais uma vez no ano passado, conquistou o primeiro lugar entre os demais da IPB aqui no Brasil. Ordenado Pastor pelo Presbitério Norte do Piauí, Clodoaldo que é natural de Pombal, está atualmente em Cajazeiras aqui na Paraíba, exercendo suas atividades pastorais na Congregação Presbiteriana de Cajazeiras, entidade jurisdicionada a Igreja Presbiteriana do Brasil em Sousa PB.
É inerente a todo ser humano ufanar-se ao ouvir seu nome pronunciado em uma sessão especial, no rádio, televisão ou mesmo vê-lo escrito em algum impresso como revista, Jornal ou Internet. Em qualquer momento de glória para ele, ouvir seu nome é ter seu ego massageado! Com raras exceções, alguns que enveredam pelo mundo do crime e da violência, sentem-se orgulhosos, querendo ficar famosos ao ver ou ouvir seu nome na crônica policial.
Que descoberta maravilhosa é essa de se ter um nome. Até no mundo animal irracional há nomes e estes foram lhes dado pelo o homem. “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome”. “E Adão pôs os nomes a todo gado,e às aves dos céus e a todo o animal do campo”;... Gn.2:19,20.
O art. 16 do novo Código Civil no seu capítulo II que trata dos direitos da personalidade diz o seguinte: “Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendido o prenome e o sobrenome”. E o que dá segurança ao nome perante a sociedade civil como todo é o Registro, pois, no capítulo I do mesmo Código que tem o título: Da personalidade e da Capacidade diz no art. 9º parágrafo I “Serão registrados em registro público: Os nascimentos, casamentos e óbitos”.
O livro da revelação (Apocalipse), diz: “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. Ap.2:17. E mais: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida, pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. Ap.3:5.
Diversos relatos bíblicos trazem em seu bojo histórias de personalidades que receberam nomes de acordo com significados. Jacó cujo significado suplantador, recebeu novo nome dado pelo anjo que o enfrentou numa batalha. “E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste”. Gn.32:27,28. Saulo de Tarso antes perseguidor do Cristianismo teve um encontro com Jesus na estrada de Damasco e mudou de identidade, passou a ser chamado Paulo o grande apóstolo, sofrendo perseguições de seus patrícios foi enviado para pregar o evangelho a outras nações.
Que nome precioso é o de Jesus. Chamaram-no de Profeta, mestre, grande homem, espírito iluminado e outras designações. No entanto, em sonho um anjo vindo da parte de Deus a José esposo de Maria, revelou o significado do seu nome. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” Mt.1:21.
No livro de Atos encontramos o apóstolo Pedro testemunhando a respeito desse nome quando diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. At.4:12. (SÓ JESUS SALVA). A bíblia afirma que Deus o exaltou sobremaneira lhe dando o nome que está acima de todo nome. “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai”. Fp.2:9-11.
A responsabilidade de dar nomes aos filhos recai sobre os pais. Muitos fazem a escolha baseados em fatos relevantes de pessoas que foram destaques e que fizeram história. Outros pelo contrário, fazem por simpatia sem saber o significado. Muitos brasileiros costumam por nomes em seus filhos de pessoas que nasceram no estrangeiro. Por acaso, algum pai ou mãe colocou em seu filho o nome - Nero ou Hitler, sem saber o que esses homens foram na história?
*RADIALISTA.
WEB. www.clemildo-brunet.blogspot.com
"A IDENTIDADE DE CADA UM" "A IDENTIDADE DE CADA UM" Reviewed by Clemildo Brunet on 11/14/2009 11:17:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion